Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hoje é aniversário do Paul McCartney

Músico completa 79 anos

Placeholder - loading - Paul McCartney em fundo branco segurando guitarra – Photoshoot/Divulgação
Paul McCartney em fundo branco segurando guitarra – Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

O cantor e compositor, James Paul McCartney, faz hoje, dia 18 de junho, 79 anos. O artista é uma lenda da música internacional, considerado como uma parte ambulante da indústria como é hoje, já que ele, junto de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, nos Beatles, foram os percussores de diversas revoluções dentro dos gêneros. Mas além do nome da banda, o astro por si só já carrega consigo títulos que mostram toda sua influência individual.

Paul nasceu em Liverpool, na Inglaterra. A mãe do cantor, Mary, era enfermeira poucos anos antes no hospital em que nasceu. Aos 11 anos, James era matriculado na escola Liverpool Institute, e no caminho para as aulas, McCartney conheceu George Harrison. O artista sentiu o que era perder uma pessoa importante muito cedo: Aos 14 anos, viu a mãe Mary falecer, vítima do câncer de mama. Este fato foi decisivo, posteriormente, para o fortalecimento dos laços entre McCartney e John Lennon, que também havia perdido a mãe precocemente, aos 17 anos. O pai de Paul, Jim, já havia tocado numa banda de dança de salão com 20 anos, e após a morte da esposa, passou a estimular o filho a se interessar pela música.

O primeiro instrumento do jovem James foi um trompete, mas o cantor se sentiu insatisfeito pelo fato de não poder tocar enquanto cantava. Com 15 anos, o artista ganhou o primeiro violão, e foi com ele que compôs a música “I Lost My Little Girl”, dedicada à sua mãe. Um fato curioso é que Paul é canhoto, então tocava as cordas de lado. Foi apenas em 1957 que McCartney conheceu John Lennon, e foi assim que os Beatles nasceram. Ambos formaram uma banda que foi evoluindo até se tornar o maior fenômeno de toda a história da música.

Em 1979, o Guinness Book, livro de recordes mundial, declarou Paul como o compositor musical de maior sucesso da música pop internacional de todos os tempos, além de ter sido eleito pela revista Rolling Stone, em 2008, o décimo primeiro melhor cantor de todos os tempos. O artista já lotou estádios e arenas sozinho, como em 1990, quando tocou pela primeira vez no Brasil, McCartney bateu o recorde de público de um artista solo, foram mais de 184 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os anos seguintes foram acompanhados pela consequência dos atos fantásticos do músico para a indústria musical. Recentemente, Paul realizou o disco "McCartney III", elogiado por muitos críticos e prestigiado pelo público.

Veja também:

Paul McCartney é o Artista da Semana

Paul McCartney e Ricky Rubin farão novo projeto McCartney 3,2,1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hoje e aniversario do paul …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.