Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula confirma reunião na sexta-feira com PSB para definir Alckmin como vice

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em São Paulo 10/03/2022 REUTERS/Carla Carniel
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em São Paulo 10/03/2022 REUTERS/Carla Carniel

Publicada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O PSB irá apresentar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião na próxima sexta-feira, em São Paulo, confirmou o ex-presidente em entrevista nesta terça-feira.

'Eu vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor o Alckmin de vice, e isso nós vamos levar para discutir no PT', disse Lula para a rádio Lagoa Dourada, do Paraná.

A formação da chapa para concorrer a Presidência precisa ser aprovada em uma reunião do diretório do PT, mas, apesar de haver resistência de uma ala minoritária, mais à esquerda, a decisão já está tomada e foi negociada antes mesmo de Alckmin se filiar ao PSB.

Irritado com declarações de petistas contrários ao acordo, Lula chegou a dizer, em reuniões internas, que se quisessem outro candidato a vice teriam que encontrar também outro candidato a presidente.

Questionado, mais uma vez, sobre seu convite a Alckmin, que sempre foi seu adversário na política, Lula respondeu que ele mudou, Alckmin mudou e o próprio país mudou.

'O Alckmin mudou de partido, eu tenho dito a todo mundo que não quero ser candidato apenas do PT, mas de um movimento que esteja disposto a reconstruir a democracia e esse país, a fortalecer as instituições', afirmou. 'Você pode estar certo que, se nós estivermos juntos, nós vamos reconstruir o Brasil, porque somos dois democratas. Gostamos da democracia, exercemos a democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos.'

Lula está na reta final dos acertos com partidos aliados para lançar sua pré-candidatura, o que deve acontecer apenas no final do mês. Depois de ter formado uma federação com PV e PCdoB, e ter garantido a aliança com o PSB, o PT ainda espera a decisão do PSOL, com quem deve formar uma coligação, o que deve acontecer até o final do mês.

O lançamento da pré-candidatura ainda não tem data certa, mas será nos primeiros dias de maio, e já com a apresentação de Alckmin como vice na chapa.

Por causa da lei eleitoral, o PT buscando um local fechado para o evento. A intenção inicial era que fosse na rua, mas a possibilidade de caracterizar um comício e desrespeitar a legislação levou o partido a mudar de ideia. Lula, no entanto, deve participar do tradicional evento do 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, organizado pelas centrais sindicais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula confirma reuniao na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.