alexametrics
Conectando

    Menos de 40 por cento dos brasileiros praticam atividades físicas

    Futebol e caminhada lideram as práticas.

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Menos de 40 por cento dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015.

    O levantamento foi feito com pessoas com 15 anos ou mais e apontou que apenas 37,9 por cento dos entrevistados não foram sedentários no ano anterior à pesquisa, entre setembro de 2014 e setembro de 2015.

    O esporte mais praticado foi o futebol, com 39,3 por cento das respostas. Já entre as atividades, a caminhada é a mais popular, por 49,1 por cento.

    Foram ouvidas 71.142 pessoas com 15 anos ou mais em todos os estados e no Distrito Federal. A pesquisa apontou uma prática maior entre os homens, os mais jovens, a população com maior escolaridade e maior renda.

    O estado do Amazonas é o que tem mais “esportistas”, com 32,2 por cento da população pesquisada; o Rio de Janeiro aparece percentualmente em último lugar, com apenas 18,9 por cento.

    Nas atividades físicas, a diferença entre homens e mulheres é menor, e o Distrito Federal lidera entre as unidades da federação, com 28,5 por cento de praticantes. Mato Grosso é o estado com a menor taxa, com 9 por cento.

    Os principais motivos apontados para o sedentarismo são falta de tempo e problemas de saúde ou a idade avançada. Isso indica, segundo a pesquisa,  que a falta da atividade está menos relacionada à infraestrutura disponível e à renda.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.