Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Na ONU, principais diplomatas da Rússia e da Alemanha realizam primeiras conversas desde 2022

Na ONU, principais diplomatas da Rússia e da Alemanha realizam primeiras conversas desde 2022

Reuters

26/09/2026

Placeholder - loading - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante a 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, EUA 23 de setembro de 2026 REUTERS/Brendan McDermid
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante a 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, EUA 23 de setembro de 2026 REUTERS/Brendan McDermid

Atualizada em  26/09/2026

MOSCOU, 26 Set (Reuters) - Os ministros das Relações ​Exteriores da Rússia e da Alemanha se reuniram à margem da Assembleia Geral da ONU neste sábado, disseram autoridades dos dois lados, no primeiro encontro do tipo desde antes da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e o ministro alemão, Johann Wadephul, discutiram as relações bilaterais e o conflito na Ucrânia, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Wadephul instou a Rússia a fazer 'todo o possível para chegar a um acordo ⁠sobre ⁠as exportações de grãos pelo Mar Negro', ​disse ‌uma fonte da delegação alemã.

As exportações russas e ucranianas pelo Mar Negro sofreram uma drástica redução nos últimos meses, à medida que Kiev e Moscou atacavam a infraestrutura portuária e os navios um do outro. A Ucrânia ⁠e seus aliados agora pressionam para garantir um cessar-fogo limitado no ​Mar Negro e uma trégua nos ataques infraestrutura energética.

A Rússia não ofereceu publicamente ​qualquer indicação clara de que apoia essas iniciativas.

Wadephul ‌disse a Lavrov: 'O ​tempo urge: ⁠dada a escassez de alimentos em muitos países -- particularmente no Sul Global -- todas as partes devem estar dispostas a se engajar de forma construtiva', afirmou a fonte da delegação ​alemã.

O ministro alemão também disse a Lavrov que 'uma solução pragmática poderia abrir caminho para outras medidas concretas', afirmou a fonte.

CONGELAMENTO PROFUNDO

As relações entre Moscou e Berlim, um aliado próximo da Ucrânia, estão congeladas desde a invasão russa, e as ​tensões aumentaram ainda mais após um incidente com drones no aeroporto de Leipzig/Halle, no leste da Alemanha, em agosto.

O governo alemão afirmou neste mês ter concluído que a Rússia foi responsável pela tentativa de ataque com drones. Em resposta, ordenou uma série de medidas, incluindo o fechamento de um consulado e de um centro cultural russo em Berlim.

A embaixada russa em Berlim rejeitou as alegações, classificando-as como 'provocação fabricada' e ​como 'uma nova onda de histeria anti-Rússia na Alemanha'.

De acordo com uma fonte da delegação, ‌Wadephul aproveitou as conversas para instar ⁠a Rússia a 'abandonar o perigoso caminho da escalada em relação à Alemanha, à Europa e à Otan'.

Segundo fontes da delegação, Wadephul afirmou que incidentes como a ⁠tentativa de ataque em Leipzig ou outros ataques híbridos ⁠não devem abalar a determinação da ⁠Alemanha em apoiar ⁠a ​Ucrânia.

(Reportagem de Antoni Slodkowski e Tom Balmforth nas Nações Unidas, e Marina Bobrova em Moscou)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.