Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Oposição entra na PGR para que Bolsonaro seja investigado por apologia e incitação ao crime

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 02/12/2021 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro em Brasília 02/12/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - Partidos de oposição solicitaram nesta terça-feira à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado pelos delitos de apologia ao crime e incitação ao crime, citando a morte de um petista por um bolsonarista em Foz do Iguaçu e as ameaças que Bolsonaro tem feito ao processo eleitoral entre as justificativas.

Um grupo de parlamentares reuniu-se nesta terça-feira com o procurador-geral da República, Augusto Aras, para entregar o pedido.

'As recentes ´lives´ presidenciais e as manifestações em redes sociais do representado sempre vieram recheadas de ameaças às instituições e a higidez do processo eleitoral, além de servirem de estímulos e incentivos, de forma direta e/ou subliminar, às práticas violentas, de ódio e intolerância, contra brasileiros que professam pensamentos e ideologias diferentes, o que resultou, como dito, no repugnante assassinato em Foz do Iguaçu e que está a alimentar, país afora, ameaças e intimidações contra milhares de brasileiros', disseram os subscritores do pedido.

A representação pede que Aras atue também para garantir a segurança das eleições e adote medidas civis, administrativas e penais para identificar grupos em redes sociais que atuam para disseminar ódio e estimular a violência e intolerância política.

Caberá ao chefe do MPF decidir se pede a abertura de inquérito contra Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou arquiva a representação.

Na véspera, em entrevista a correspondentes estrangeiros, o procurador-geral criticou o que considera de 'abusos' de parlamentares que entram com representações na PGR para investigar autoridades que não teriam lastro para seguirem adiante.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. oposicao entra na pgr para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.