Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Pompeo se reúne com norte-coreanos em Pyongyang para acertar detalhes sobre desnuclearização

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pompeo se reúne com norte-coreanos em Pyongyang para acertar detalhes sobre desnuclearização"

Publicada em  

Por Hyonhee Shin e John Walcott

SEUL/WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, se reuniu com autoridades norte-coreanas nesta sexta-feira em Pyongyang, na esperança de esclarecer alguns detalhes sobre o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte e recuperar os restos mortais de soldados dos EUA desaparecidos durante a Guerra da Coreia.

Pompeo se encontrou com Kim Yong Chol, que juntamente com ele desempenhou um papel crucial na preparação da cúpula do mês passado entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, em Cingapura, de acordo com uma reportagem conjunta de repórteres que viajam com o secretário.

A reunião de Pompeo com Kim deve durar algumas horas e não se sabe ao certo se ele se encontrará com Kim Jong Un, disse a reportagem. Ele passará a noite em Pyongyang, a primeira vez que pernoita na Coreia do Norte.

A reunião de hoje é uma reunião realmente significativa , disse Kim Yong Chol a Pompeo.

Sim, concordo , respondeu Pompeo. Espero por ela e conto que seja muito produtiva .

Na cúpula de Cingapura, Kim Jong Un assumiu o compromisso de trabalhar rumo à desnuclearização , mas não detalhou como ou quando desativará o programa nuclear que desenvolveu desafiando resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente me disse que acredita que o presidente Kim vê um futuro diferente e mais brilhante para o povo da Coreia do Norte. Nós dois esperamos que isso seja verdade , disse Pompeo no Twitter depois de uma conversa por telefone com Trump quando seguia para a Coreia do Norte.

Próxima parada: Pyongyang. Espero poder continuar minhas reuniões com líderes norte-coreanos. Há muito trabalho duro pela frente, mas a paz vale a pena , acrescentou.

Pompeo disse que está tentando esclarecer alguns detalhes sobre os compromissos norte-coreanos e manter o incentivo para a implantação do acordo resultante da cúpula, segundo a reportagem conjunta.

O secretário tentará obter consentimento ao menos a respeito de uma lista inicial de instalações nucleares e um inventário que possam ser comparados com a inteligência disponível, disseram autoridades de inteligência à Reuters.

Também terá destaque na agenda a questão dos corpos de soldados norte-americanos desaparecidos durante a Guerra da Coreia de 1950-53. Após a cúpula de Cingapura, Trump disse que ele e Kim concordaram em enviá-los de volta aos EUA.

(Reportagem adicional de Lesley Wroughton em Washington)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. pompeo se reune com norte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.