Prefeitura de São José dos Campos entrega nova frota de carros 100% elétricos
Novas viaturas servirão às atividades da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar
Publicada em
São José dos Campos é a primeira e única cidade do Ocidente a ter veículos 100% elétricos em sua frota de patrulhamento urbano. E, recentemente, essa frota aumentou: Guarda Civil Municipal (GCM)e Polícia Militar (PM) receberam novas viaturas. A iniciativa faz parte do programa Atividade Delegada.
O evento aconteceu na segunda sexta-feira do mês de agosto (11), no Parque da Cidade, e contou com a participação da população, lideranças políticas, e influenciadores digitais. Também estiveram presentes os membros das forças de segurança do Programa São José Unida, criado pela Prefeitura para integrar o trabalho dos policiais e continuar reduzindo os índices de criminalidade.
Atualmente, a cidade é considerada a mais segura do Estado de São Paulo, segundo o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil- além disso, chegou aos menores indicadores de violência dos últimos 20 anos. Em quesito à sua posição nacional, é a segunda cidade mais segura do Brasil, somente atrás de Uberlândia.
Mas, como foi dito pelo Prefeito Anderson Farias (PSD) durante a cerimônia de entrega das novas viaturas, “Saiu o relatório com os dados de 2022 [...] agora, vamos esperar os dados de 2023. Com certeza, vem por aí, porque esses homens e mulheres vão as ruas todos os dias e fazem um trabalho especial”, indicando a possibilidade do título de cidade mais segura do país.
Agora, a frota de segurança pública pode contar com o adicional de 38 veículos novos alugados, do modelo sedan E-J7, da marca Jac Motors, 100% elétricos. Desse total, 30 veículos são destinados às atividades da GCM, e as outras oito viaturas estão à disposição da PM. Os carros têm autonomia para rodar até 400 km sem precisar de recarga elétrica, com um tempo de recarga de até uma hora e meia.
Desde 2018, a Guarda Municipal de São José dos Campos já conta com o contrato de locação de veículos sustentáveis (elétricos). “Aqui, eu posso dizer com os dados e números que foram R$4,3 milhões de economia nesses 5 anos (para os cofres públicos). Sem entrar nas questões de economia ambiental [...] que a gente pode falar em cerca de 3.300 árvores por ano que deixaram de ser cortadas”, ressalta o Prefeito.
Felício Ramuth (PSD), o atual vice-governador, também parabenizou a iniciativa e garantiu que “a sustentabilidade tem sido levada a sério por todos os secretários estaduais nas ações que realizam”. Ramuth, que era antes o Prefeito de São José dos Campos, ainda comentou sobre a nova contratação de guardas e policiais, para reforçar a segurança da região: "Nós vamos continuar investindo [..] podem contar com o Estado de São Paulo e, de fato, aqui em São José dos Campos a gente vê claramente a importância da atuação em conjunto”.
Pela primeira vez no Brasil, a região ganhou título de cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável - destacando os fatores de aplicação tecnológica e práticas de gestão que afetam diretamente a qualidade de vida da população. A certificação foi concedida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais regulamentadas por uma instituição ligada à ONU. Somente 79 cidades no mundo possuem essa certificação.
O aumento da frota de carros elétricos no patrulhamento urbano, somados aos 9 veículos entregues no final do mês de julho aos agentes de Mobilidade Urbana, está alinhada ao Plano de Gestão 2021-2024, que estabeleceu o compromisso de reforçar a sustentabilidade e segurança da cidade.
Veja também:
"USED TO BE YOUNG": MILEY CYRUS ANUNCIA SINGLE
POR DENTRO DA ANTENA 1: BASTIDORES DA NOSSA PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Redação Antena 1
SALA DE BATE PAPO