Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do TSE diz que sistema eletrônico de votação é seguro e auditável

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Presidente do TSE diz que sistema eletrônico de votação é seguro e auditável"

Publicada em  

(Reuters) - A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, disse neste sábado, véspera do primeiro turno das eleições, que o sistema eletrônico adotado no Brasil é seguro e auditável e manifestou confiança na tranquilidade do processo eleitoral, em que serão escolhidos deputados federais, estaduais e distritais, senadores, governadores e o futuro presidente da República.

Rosa participou de cerimônia de verificação dos sistemas das urnas eletrônicas pela manhã ao lado da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que também é chefe do Ministério Público Eleitoral, e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

'O nosso sistema eletrônico de votação é ágil, seguro, confiável e, sobretudo, auditável. Há condições de auditagem, como já ocorreu, sem que tenha, eu repito mais uma vez, sido constatado um caso comprovado de fraude', disse a ministra a jornalistas.

'Esse evento hoje é mais uma etapa justamente na linha da absoluta transparência com relação ao sistema eleitoral vigorante no país no momento. Então a minha palavra é de confiança. Confiança, esperança e um desejo de um excelente voto a todos', completou.

Os comentários da presidente do TSE acontecem um dia depois de o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, voltar a manifestar suspeitas em relação ao processo eletrônico de votação em vídeo divulgado em suas redes sociais.

O ex-capitão do Exército, que lidera as pesquisas de intenção de voto para presidente e defende a adoção do voto impresso, tem afirmado que o resultado da votação eletrônica não pode ser auditado.

Ele chegou a dizer que não aceitaria um resultado eleitoral que não fosse sua vitória, mas recuou deste posicionamento na sexta-feira ao declarar que acatará qualquer que seja o resultado das urnas.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do tse diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.