Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Produção de aço do Brasil em julho recua 4,7%, importação dispara 79%

Placeholder - loading - Um funcionário trabalha em alto-forno da siderúrgica brasileira Usiminas, em Ipatinga, Minas Gerais 17/04/2018 REUTERS/Alexandre Mota
Um funcionário trabalha em alto-forno da siderúrgica brasileira Usiminas, em Ipatinga, Minas Gerais 17/04/2018 REUTERS/Alexandre Mota

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A produção siderúrgica do Brasil no mês passado recuou na comparação anual e a importação de aço pelo país voltou a saltar, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela associação de produtores da liga Aço Brasil.

As siderúrgicas produziram 2,71 milhões de toneladas de aço em julho, queda de 4,7% sobre o mesmo mês de 2022, mas acima da média dos sete primeiros meses do ano, de 2,66 milhões de toneladas.

No acumulado de janeiro a julho, o setor registra baixa de 8,6% na produção, a 18,6 milhões de toneladas, informou o Aço Brasil.

'Chama a atenção o fato de um mês com queda nas vendas internas o consumo aparente ter aumentado exclusivamente devido ao crescimento de 26,1% das importações', afirmou Marcelo de Ávila, superintendente de economia da entidade. Ele se referiu ao indicador que reúne vendas no Brasil de aço produzido no país e importado.

Segundo Ávila, as importações de aço pelo Brasil no mês passado, que dispararam 78,5% sobre um ano antes, para 481,5 mil toneladas, foram as maiores em volume desde julho de 2021.

Mais da metade das importações -- 271,1 mil toneladas - vieram da China, o maior volume de produto do país asiático importado pelo Brasil desde outubro de 2010, afirmou o executivo.

As ações da Usiminas e CSN, que têm produção concentrada no Brasil, recuavam entre 0,6% e 0,8% às 13h21, em linha com o recuo do Ibovespa.

As usinas, durante apresentações de resultados de segundo trimestre, já fizeram alertas sobre os volumes de importação e a pressão que esse material exerce sobre o cenário de preços do mercado interno, que atravessa um período de baixa demanda. As vendas internas de aço no Brasil em julho recuaram 8,4% sobre um ano antes, para 1,6 milhão de toneladas.

No final de julho, o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, afirmou a jornalistas que o aço plano importado estava cerca de 30% mais barato que a liga produzida no país. A diferença é conhecida no setor como 'prêmio' e historicamente costuma ser mantida pelas usinas em cerca de 10% para desestimular as importações.

Segundo o Aço Brasil, as importações da China estão sendo realizadas como preços abaixo do custo de produção e o setor vem travando com o governo federal discussões para aprovação de medidas de defesa comercial.

As exportações de aço em julho também recuaram, cerca de 14% sobre um ano antes, para 828,2 mil toneladas, com as usinas preferindo dedicar a produção ao mercado brasileiro diante dos fracos preços internacionais.

Na semana passada, o presidente-executivo da Gerdau, Gustavo Werneck, afirmou que a companhia vai reduzir exportações do Brasil no segundo semestre para não deteriorar suas margens de lucro.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. producao de aco do brasil em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.