Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

PSDB fecha apoio a Davi Alcolumbre em articulação anti-Renan e para isolar MDB, diz fonte

Placeholder - loading - Imagem da noticia "PSDB fecha apoio a Davi Alcolumbre em articulação anti-Renan e para isolar MDB, diz fonte"

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - Na esteira da decisão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de desistir de se lançar candidato a presidente do Senado, o PSDB fechou apoio à candidatura de Davi Alcolumbre (DEM-AP) numa articulação que conta com o apoio de outros partidos, como o PSD, para criar uma frente para barrar Renan Calheiros (MDB-AL) e isolar o MDB --a maior bancada--, disse à Reuters uma fonte envolvida diretamente nas costuras.

O acordo que patrocina a candidatura de Alcolumbre envolve trabalhar pela defesa da votação aberta para a escolha dos dirigentes da Mesa Diretora, o que poderia dificultar a eleição de Renan, disse a fonte.

Nessa costura, o PSD, a segunda bancada com 10 senadores, quer escolher a primeira-secretaria do Senado, espécie de prefeitura por tratar de todos os assuntos administrativos do orçamento bilionário da Casa. O PSD também quer emplacar o senador Omar Aziz (PSD-AM) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O PSDB poderia ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), colegiado pelo qual passam as principais proposições legislativas da Casa.

A sessão para a eleição da Mesa Diretora está marcada para as 18h. O grupo de Alcolumbre recolhe assinaturas para garantir que o plenário decida pela votação aberta para a eleição da Mesa Diretora, contrariando o entendimento do regimento interno da Casa.

O senador do DEM tem defendido que se realize uma votação aberta --com a declaração de voto-- para a Mesa Diretora do Senado, fórmula que ele considera mais fácil para vencer Renan. Antes da votação, os senadores serão empossados e há a expectativa de que haja pedidos para que se faça a votação aberta.

Nos bastidores, Tasso trabalhava para que o MDB escolhesse a ex-líder e senadora Simone Tebet (MS) para a disputa. Mas o partido na véspera decidiu lançar o nome de Renan Calheiros (AL), ex-presidente do Senado e desafeto de Tasso. Por isso, os tucanos fecharam apoio a Alcolumbre.

Outro senador que cogitou disputar a presidência do Senado, Major Olimpio (PSL-SP), que é do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, teria desistido de sua candidatura, disse uma fonte à Reuters, mas posteriormente ele acabou por registrar sua candidatura à presidência do Senado.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. psdb fecha apoio a davi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.