Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Remédio Zantac e o agente cancerígeno vêm sendo investigados por autoridades de saúde

Estados Unidos e Europa seguem pesquisando para avaliar se isso é realmente nocivo

Placeholder - loading - Zantac passa a ser bastante investigado. Crédito: iStock
Zantac passa a ser bastante investigado. Crédito: iStock

Publicada em  

Segundo reportagem da Bloomberg, há diversos órgãos de saúde espalhados pelo mundo a fora em alerta para esta situação: uma das drogas para o estômago usadas por milhões de pessoas pode ter um agente cancerígeno que provocou o recall mundial de pílulas para pressão arterial.

Organismos de saúde e segurança oficias dos Estados Unidos e Europa disseram que estão investigando o medicamento Zantac da Sanofi e versões genéricas feitas por milhares de diferentes fabricantes, pois podem conter níveis de agente cancerígeno, NDMA, prejudicial aos pacientes.

Ranitidina, como o medicamento é conhecido na forma genérica, é um antiácido e anti-histamínico usado para tratar e prevenir doenças gastrointestinais.

Muitas dessas drogas são feitas na China ou na Índia, o que coloca em xeque a qualidade de produtos genéricos produzidos em locais distantes.

O Zantac é produzido no México e um ingrediente ativo vem da Espanha, por exemplo.

Testes com a Ranitidina feitos pela Valisure detectaram altos níveis de NDMA nos genéricos e nas versões da marca Zantac vendidas por companhias como Walgreens Boots Alliance Inc., CVS Health Corp. e Walmart Inc. E eles alertaram aos órgãos norte-americanos competentes.

A organização responsável por essa avaliação nos Estados Unidos, FDA, se comprometeu a revisar os itens. O órgão competente por essas análises na Europa, por sua vez, está fazendo as devidas checagens e vai informar a conclusão o mais breve possível.

O norte-americano, FDA, encontrou quantidades diferentes da Valisure. Por ora, não acha que as pessoas devem deixar de tomar o medicamento, e sim que devem ter mais remédios para essa finalidade disponíveis no mercado.

De qualquer forma, é importante seguir acompanhando o desenrolar dessa história, principalmente, porque a droga é usada até mesmo por crianças.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. remedio zantac e o agente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.