Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Sanção do teto do ICMS, prévia da inflação e mais desta sexta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O Comitê de Elegibilidade da Petrobras se reúne nesta sexta-feira para analisar a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da companhia. Atual secretário de Desburocratização do governo, ele deve substituir José Mauro Coelho, que pediu demissão no início da semana. A empresa está sendo presidida interinamente pelo diretor de Exploração e Produção, Fernando Borges.

O governo de Jair Bolsonaro tem 47% de reprovação, é o que aponta um levantamento do Datafolha. 26% consideram a gestão ótima ou boa, os que acham regular também são 26%. Bolsonaro segue como o presidente eleito com a pior avaliação a essa altura do mandato desde a redemocratização.

O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, reuniu as assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI para investigar as suspeitas sobre o Ministério da Educação. A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito ainda depende da leitura do requerimento em plenário pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco. O ex-ministro Milton Ribeiro, preso na quarta-feira por suposto envolvimento em um esquema de favorecimento na liberação de verbas do MEC, foi solto ontem.

Economia

Puxado pelos planos de saúde, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, considerado a prévia da inflação do país, subiu 0,69% em junho, segundo o IBGE. Com isso, o IPCA-15 passou a acumular alta de 12,04% em 12 meses. Já são 10 meses seguidos com o indicador acima de dois dígitos.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto que limita o ICMS sobre combustíveis, energia, comunicações e transporte coletivo. Pelo texto aprovado pelo Congresso, esses itens passam a ser considerados essenciais. Assim, a alíquota cobrada pelos estados deve variar entre 17% e 18%.

O Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getulio Vargas, registrou alta de 3,5 pontos em junho. Com isso, o indicador atingiu 79 pontos, o melhor resultado desde agosto do ano passado. Segundo a FGV, no entanto, a avaliação sobre a situação de momento da população de baixa renda piorou.

Internacional

As vacinas contra Covid evitaram quase 20 milhões de mortes em um ano, de acordo com uma pesquisa publicada em uma revista do grupo The Lancet. O estudo considerou os dados de 185 países entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021. Os melhores resultados foram observados em nações de média e alta renda.

Viena, na Áustria, é a melhor cidade do mundo para se viver, segundo o ranking anual da revista britânica The Economist. O segundo lugar ficou com a capital da Dinamarca, Copenhague, seguida por Zurique, na Suíça. A classificação considera índices como estabilidade, saúde, cultura, meio ambiente, educação e infraestrutura.

Os países da União Europeia concordaram em conceder à Ucrânia e à Moldávia o status de candidatas a membro do bloco. Esse é o primeiro passo no processo de adesão, que pode levar anos. A decisão, porém, simboliza a oposição do grupo à invasão russa do território ucraniano.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. sancao do teto do icms previa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.