Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF confirma liminar que obriga governo a adotar medidas de contenção de Covid-19 em aldeias indígenas

Placeholder - loading - Índios ianomâmis com máscaras de proteção facial em instalação do Exército em Roraima 01/07/2020 REUTERS/Adriano Machado
Índios ianomâmis com máscaras de proteção facial em instalação do Exército em Roraima 01/07/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira liminar que obriga o governo Jair Bolsonaro a adotar uma série de medidas de contenção do avanço da pandemia do novo coronavírus nas aldeias indígenas.

A maioria dos ministros que votaram seguiu o voto do relator da ação, Luís Roberto Barroso, que havia determinado que a União formulasse em um prazo de 30 dias um plano de enfrentamento da Covid-19 para os indígenas.

Barroso também tinha determinado que o governo elaborasse políticas para criar barreiras sanitárias, realize uma contenção e isolamento de invasores em terras indígenas, além de instalar uma sala de situação para o combate à pandemia em territórios indígenas.

Ministros aproveitaram o julgamento para fazer críticas à gestão do governo no combate à Covid-19.

Somente o ministro Edson Fachin divergiu do entendimento. Ele havia proposto uma atuação até mais dura, uma retirada urgente de invasores das terras indígenas coordenada pelo Executivo Federal.

O processo foi movido pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e seis partidos políticos pedindo medidas legais imediatas pelo risco real de genocídio da população indígena.

Segundo a Apib, 633 índios já morreram de Covid-19 no Brasil, com 22.325 casos confirmados até o momento.

Nesta quinta-feira, o cacique Aritana Yawalapiti, de 71 anos, um dos principais líderes indígenas do Alto Xingu, morreu vítima de Covid-19, depois de duas semanas internado em um hospital de Goiânia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stf confirma liminar que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.