Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

STF tem quatro votos para confirmar liminar que suspende emendas do relator

Placeholder - loading - 04/04/2018 REUTERS/Adriano Machado
04/04/2018 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Quatro ministros votaram na manhã desta terça-feira para confirmar, em julgamento virtual, a decisão liminar de Rosa Weber de suspender a execução orçamentária das emendas de relator, instrumento de distribuição de recursos que ficou convencionado ser chamado de 'orçamento secreto' diante da dificuldade de rastrear os beneficiários dos repasses.

Até o momento, além da relatora Rosa Weber, votaram nessa linha os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. Faltam seis ministros para votar e o julgamento está previsto para encerrar às 23h59 de quarta-feira.

A liminar suspendendo as emendas, em ação apresentada por partidos de oposição, ocorre no momento em que parlamentares oposicionistas acusam o governo de estar recorrendo a esses recursos para garantir votos a favor da PEC dos Precatórios.

Em seu voto escrito, Rosa Weber deu um voto duro, disse que o caráter obscuro do sistema das emendas do relator é ilegal.

'Por essas razões, tenho para mim que o modelo vigente de execução financeira e orçamentária das despesas decorrentes de emendas do relator viola o princípio republicano e transgride os postulados informadores do regime de transparência no uso dos recursos financeiros do Estado', disse.

Também em contundente voto escrito, Cármen Lúcia criticou o mecanismo.

'A utilização de emendas orçamentárias como forma de cooptação de apoio político pelo Poder Executivo, além de afrontar o princípio da igualdade, na medida em que privilegia certos congressistas em detrimento de outros, põe em risco o sistema democrático mesmo', afirmou.

'Esse comportamento compromete a representação legítima, escorreita e digna, desvirtua os processos e os fins da escolha democrática dos eleitos, afasta do público o interesse buscado e cega ao olhar escrutinador do povo o gasto dos recursos que deveriam ser dirigidos ao atendimento das carências e aspirações

legítimas da nação', reforçou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. stf tem quatro votos para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.