Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taylor Swift: cantora nega plágios em “Shake it Off”

Artista enfrenta processos judiciais desde 2017

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Taylor Swift em apresentação de show.
Imagem/Divulgação: Taylor Swift em apresentação de show.

Publicada em  

Taylor Swift está mais uma vez sofrendo acusação de plágio, dessa vez pela canção “Shake it Off”. Na última segunda feira (8) a artista apresentou documentos que confirmavam a veracidade e legitimidade de seu arranjo para a corte norte-americana. A alegação foi a artista ter copiado letras da música “Playas Gon’ Play” (2001), do grupo 3LW. O grupo acusou Taylor roubar os trechos "haters gonna hate" e "players gonna play".

Taylor Swift
Toque para aumentar

A cantora estadunidense negou as acusações e explicou nos documentos entregues ao tribunal, que foram divulgados pela Billboard:

“A letra ‘Shake it Off’ foi escrita inteiramente por mim”, explicou. "Na composição eu me baseei em parte nas experiências na minha vida e, em particular, no implacável julgamento público da minha vida pessoal, reportagens no estilo 'clickbait', manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir e focar na minha música", continuou ela.

O processo começou em 2017, primeiro momento que a cantora foi acusada de plágio pela girl group formado nos anos 2000 – 3LW. Em 2018, o juiz julgou a ação como infundável alegando que o trecho da canção era muito "banal" para ter direitos autorais. A banda então fez uma segunda tentativa em dezembro do ano passado, assim, a justiça determinou que o caso precisaria ser decidido por um júri.

Confira o videoclipe oficial da faixa:



Atualmente, os advogados da estrela estão tentando ao máximo evitar o julgamento. Em dezembro, eles pediram ao juiz que reconsiderasse sua decisão. Os advogados de Hall e Butler dispararam em janeiro, alegando que os advogados de Swift estavam “refazendo velhos argumentos” e simplesmente “infelizes” com a perspectiva de um julgamento.

Mais sobre a canção

Parte do álbum “1989”, “Shake It Off" é uma música dance-pop que foi lançada em 19 de agosto de 2014. A faixa é primeiro single de seu quinto álbum de estúdio, e foi divulgada pela gravadora Big Machine Records.

Nos EUA, o single passou 50 semanas – sendo quatro semanas no topo – da Billboard Hot 100, além de receber a certificação Diamante da Recording Industry Association of America (RIAA). A canção também liderou as paradas na Austrália, Canadá, Hungria, México, Nova Zelândia e Polônia.

álbum 1989
Toque para aumentar

Já o videoclipe, foi lançado e dirigido por Mark Romanek. A produção mostra a cantora performando desajeitadamente diversos tipos de dança, como ballet e twerking. Para promover a música, Swift se apresentou em eventos ao vivo televisionados, incluindo o MTV Video Music Awards e o iHeartRadio Music Festival.

Ela incluiu "Shake It Off” em seu repertório de turnês mundiais, a 1989 World Tour (2015) e a Reputation Stadium Tour (2018). A música recebeu vários elogios, incluindo Canção Favorita no People's Choice Awards, de 2015, fora três indicações no Grammy Awards daquele mesmo ano.

"Leva muito tempo para descobrir quem você é e onde você se encaixa no mundo.", afirmou a cantora na época.

Ela resumiu o vídeo: “Estou me colocando em todas essas situações embaraçosas onde os dançarinos são incríveis, e estou me divertindo com isso, mas não me encaixo... Estou sendo vergonhosamente ruim nisso. Isso mostra que você deve continuar fazendo você, continuar sendo você, continuar tentando descobrir onde você se encaixa no mundo e, eventualmente, você o fará."

Equipe e participantes do álbum 1989:

Taylor Swift – vocais, vocais de fundo, compositor, palmas, gritos

Cory Bice – assistente de gravação

Tom Coyne – masterização

Serban Ghenea – mistura

John Hanes – engenharia para mixagem

Sam Holland – gravação

Michael Ilbert – gravação

Jonas Lindeborg – trompete

Max Martin – produtor, compositor, teclado, programação, palmas, gritos

Shellback – produtor, compositor, violão, baixo, teclado, vocais de fundo, bateria, programação, palmas, gritos, percussão

Jonas Thander – saxofone

Magnus Wiklund – trombone

Veja também:

RILHA SONORA DO FILME “ELVIS” ENTRA PARA O TOP 10 NA BILLBOARD

CINEMA: LANÇAMENTOS DA SEMANA (11/08)

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. taylor swift cantora nega …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.