Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 65 anos, Elvis Presley lançava o single Jailhouse Rock

Relembre um dos primeiros lançamentos de sucesso do artista

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Elvis Presley para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Elvis Presley para photoshoot.

Publicada em  

Em setembro de 1957, há 65 anos, o apelidado Rei do Rock, Elvis Presley, lançava um dos seus maiores hits de sucesso “Jailhouse Rock”. A obra foi lançada para coincidir com a estreia do filme do artista de mesmo nome.

Dessa maneira, a Antena 1 decidiu homenagear esta canção tão marcante na história do rock e da indústria musical, relembrando toda a sua trajetória, desde o seu lançamento até sua repercussão nos dias de hoje.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 65 anos, Elvis Presley lançava o single Jailhouse Rock" #1
Toque para aumentar

“Jailhouse Rock” foi gravado em meados de abril de 1957 e depois lançado como um single de 45 rpm em 24 de setembro de 1957.

A música foi originalmente escrita pela parceria dos norte-americanos de composição e produção de discos, o letrista Jerry Leiber e o compositor Mike Stoller. Além disso, a dupla também ficou responsável por toda trilha sonora do longa. Inclusive, uma curiosidade interessante é que Stoller pode ser visto tocando o piano na apresentação do filme.

Vale destacar que o single foi escrito a fim de compor o filme estrelado por Elvis, intitulado “Jailhouse Rock”. E uma curiosidade é que na verdade, foi o filme que recebeu o nome da música, e não vice-versa. Isso porque a princípio o longa seria realmente intitulado Ghost of a Chance.

Um boato curioso da época é que conta-se que, ao escrever a música, os compositores queriam “imitar o som de pedras quebrando”.

O longa estreou oficialmente em Memphis, Tennessee, no dia 17 de outubro de 1957, e posteriormente foi lançado em todo território estadunidense no mês seguinte, em 8 de novembro de 1957.

A produção chegou a alcançar a 3ª posição na parada de bilheteria da Variety e terminou em 14º lugar no final daquele ano, arrecadando um total de US $ 4 milhões. Provando que não caiu no esquecimento do público, anos depois, em 2004, Jailhouse Rock foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso, que o considerou "cultural, esteticamente ou historicamente significativo".

A trama conta a história de um 'prisioneiro', interpretado por Elvis Presley, que aprende a tocar violão na prisão e posteriormente se torna uma grande estrela após sua libertação. Há um momento do filme em que o protagonista faz uma performance “Jailhouse Rock” dentro da própria prisão. Dessa maneira a letra do single faz uma perfeita ilustração de todo esse cenário.

Relembre:



É possível notar que o personagem está fazendo isso como parte de uma festa organizada, além de mandar uma mensagem para algumas pessoas da vida real e músicos que ele relata como estando presentes.

A coreografia da cena foi pensada e feita pelo próprio artista, fazendo com que ficasse eternizada na história cinematográfica e do rock, além de representar o melhor momento de Elvis Presley no cinema. Vale lembrar que essa imagem do cantor vestido de presidiário se tornou icônica para a cultura pop global.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 65 anos, Elvis Presley lançava o single Jailhouse Rock" #2
Toque para aumentar

E como o esperado, o single obteve um desempenho comercial excelente, chegando ao topo de várias paradas diferentes da Billboard, incluindo o Hot 100, além de ser certificado com dupla platina nos Estados Unidos.

Atravessando o Oceano Atlântico, também liderou a parada britânica UK Singles Chart, sendo um grande recorde na época por ser a primeira música na história desse ranking a estrear em nº 1.

Além de todo sucesso e desempenho que a canção teve na indústria fonográfica, vale destacar o seu incrível e marcante legado, como quando foi nomeado um dos 500 melhores canções de todos os tempos segundo a Rolling Stone, se posicionando em 67º lugar na lista no ano de 2007. Foi reconhecida para o Grammy Hall of Fame em 2017, além de anteriormente ter sido nomeada um dos 500 músicas que deram forma ao rock pelo Hall da Fama do Rock and Roll.

Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: COLDPLAY É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

LETRA E TRADUÇÃO: CHRISTOPHER - NOTHING IN COMMON



Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 65 anos elvis presley …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.