Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Toffoli manda Lava Jato enviar dados de investigações à PGR

Placeholder - loading - Presidente do STF, Dias Toffoli 12/09/2019 REUTERS/Adriano Machado
Presidente do STF, Dias Toffoli 12/09/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu liminar na quinta-feira determinando que os procuradores das forças-tarefas da Lava Jato em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná encaminhem imediatamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) todas as informações das investigações que realizaram.

A decisão de Toffoli, tomada em plantão devido ao recesso do Judiciário em ação relatada pelo ministro Edson Fachin, responsável pelos processos da Lava Jato na corte, atende a pedido feito pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, que afirmou no pedido à corte que um pedido, feito por meio de ofício da PGR, para compartilhamento das informações foi negado pelas forças-tarefas.

O pedido de compartilhamento aconteceu após suposta ingerência de procuradores da força-tarefa da Lava Jato no Paraná para buscar investigar os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que têm prerrogativa de foro junto ao STF por serem parlamentares. Os procuradores da operação no Paraná negam a ingerência.

'Inegável, por conseguinte, a necessidade de se determinar o imediato intercâmbio institucional de informações, para oportunizar ao procurador-geral da República o exame minucioso da base de dados estruturados e não-estruturados colhidos nas investigações das forças-tarefas da operação Lava Jato nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, para que Sua Excelência possa se certificar quanto à existência ou não de investigações relativas às autoridades com foro de prerrogativa na corte', escreveu Toffoli em sua decisão.

Em nota, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná disse que cumprirá a decisão de Toffoli, mas disse lamentar que ela permita, em sua visão, acesso indiscriminado a dados de cidadãos e voltou a negar que tenha buscado investigar autoridades com prerrogativa de foro.

'Lamenta-se que a decisão inaugure orientação jurisprudencial nova e inédita, permitindo o acesso indiscriminado a dados privados de cidadãos, em desconsideração às decisões judiciais do juiz natural do caso que determinaram, de forma pontual, fundamentada e com a exigência de indicação de fatos específicos em investigação, o afastamento de sigilo de dados bancários, fiscais e telemáticos', afirma a nota.

Já a força-tarefa da Lava Jato em São Paulo afirmou, também em nota, que foi notificada da decisão e 'tomará as medidas necessárias em relação ao cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal'.

(Por Eduardo Simões)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. toffoli manda lava jato …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.