Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump diz que navios iranianos de 'ataque rápido' que se aproximarem do bloqueio dos EUA serão eliminados

Trump diz que navios iranianos de 'ataque rápido' que se aproximarem do bloqueio dos EUA serão eliminados

Reuters

13/04/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, em Miami 11 de abril de 2026  REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, em Miami 11 de abril de 2026 REUTERS/Kevin Lamarque

Atualizada em  13/04/2026

WASHINGTON, 13 Abr (Reuters) - O presidente ​dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou nesta segunda-feira que qualquer navio iraniano de 'ataque rápido' que se aproximar do bloqueio marítimo imposto pelos EUA contra o Irã será eliminado.

Trump fez a ameaça logo após o bloqueio dos EUA às embarcações que entram e saem do Irã, que deveria entrar em vigor às 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira.

Descrevendo ⁠a ⁠Marinha do Irã como 'completamente obliterada' ​durante ‌a guerra de seis semanas entre os EUA e o Irã, Trump postou no Truth Social: 'O que não atingimos foi o pequeno número de ⁠navios, que eles chamam de 'navios de ataque rápido', porque ​não os consideramos uma grande ameaça'.

'Aviso: Se qualquer um ​desses navios chegar perto de ‌nosso BLOQUEIO, eles ​serão ⁠imediatamente ELIMINADOS, usando o mesmo sistema de morte que usamos contra os traficantes de drogas em barcos no mar. É ​rápido e brutal', escreveu Trump.

Trump estava se referindo às dezenas de ataques dos EUA realizados contra barcos suspeitos de tráfico de drogas no Caribe e no ​Pacífico desde setembro, em uma campanha que matou pelo menos 110 pessoas.

O Irã fechou efetivamente o Estreito de Ormuz, cortando uma hidrovia vital que normalmente transporta cerca de um quinto dos suprimentos globais de petróleo e gás natural liquefeito, em retaliação aos ataques israelenses e norte-americanos contra ​o país.

A Marinha convencional do Irã foi em grande parte ‌destruída, mas a Guarda ⁠Revolucionária Islâmica do Irã ainda tem muitas opções, incluindo embarcações de ataque rápido, minissubmarinos, minas e até ⁠mesmo jet skis cheios de explosivos, ⁠disse Tom Sharpe, um comandante ⁠aposentado da ⁠Marinha ​Real do Reino Unido, no mês passado.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.