Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump enfrenta rara oposição republicana no Congresso dos EUA

Trump enfrenta rara oposição republicana no Congresso dos EUA

Reuters

08/01/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Palm  Beach 03/01/2026 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Palm Beach 03/01/2026 REUTERS/Jonathan Ernst

Atualizada em  08/01/2026

(Corrige o status do centro ⁠de detenção no 3º parágrafo)

Por Nolan D. McCaskill

WASHINGTON, 8 Jan (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deve nesta quinta-feira derrubar dois vetos emitidos pelo presidente Donald Trump, em uma rara divisão entre o presidente republicano e seus aliados no Congresso.

Trata-se de um desafio incomum do Congresso controlado pelos republicanos, que apoiou Trump em grande parte durante seu primeiro ano no cargo, já que ele cancelou bilhões ​de dólares em gastos, aumentou as ⁠tarifas comerciais ⁠e tomou medidas em outras áreas que normalmente são tratadas no Capitólio.

No mês passado, Trump vetou um projeto de água potável de US$1,3 bilhão no Colorado, dizendo que a comunidade local deveria financiá-lo, e um projeto de US$14 ‌milhões no Parque Nacional de Everglades que teria beneficiado a ​tribo Miccosukee de nativos norte-americanos, que ‌lutou contra um ​centro ​de detenção de imigrantes conhecido como 'Alligator Alcatraz', que teve seu fechamento determinado.

Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade no Congresso.

Os democratas do Colorado ​acusaram Trump de usar o veto para punir o Estado pela prisão de Tina Peters, uma ex-funcionária eleitoral considerada culpada de adulterar as máquinas de votação na eleição presidencial de 2020.

Para anular os vetos de Trump, tanto a Câmara quanto o Senado precisam obter uma maioria absoluta de dois terços. Espera-se que a Câmara atinja esse patamar, enquanto não há certeza se o Senado realizará uma votação.

Esse não seria o primeiro rompimento do Congresso com Trump.

O Senado rejeitou os apelos de Trump para mudar as ⁠regras que dão aos democratas algum poder naquela Casa.

Os parlamentares também ‌votaram de forma esmagadora para ⁠forçar a liberação dos arquivos da investigação federal sobre o falecido criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein. Trump apoiou a liberação ‍desses arquivos quando ficou claro que a votação seria bem-sucedida.

Trump vetou 10 projetos de lei ​em ‌seu primeiro mandato como presidente. O Congresso só anulou um veto.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.