Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump nega participação dos EUA em ação que Venezuela diz ter sido incursão de “mercenários”

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 05/05/2020 REUTERS/Tom Brenner
Presidente dos EUA, Donald Trump 05/05/2020 REUTERS/Tom Brenner

Publicada em  

Por Steve Holland e Matt Spetalnick

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta terça-feira qualquer envolvimento do governo dos EUA no que as autoridades venezuelanas chamaram de fracassada incursão armada no país sul-americano que levou à captura de dois 'mercenários' norte-americanos.

Trump fez o comentário a repórteres na Casa Branca depois que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse na segunda-feira que autoridades detiveram dois cidadãos norte-americanos trabalhando com um veterano militar dos EUA que assumiu a responsabilidade por uma operação armada que fracassou.

'Vamos descobrir. Acabamos de ouvir sobre isso', disse Trump quando questionado sobre o incidente e as detenções dos norte-americanos. 'Mas isso não tem nada a ver com o nosso governo.'

Em um discurso na televisão estatal, Maduro afirmou que as autoridades prenderam na segunda-feira 13 'terroristas' envolvidos no que ele descreveu como uma trama coordenada com Washington para entrar no país pela costa do Caribe e expulsá-lo do poder.

Oito pessoas foram mortas durante a tentativa frustrada de incursão no domingo, segundo autoridades venezuelanas.

Maduro mostrou o que ele disse serem passaportes dos EUA e outros cartões de identificação pertencentes a Airan Berry e Luke Denman, que, segundo ele, estavam sob custódia e tinham trabalhado com Jordan Goudreau, um veterano militar norte-americano que lidera uma empresa de segurança da Flórida chamada Silvercorp USA.

O Departamento de Estado dos EUA não fez nenhum comentário imediato sobre as supostas prisões. Autoridades norte-americanas, falando sob condição de anonimato, negaram veementemente qualquer envolvimento do governo dos EUA nas incursões.

Washington realiza uma campanha de sanções econômicas e pressão diplomática contra a Venezuela em um esforço para derrubar Maduro, um socialista a quem acusa de ter fraudado eleições em 2018. O governo de Maduro diz que os Estados Unidos querem controlar as enormes reservas de petróleo da Venezuela.

(Reportagem de Steve Holland e Tim Ahmann)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump nega participacao dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.