Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Trump ordena suspensão do comércio dos EUA com a Espanha devido aos gastos com a Otan e ao Irã

Trump ordena suspensão do comércio dos EUA com a Espanha devido aos gastos com a Otan e ao Irã

Reuters

08/07/2026

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, durante reunião de cúpula da Otan, em Ancara, na Turquia 8 de julho de 2026 REUTERS/Yves Herman
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante reunião de cúpula da Otan, em Ancara, na Turquia 8 de julho de 2026 REUTERS/Yves Herman

ANCARA/MADRI, 8 Jul (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, ​Donald Trump, ordenou nesta quarta-feira a suspensão imediata de todo o comércio com a Espanha, integrante da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), intensificando as tensões em torno dos gastos com defesa e da guerra contra o Irã, apesar das regras da União Europeia que exigem que as negociações comerciais sejam conduzidas como um bloco único.

Durante uma cúpula da Otan em Ancara, que os líderes europeus esperavam que pusesse um freio nas divisões dentro da aliança militar, Trump, ao contrário, reacendeu a disputa com a Espanha. Ele também irritou outro aliado da Otan, a Dinamarca, ao ⁠reiterar que ⁠seu país deveria controlar a Groenlândia. A ​Dinamarca prometeu ‌defender cada polegada de seu território.

Foi a segunda vez que Trump instruiu o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a suspender o comércio com a Espanha devido à recusa do país em se comprometer com a nova meta de gastos com defesa da ⁠Otan, de 5% do PIB. No entanto, após sua primeira promessa nesse sentido, ​em março, o comércio entre os dois países continuou normalmente.

“A Espanha não concorda com nada, ​e você não deveria bancá-los”, disse Trump ao secretário-geral da ‌Otan, Mark Rutte, que mais ​tarde ⁠tentou amenizar a tensão afirmando que a Espanha “deu um grande passo no ano passado” ao aumentar seus gastos para 2%, embora tenha acrescentado que “ainda há questões que precisamos resolver”.

“Não quero fazer nenhum negócio com ​eles, certo?”, disse Trump, voltando-se para Bessent, que respondeu: “Sim, senhor”. Trump então acrescentou: “Cuide disso imediatamente. Nem fale com eles. São um caso perdido. São pessoas ruins... Ganham muito dinheiro conosco, e vamos fazer com que ganhem muito menos.”

O gabinete do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que lidera um ​governo de esquerda minoritário, afirmou em comunicado que está tratando as declarações de Trump como “algo normal” e que não pretende alterar as “excelentes” relações que mantém com Washington.

O gabinete destacou que a Espanha apresentava um déficit comercial com os EUA e que os laços econômicos são forjados por empresas privadas, e não por governos, acrescentando que, como parte da união aduaneira e comercial, os membros individuais da UE não podiam ser isolados.

Trump tem expressado repetidamente sua frustração com a Espanha depois que Sánchez, ​um socialista, se recusou a permitir que os EUA usassem seu espaço aéreo ou bases em seu ‌território para a guerra contra o Irã. ⁠Washington opera em conjunto com Madri duas bases militares importantes no sul da Espanha para operações navais e aéreas.

A Espanha é a maior exportadora mundial de azeite de oliva e também ⁠vende peças automotivas, aço e produtos químicos para os Estados ⁠Unidos, embora analistas considerem que o país seja ⁠menos vulnerável às ameaças ⁠de ​punições econômicas de Trump do que outras economias europeias.

(Reportagem de Humeyra Pamuk, Gram Slattery e David Latona)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.