Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump se prepara para conversas 'produtivas' com Xi sobre guerra comercial

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump 28/06/2019 REUTERS
Presidente dos EUA, Donald Trump 28/06/2019 REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Roberta Rampton

OSAKA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira esperar negociações produtivas com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a guerra comercial que vem ameaçando o crescimento global, mas disse que não fez nenhuma promessa sobre o adiamento do aumento das tarifas.

A disputa comercial e os sinais de uma desaceleração global pairam sobre uma cúpula do Grupo dos 20 (G20) de dois dias na cidade japonesa de Osaka, onde Trump e Xi se encontraram de passagem, e se prepararam para conversas individuais no sábado.

Para estabelecer as bases para as negociações, o vice-primeiro ministro chinês, Liu He, encontrou o secretário do Tesouro de Trump, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio, Robert Lighthizer, no hotel onde a delegação dos EUA estava hospedada, disse uma fonte familiarizada com as negociações.

As expectativas de que Trump e Xi possam aliviar a tensão quando se encontrarem à margem da reunião diminuíram.

'No mínimo, será produtivo. Veremos o que acontece e o que sai disso', disse Trump a repórteres após uma série de reuniões com líderes, onde deixou claro que sua prioridade era acordos comerciais bidirecionais para impulsionar a economia dos EUA.

Perguntado, no entanto, se ele havia prometido a Xi um adiamento de seis meses para impor novas tarifas a uma lista de 300 bilhões de dólares em importações chinesas, Trump disse: 'Não'.

Trump já impôs tarifas sobre 250 bilhões de dólares em importações chinesas e está ameaçando estende-las a outros 300 bilhões de dólares em produtos, efetivamente tudo o que a China exporta para os Estados Unidos. A China retaliou com tarifas sobre as importações dos EUA.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, disse esperar que os EUA possam encontrar a China no meio do caminho.

'Isso está de acordo com os interesses dos dois países e é o que a comunidade internacional está esperando', disse ele em entrevista coletiva.

A China tem consistentemente negado as críticas dos países ocidentais, especialmente dos EUA e da União Europeia, sobre coisas como direitos de propriedade intelectual e a dificuldade de fazer negócios no país asiático.

'A promessa da China de expandir sua abertura não é apenas um cheque que não pode ser descontado', disse Xi à chanceler alemã Angela Merkel em uma reunião em Osaka.

O governo de Trump também tem brigas comerciais com a Índia, Japão e Alemanha, cujos líderes ele encontrou nesta sexta-feira.

Trump disse que viu as perspectivas comerciais dos EUA melhorarem, dias depois de criticar o tratado de segurança entre EUA e Japão e exigir que a Índia retire as tarifas de retaliação.

'Acho que vamos ter algumas coisas muito grandes para anunciar. Um grande negócio comercial', disse Trump antes de começar a conversar com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Ele não deu detalhes.

Um funcionário da Casa Branca disse que os dois líderes pediram que suas equipes trabalhassem em soluções comerciais mutuamente benéficas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump se prepara para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.