Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Turma do STF arquiva inquérito contra Kátia Abreu, vice de Ciro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Turma do STF arquiva inquérito contra Kátia Abreu, vice de Ciro"

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira arquivar um inquérito que investigava a candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), a senadora Kátia Abreu, com base em delações de executivos da Odebrecht.

Contra a posição do Ministério Público Federal, favorável à continuidade das apurações, o colegiado atendeu a pedido feito pela defesa da senadora para encerrar as investigações sob o argumento de que elas duram mais de um ano e os fatos relatados pelos delatores não foram confirmados em diligências.

Kátia Abreu era investigada sob a suspeita de ter recebido em sua campanha ao Senado em 2014 recursos indevidos da Odebrecht, conforme os colaboradores.

A maioria do colegiado seguiu o voto do relator do inquérito, Gilmar Mendes, que criticou duramente as colaborações premiadas realizadas na apuração.

“Aqui, essa montanha de delatores da Odebrecht. Todos são testemunhas de ouvir dizer. Aprenderam os fatos quando foram escalados para fazer a delação premiada. De que vale isso?”, perguntou.

“O que se espanta é que após um ano e meio não se encontrou nada contra a senadora. Não é possível que qualquer cidadão seja submetido a uma investigação sem prazo. Isso é uma tortura psicológica, Sabe-se lá como foram colhidas (as delações)”.

O voto de Mendes foi acompanhado por Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Apenas o ministro Edson Fachin votou a favor do prosseguimento das investigações.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. turma do stf arquiva …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.