Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Viralizou: Sade, ABBA e Bee Gees nas paradas de sucesso das redes sociais

Inseridas como trilhas sonoras em vídeos que repercutiram nas plataformas, músicas antigas estão de volta aos holofotes

Placeholder - loading - Sade, ABBA e Bee Gees nas paradas de sucesso das redes sociais.Divulgação
Sade, ABBA e Bee Gees nas paradas de sucesso das redes sociais.Divulgação

Publicada em  

Diariamente, músicas circulam nas redes sociais e, dependendo do seu desempenho e popularidade, elas se tornam grandes sucessos. Atualmente, é possível ver um movimento de canções que já tiveram o seu auge de reconhecimento, engatarem nessa onda de ‘fama da internet’. Seja por causa de um vídeo engraçado ou uma nova dança, as músicas clássicas estão viralizando. Nesta semana, a Antena 1 separou grandes sucessos dos anos 70 e 80 que voltaram para as paradas musicais graças a Internet!


Smooth Operator – Sade

Sade Adu.Divulgação
Toque para aumentar

A elegância e sofisticação andam de mãos atadas quando o assunto é a artista nigeriana Sade Adu. E a música “Smooth Operator” é a prova disso! O single, que lançou a sua carreira nos Estados Unidos, voltou com tudo aos holofotes, depois que começou a viralizar nas redes sociais. Foram produzidos mais de 60 mil vídeos que usavam o single como trilha. Com temas variados, todas essas produções audiovisuais têm um ponto em comum: a atmosfera sofisticada, caraterística peculiar de Sade.

Originalmente, a canção apareceu em seu álbum de estreia em 1984, intitulado “Diamond Life”. A letra é inspirada em um personagem que Sade criou para explorar a ideia de homem charmoso e sutil, que está sempre em movimento. A canção traz metáforas que buscam retratar essa figura misteriosa. E a letra e o arranjo mantem uma sinergia afetuosa do início ao fim.

Musicalmente, "Smooth Operator" exterioriza os vocais suaves de Sade, acompanhados por saxofone, teclado e percussão, criando um som requintado. A produção musical é discreta e elegante, com cada elemento exatamente em seu devido lugar. A obra final foi tão bem polida, que estabeleceu Sade como uma artista internacionalmente reconhecida.

Recentemente, a cantora refletiu sobre o legado dessa obra, dizendo que nunca imaginou a força que a canção teria até hoje, ressoando entre pessoas de todas as idades. Mas, é impossível essa mistura de jazz, soul e R&B não cativar o público por mais de três décadas.


More Than A Woman – Bee Gees

Bee Gees.Divulgação
Toque para aumentar

"More Than a Woman” é uma das faixas mais marcantes do filme Os Embalos de Sábado à Noite, que o mundo inteiro já dançou. Recentemente, o single voltou com tudo nas paradas musicais redes sociais. A letra emocionante viralizou como trilha de vídeos trends, que se alternavam diariamente – eram vídeos de dança, ora retratavam montagens românticas.

Embora os Bee Gees estejam estabelecidos como uma das bandas musicais mais populares da indústria musical, a canção de sucesso do gênero Disco surgiu em um momento em que o grupo estava enfrentando dificuldades para encontrar o seu espaço na indústria musical.

Depois que a banda foi convidada a escrever a trilha sonora do icônico filme de dança, onde estrelaria o galã John Travolta, os rumos do trio começaram a mudar. Os irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb se juntaram em um final de semana livre e escreveram cinco canções extraordinárias: “Night Fever”, “Stayin' Alive”, “How Deep Is Your Love”, “If I Can't Have You” e “More Than a Woman”.

É difícil pensar em outros compositores que teriam a tamanha sensibilidade de escrever tantos sucessos, em tão pouco tempo, e sem ao menos terem acesso ao roteiro do filme. “More Than a Woman” foi um dos destaques do filme, por embalar a inesquecível dança entre Travolta e Karen Lynn Gorney. O single estará eternamente entre os maiores clássicos de amor!


[music-item artistSlug=bee-gees musicSlug=more-than-a-woman]


Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight) – ABBA

ABBA.Divulgação
Toque para aumentar

Os titãs do pop e da música disco, ABBA, estão de volta as redes sociais com a música “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”. A faixa, que tem um dos riffs mais famosos de todos os tempos, está sendo usada como trilha sonora em mais de 500 mil vídeos pela internet - com temáticas que vão desde moda até montagens de astros do cinema.

A canção foi criada em agosto de 1979, entre os ensaios para uma próxima turnê, onde Agnetha Fältskog assumiu o vocal principal. A inspiração para criar o single veio a partir de algo que Björn Ulvaeus havia lido em um livro. As versões anteriores da música incorporaram reviravoltas líricas mais complexas, mas foram abandonadas em favor de uma abordagem mais direta e urgente que se encaixa melhor na faixa que foi preenchida por sintetizadores.

Essa composição mostrou mais uma vez que o grupo sueco tinha uma grande habilidade de moldar melodias complexas de uma forma que funcionaria com uma letra ‘pop chiclete’. O sucesso da música nos setlists das festas da época foi tão grande que a obra se estabeleceu como uma das canções mais populares do grupo. Com um gancho fortíssimo, algo que parecia básico, era, na verdade, incrivelmente difícil de se executar bem. O grupo executou tão bem que esse sucesso há mais de 40 anos, por isso ainda continua firme e forte entre os jovens.


[music-item artistSlug=abba musicSlug=montagem-exclusiva]

Veja também:

CURIOSIDADES: ROMANCES QUE FORAM INSPIRAÇÕES PARA GRANDES CLÁSSICOS DO ROCK

LANÇAMENTO BIG HOUR: “THE HARDEST PART” – OLIVIA DEAN E LEON BRIDGES

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. viralizou sade abba e bee …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.