Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Andrew Fletcher, fundador do Depeche Mode, morre aos 60 anos

"Fletcher tinha um verdadeiro coração de ouro", afirmaram os integrantes da banda

Placeholder - loading - Depeche Mode - Divulgação
Depeche Mode - Divulgação

Publicada em  

Nesta quinta-feira, 26 de maio, a banda Depeche Mode anunciou o falecimento de Andrew Fletcher, fundador do grupo. O artista morreu aos 60 anos de idade.

Depeche Mode em fundo branco
Toque para aumentar

Em um comunicado divulgado na redes sociais da banda, os integrantes disseram: "estamos chocados e cheios de tristeza esmagadora pela morte prematura de nosso querido amigo, membro da família e colega de banda Andy "Fletch" Fletcher. Fletch tinha um verdadeiro coração de ouro e estava sempre lá quando você precisava de apoio, uma conversa animada, uma boa risada ou uma cerveja gelada. Nossos corações estão com a família dele e pedimos que você os mantenha em seus pensamentos e respeite a privacidade deles neste momento difícil".

Veja o post oficial:


carregando Tweet...

LEIA MAIS: O que é o D1? Conheça o carro elétrico chinês que chega em julho

Até o momento, ainda não foi divulgada a causa da morte.

Um dos primeiros artistas a prestar homenagem foi Lol Tolhurst, membro fundador do The Cure: “eu conhecia Andy e o considerava um amigo. Cruzamos muitos dos mesmos caminhos que os homens mais jovens. Meu coração está com sua família, colegas de banda e fãs de DM”.


carregando Tweet...

Andrew e o Depeche Mode

Fletcher formou a banda no final dos anos 1970 ao lado de Martin Gore e Vince Clarke. Na formação original, o músico havia recrutado o cantor Dave Gahan.

Depeche Mode
Toque para aumentar

O quarteto passou a desfrutar de sucessos nas paradas, incluindo "Enjoy The Silence", "Strangelove" e "Leave in Silence".

Relembre esses sucessos da banda:

Com a saída de Clarke, que formou o Yazoo e depois o Erasure, Gore se tornou o principal compositor e a banda teve um enorme sucesso internacional no final dos anos 80 e início dos anos 90 com músicas, como "Personal Jesus".

Relembre a carreira do Depeche Mode

Depeche Mode surgiu na cidade de Essex, na Inglaterra, no início da década de 80. A banda é uma das mais influentes da música moderna e carrega o gênero eletrônico como marca principal. O nome do grupo inglês foi inspirado na capa de uma revista francesa de moda. Depeche vem de dépêche, que pode significar "despachar" ou "noticiário". Já a palavra Mode significa "moda".

Para a banda, o nome representa "moda apressada", mas, na tradução francesa, a expressão é entendida como "notícias de moda" ou "última moda".

A história do Depeche Mode começou em março de 1980, com os músicos Martin L. Gore, Andrew Fletcher e Vince Clarke – que formaram o grupo The Composition Of Sound. Nas canções, a banda usava os famosos sintetizadores para produzir sons gerados da manipulação de correntes elétricas.

LEIA MAIS: Há 46 anos, Peter Frampton lançou um compacto com

Depeche Mode em fundo preto
Toque para aumentar

LEIA MAIS: Atlantis Concert for Earth: Sting é o headliner do evento

Além disso, o grupo inovou o universo musical quando começou a utilizar os samplers - softwares ou hardwares feitos para armazenar amostras de áudio em diversos formatos de arquivo.

Depeche Mode em fundo azul
Toque para aumentar

Em meio a muitos trabalhos realizados, pausas e retornos, a banda lançou 13 álbuns, vendendo cerca de 3 milhões de cópias. Além disso, o Depeche Mode foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame em 2020.

Veja também:

Justin Timberlake vende catálogo de músicas para a Hipgnosis

Bob Dylan regrava “Blowin’ in the Wind” para vender em leilão

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. andrew fletcher fundador do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.