Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Billboard Hot 100 e Grammy Awards: preferência do público versus avaliação da crítica

Como as músicas que dominaram o topo do gráfico da Billboard se saíram na maior premiação musical do mercado

Placeholder - loading - Foto: Reprodução / Billboard Hot 100 e Grammy Awards: preferência do público versus avaliação da crítica
Foto: Reprodução / Billboard Hot 100 e Grammy Awards: preferência do público versus avaliação da crítica

Publicada em  

A Billboard Hot 100 e o Grammy Awards são dois dos maiores termômetros para o sucesso de uma música. De um lado, temos um gráfico que lista as 100 músicas de maior sucesso no decorrer de uma semana, baseado nos dados de reprodução dos ouvintes. Do outro, temos uma academia de jurados com conhecimentos técnicos, composta por artistas, compositores, produtores, engenheiros, instrumentistas e outros membros da indústria fonográfica, que elegem os melhores do mundo da música baseados em critérios próprios e sigilosos.

A Billboard Hot 100 existe desde meados da década de 60, enquanto o primeiro Grammy Awards data de 1958. Ao longo da história, muitas canções que lideraram as paradas foram menosprezadas pela crítica, enquanto outras que receberam atenção da crítica passaram despercebidas pelo público.

Pensando nisso, a Antena 1 analisa uma série de faixas que chegaram ao topo da Billboard Hot 100 e como elas se desempenharam na maior premiação da música. Será que existe relação entre as preferências do público e a avaliação da crítica?


  • “As It Was” - Harry Styles

Harry Styles já nasceu para a indústria musical como um sucesso, principalmente quando saiu em carreira solo. Seu single “As It Was” liderou a Billboard Hot 100 durante 15 semanas em 2022, e foi uma das canções mais virais do ano.

No caso de Styles, tudo que o público gostou em seu som foi também contemplado pela crítica. “As It Was” foi indicado a quatro categorias: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Solo Pop e Melhor Videoclipe.

Apesar de não ter vencido nenhuma dessas categorias e “As It Was” sair da premiação de mãos vazias, Harry Styles terminou a noite com a estatueta da categoria mais importante nas mãos: Álbum do Ano.



  • “Easy on Me” - Adele

Adele arrancou lágrimas dos olhos de todos quando, em 2021, lançou a honesta faixa “Easy on Me”. Entre o ano de lançamento e o seguinte, a cantora passou 10 semanas consecutivas no primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Já aos olhos da crítica, “Easy on Me” foi tão emocionante quanto. Assim como aconteceu com Styles, a faixa de Adele foi indicada a quatro categorias do Grammy Awards: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Pop Solo e Melhor Videoclipe; vencendo apenas a terceira.



  • Uptown Funk! - Mark Ronson e Bruno Mars

No ano de 2015, o ritmo contagiante e letra chiclete de “Uptown Funk!” levou Mark Ronson e Bruno Mars ao topo da Billboard Hot 100 durante 14 semanas.

Já no Grammy Awards, a dupla levou as duas categorias na qual foi indicada: Gravação do Ano e Melhor Performance Pop de Dupla ou Grupo.



  • Shape of You - Ed Sheeran

Ed Sheeran não precisou que gráfico algum classificasse “Shape Of You” como um sucesso: em seu próprio canal no Youtube, os fãs já deixaram isso muito claro. Com 6 bilhões de visualizações, o videoclipe da faixa é o segundo vídeo mais visto da história da plataforma.

Na Billboard Hot 100, a canção monopolizou o topo por 12 semanas, mas no Grammy foi indicado a apenas uma categoria, cujo saiu vitoriosa: Melhor Performance Solo Pop.



  • We Belong Together - Mariah Carey

Em 2005, Mariah Carey passou 14 semanas no topo da Billboard Hot 100 com “We Belong Together”. A aclamação crítica foi tão forte quanto a do público, pois naquele ano, a faixa foi indicada a quatro categorias do Grammy Awards: Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, Melhor Música de R&B. O single venceu apenas as de R&B.



  • I Will Always Love You - Whitney Houston

Whitney Houston é, sem dúvidas, uma das maiores vozes da história, e “I Will Always Love You” um hino que transcende os limites do tempo. Durante 1992 e 1993, a canção passou 14 semanas no comando da Billboard Hot 100. E, no Grammy Awards o impacto também foi grande: a faixa ganhou todas as categorias para as quais foi indicada: Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Feminina.



  • Something About the Way You Look Tonight/Candle in the Wind 1997 - Elton John

Elton John é uma unanimidade na indústria musical e já liderou a parada Billboard Hot 100 diversas vezes. Entre 1997 e 1998, ele permaneceu no topo por 14 semanas com “Something About the Way You Look Tonight/Candle in the Wind 1997”.

Entretanto, a faixa recebeu apenas uma indicação ao Grammy Awards, na qual saiu vitoriosa: Melhor Performance Vocal Pop Masculina.



  • Physical - Olivia Newton-John

Olivia Newton-John foi uma verdadeira diva dos palcos e das telas. Com suas faixas autorais, a artista conquistou ainda mais o coração do público. E, entre 1981 e 1982, os fãs a colocaram no topo da Billboard Hot 100 com “Physical”.

Contudo, o apelo público não foi garantia alguma do agrado da crítica. No Grammy Awards, a cantora foi indicada em apenas uma categoria e não conseguiu a estatueta: Melhor Performance de Vídeo Pop Feminino.



  • Endless Love - Diana Ross e Lionel Richie

“Endless Love” é uma parceria entre duas das maiores vozes da história da música: Diana Ross e Lionel Richie. Em 1981, a dupla dominou o topo da Billboard Hot 100 durante nove semanas.

Já no Grammy Awards, a história de sucesso não se repetiu. A música foi indicada a Gravação do Ano, Canção do Ano e Melhor Performance Vocal Pop de Dupla ou Grupo.



  • Billie Jean - Michael Jackson

Michael Jackson, em toda sua grandiosidade, também sempre marcou presença na Billboard Hot 100. Em 1983, com a icônica “Billie Jean”, o Rei do Pop permaneceu no topo durante sete semanas.

Assim como o público, a crítica também enxergou o valor da faixa de Michael. No Grammy Awards, a música recebeu três indicações: Canção do Ano, Melhor Performance Vocal de R&B Masculino e Melhor Música de Rhythm & Blues, perdendo apenas a de Canção do Ano.



Com o passar dos anos, principalmente devido a ascensão da internet, as dinâmicas no mercado da música foram alteradas. Traçando uma linha do tempo é possível perceber que o potencial viral de uma faixa acompanha a linha de pensamento da crítica. Portanto, é possível afirmar que sim,; atualmente, a preferência do público e a avaliação da crítica se relacionam e, na maioria dos casos, são as mesmas.


Veja também: ANDY TAYLOR COMENTA SOBRE MELHORAS DO SEU ESTADO DE SAÚDE

MICHAEL BUBLÉ FAZ APRESENTAÇÃO AO LADO DE FOO FIGHTERS


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. billboard hot 100 e grammy …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.