Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil e o desenvolvimento de projetos de carros inteligentes

O que está sendo produzido no país e os próximos passos

Placeholder - loading - Painel futurista de veículo. - iStock
Painel futurista de veículo. - iStock

Publicada em  

Conhecido como país do futebol e samba, curiosamente o Brasil também se consagra como uma das maiores nacionalidades do mundo empenhadas no automobilismo. Aqui a população é responsável por movimentar milhões de reais e cada vez mais se torna um novo desenvolvedor de tecnologias com universidades nacionais.

No momento, diversos estudos e projetos estão em desenvolvimento para impactar a esfera automobilística no mundo, só que nascendo do Brasil. Um dos objetivos principais é facilitar o ato de dirigir e sonhando alto, até mesmo tornar carros autônomos.

As universidades brasileiras têm voltado sua atenção para o campo de programação, que cresce a cada dia mais, e aos financiamentos para sensores 3D LiDAR. Por meio deles, está sendo explorado como a autonomia dos carros podem acontecer e trazer retorno a indústria. Além disso, outros hardwares contribuem nessa trabalho e torna-se um dos maiores mercados para a engenharia voltada atenção aos softwares.

Imagem de conteúdo da notícia "Brasil e o desenvolvimento de projetos de carros inteligentes" #1
Toque para aumentar

Por falar nisso, você sabe o que é LiDAR? Bom, conhecido como Light Detection and Ranging, ele é um dos sensores 3D mais utilizados no mundo que funciona a base da pulsação da luz.

As ações principais dele são medir distâncias e delimitar os volumes dos objetos envolvidos de forma dinâmica e rápida. A ferramenta principal deste sensor é o laser, por ele é possível captar milhares de pontos e usá-los para uma melhor conduta no volante.

Leia: Artista da Semana: Jack Johnson é destaque na programação

Um feixe de luz produzido pelo laser chega ao local desejado a frente ou atrás do veículo. Em seguida, é produzido um mapa digital de forma tridimensional do ambiente em que se situa, trazendo a forma dos objetos envolvidos com uma riqueza de detalhes e tamanho impressionantes.

Por meio dessa tecnologia, a acadêmia brasileira está realizando muitos estudos. Um exemplo disso é o impacto da universidade pública na indústria, dentre as universidades está a Fundação de Desenvolvimento da Universidade de Campinas, que desde o ano passado dedicou seu tempo para desenvolver um robô a partir desses sensores LiDAR.

A Unicamp desde cedo se dedicou a pesquisar a mobilidade autônoma e usou o espaço da Faculdade de Engenharia Mecânica para isso. Lá foi criado um veículo inteligente responsável pelo Laboratório de Mobilidade Autônoma (Vilma). Portanto, o trabalho ao longo de anos posiciona a universidade como uma das pioneiras no estudo e desenvolvimento desses projetos, e hoje, se espera muito sobre o que pode estar por vir.

Em decorrência aos bons resultados na tarefa de desenvolvedor de projetos voltados ao automobilismo, outras frentes provavelmente logo estarão sendo exploradas na ciência brasileira. Uma delas são as baterias que atuarão como geradoras de energia.

Cada vez mais os carros elétricos se tornam uma fonte rentável nos períodos de crise ou até pela ociosidade, o que resultará com que no futuro as concessionárias lucrem menos com a manutenção dos veículos por eles serem produzidos progressivamente a fim de de durar mais e auto regenerar o que precisar.

Confira:Catho Empresas: conheça a marca parceira do profissional de RH

Outro aspecto importante que os desenvolvedores de projetos podem se atentar é o diálogo entre os carros com as cidades. A partir daí, surgem diversas oportunidades a serem produzidas na conexão entre estabelecimentos, residências e aparelhos que podem usar das baterias dos carros elétricos como fonte.

Alguns dos estudos envolvendo carros elétricos no Brasil tem dificuldades na legitimação de sua existência pelo fato da incidências desses automóveis ser baixíssima, e também por muitas das operações elétricas não serem permitidas no território brasileiro.

Uma grande aposta que possivelmente pode integrar a tecnologia brasileira são sistemas de segurança que além de ativar e desligar o alarme dos carros, consegue também manejar outras funções como janelas, motores e ar condicionado.

Muitas propostas estão sendo entregues por grandes nomes da Ásia, um exemplo deles é a Hyundai, que com a tecnologia coreana junto ao sistema BlueLink que vem sendo bem útil aos motoristas do Brasil.

Veja também:

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Gloria Estefan

Camila Cabello é a nova estrela da próxima campanha da Victoria`s Secret

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil e o desenvolvimento de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.