Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1

O elo inseparável entre artistas e seu instrumentos ao desenharem a história da música e na nossa programação

Placeholder - loading - Jimmy Page em 1971 com Gibson EDS-1275 Double Neck. - Divulgação
Jimmy Page em 1971 com Gibson EDS-1275 Double Neck. - Divulgação

Publicada em  

Um dos instrumentos mais tocados e estudados do mundo possui uma história bem interessante, as guitarras inicialmente foram criadas a partir do projeto do violão. Porém, a criação desejava ir além e modificou significamente a estrutura como o som de seu modelo de inspiração.

Se tornando algo extremamente inédito, um dos maiores objetivos da criação era aumentar o volume do som acústico. O que no decorrer de sua existência, foi desenhando sua própria história até chegar na sonoridade versátil que hoje conhecemos e que dá base a diversos gêneros musicais entre batidas a refrões.

Nascia então em 1930 a guitarra, um instrumento que acompanharia uma geração por meio das bandas que exploravam seu timbre na criação de suas músicas. Certamente, guitarristas de todas as partes do mundo possuem imensa contribuição no que conhecemos hoje sobre música.

Alguns deles tiveram a oportunidade de estudar nas melhores universidades de música, já outros decidiram largar tudo em suas vidas para se dedicarem a aprender o instrumento por si mesmos. Eles são os grandes nomes que ajudaram a construir a história e a revolução do instrumento.

Confira: Entenda como funciona o disco vinil e como é feito

Diante disso, a Antena1 preparou uma lista com os 10 melhores guitarristas do mundo. Com diversos músicos importantes, chegar ao final foi um grande desafio. Assim, sem ordem de classificação e sim pelo talento e impacto na indústria musical seguem os nomes:

Bryan May (Queen)

O que poucos sabem é que além de ser uma lenda viva do rock, o músico da banda Queen também é astrofísico. Fora todos os seus feitos alcançados com a banda que dispensam comentários, May, tem uma bela e emocionante história com a guitarra.

Com a ajuda de seu pai, ele fabricou um modelo para ele mesmo aos 16 anos. O motivo por trás da grande invenção foi porque ele e sua família não possuíam dinheiro para comprar uma guitarra de marca. Ela foi construída apenas com material reciclado e quando ficou pronta, foi batizada como “Red Special”, por conta de seu formato singular desenvolvido por Brian. Durante anos, o artista estudou e aprendeu muito com ela e certamente criou um vínculo enorme, e hoje se tornou um dos maiores guitarristas do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #1
Toque para aumentar

George Harrison (Beatles)

George Harrison foi o guitarrista principal da banda Beatles e tinha a fama de ser o membro mais quieto, mas isso não pode ser dito com tanta certeza, pois seus amigos costumavam brincar que quando estavam juntos ele não ficava quieto a nenhum momento. Bom, verdade ou não, uma coisa que nem precisa ser questionada era o talento do músico.

George nasceu na cidade de Liverpool e em sua carreira musical explorou diversas partes da música, era músico, cantor, compositor e produtor musical. Uma curiosidade sobre o artista como da banda é que ele foi o primeiro Beatle a se apresentar na América. Em 63, numa visita a sua irmã nos EUA, ele tocou com a banda “Four Vests” e deixou esse marco na história.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #2
Toque para aumentar

Keith Richards (The Rolling Stones)

Keith Richards é uma das maiores lendas da guitarras no mundo. Ele foi um dos integrantes da “The Rolling Stones” e um dos artistas mais importantes da década de 80. E lembra daquele ranking proposto pela revista de mesmo nome, Rolling Stones, sobre os maiores guitarristas? Então, esse rapaz foi eleito e ficou no 4º lugar de maior guitarrista de todos os tempos.

Com uma história bem semelhante a outros da lista, Richards desde pequeno teve contato com a música por por conta de seu avô que em sua casa tinha um violão bem antigo o qual ele começou a explorar as primeiras notas e acordes. Em sua juventude ele foi estudar na Sidcup School of Art, onde reencontrou seu colega Mick Jagger, e depois de um tempo ele decidiu por largar os estudos e dar um tiro no escuro ao apostar tudo na banda, o que felizmente deu super certo e em alguns anos ele se tornaram fenômenos mundiais da música.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #3
Toque para aumentar

Jimmy Page (Led Zeppelin)

E claro que ele jamais poderia ficar de fora dessa lista, um dos artistas mais impactantes do rock, Jimmy Page, explodiu mundialmente na banda Led Zeppelin. Com sua guitarra nas mãos, ele faz parte tanto da história da música como da memória das pessoas que puderam assistir seus concertos.

Inicialmente, ele começou sua trajetória na música tocando em estúdios em Londres. Seus estudos e talentos eram tão impressionantes que na década de 60 ele se tornou ninguém menos que o guitarrista mais procurado do Reino Unido. Ele fez parte de Yardbirds primeiro e em seguida criou o Led Zeppelin. Da mesma maneira, na maioria dos rankings de melhores guitarristas do mundo ele sempre se posiciona no Top 3 e também já esteve no Hall da Fama por duas vezes.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #4
Toque para aumentar

Eric Clapton

Antes mesmo de relembrarmos um pouco da história do músico, convidamos você a escutar a canção “White Room”, que dá apenas uma palinha das notas de Clapton na música num ritmo viciante que é reproduzido em diálogo com uma estética psicodélica.

Também natural da Inglaterra, ele era conhecido pelo apelido de “Slowhand” e por ser um guitarrista impecável que por diversas vezes e até mesmo em seguida, foi considerado como o melhor do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #5
Toque para aumentar

Paul Mccartney (Beatles)

James Paul McCartney foi também um dos elementos da fórmula musical The Beatles, que além de cantar e compor, também é multi-instrumentista e dentre eles está a guitarra que o acompanhou em diversos concertos e momentos da vida que criaram um elo inseparável entre o artista e seu instrumento.

Natural de Liverpool, McCartney sempre esteve ligado à música e trabalhou com diversos ritmos e produções ao longo de sua brilhante carreira. Recentemente, ele contou que costuma conversar com suas guitarras e o mais interessante, ele sempre se desculpa com elas porque sente pena por não conseguir passar tempo suficiente para interagir e tocá-las. Mesmo sendo mais conhecido pelo baixo, Paul é um guitarrista enorme e em suas composições, usa da guitarra para criar.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #6
Toque para aumentar

Jonny Buckland (Coldplay)

Jonny é um dos fundadores do que podemos chamar de uma das maiores bandas do mundo, Coldplay, possui uma carreira brilhante ao longo de décadas guiada pelo quarteto harmônico. Jonathan Mark Buckland, ou simplesmente Jonny, também é natural de Londres e apenas com 11 anos se apaixonou pelo instrumento e foi estimulado pelo seu irmão Tim a seguir seu sonho.

Depois de anos, ele entrou para a University College London, curiosamente para estudar astronomia e matemática. Lá foi onde conheceu seu grande amigo Chris Martin e começaram a trabalhar na idealização da banda. Coldplay começou a ganhar muita visibilidade e em anos se tornou um fenômeno que continua a atuar no mundo muito pelo empenho dos músicos e da guitarra nas mãos de Jonny.


Confira: Conheça as personalidades musicais que estão no Guinness World Records

Jimi Hendrix

Conhecido como Jimi Hendrix, James Marshall, nasceu em Londres nos anos 70 e foi um importantíssimo cantor, compositor e principalmente guitarrista. Se fizermos uma breve pesquisa na internet ou até mesmo perguntar a familiares ou colegas quem foi o maior guitarrista do mundo, essas fontes têm grande chance de responder: Jimi Hendrix.

Jimi se tornou um dos artistas mais importantes de sua geração e ao mesmo tempo, impactou o universo da música diversas vezes em muitos ritmos musicais. Da mesma maneira, ele foi um importante produtor que trouxe ideias inovadoras que até hoje são usadas por outros músicos. Ao longo de sua carreira, ele recebeu grandes prêmios dedicados a artistas do rock como o Hall da Fama do Rock and Roll nos EUA e no Reino Unido.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #7
Toque para aumentar

Slash

Conhecido pelo seu nome de stage Slash, Saul Hudson, é mais um dos nomes que vem à mente quando pensamos em guitarristas londrinos. O artista é um dos membros da gloriosa “Guns N’ Roses” que explodiram mundialmente nos anos 80 e 90. Atualmente, ele busca explorar sua carreira solo saindo em algumas turnês.

Saul desde muito pequeno enfrentou inúmeros desafios em sua vida e quando entrou no período da adolescência, era visto como o padrão de jovem rebelde. Nesse meio tempo, ele desenvolveu interesse pela música, embora fosse desencorajado a seguir a viver dela constantemente. Mesmo com muitas pessoas dizendo para ele desistir da guitarra porque já existiam muitos guitarristas naquele momento, ele não desistiu. Por seu amor pelo instrumento, ele continuou mesmo quando tudo ia contra e felizmente conseguiu se tornar um dos maiores do rock.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #8
Toque para aumentar

Eddie Van Halen

Edward Lodewijk Van Halen foi um dos maiores guitarristas de todos os tempos, além de tocar seu principal instrumento, ele escrevia muitas músicas e também trabalhava em suas produções. Natural da Holanda, Eddie foi um dos fundadores da banda Van Halen.

Ao longo de sua carreira, ele recebeu diversos prêmios e foi um dos responsáveis por levar a técnica de solo de guitarra “tapping” ao mundo, essa abordagem funciona do modo que os arpejos rápidos são tocados com as duas mãos ao mesmo tempo no braço da guitarra. Além disso, após uma votação promovida pela revista “Guitar World”, ele foi eleito com cerca de 500 mil votos como o melhor guitarrista. Já na “Rolling Stone” ele ficou na oitava posição do ranking da revista.

Imagem de conteúdo da notícia "Conheça o top 10 de melhores guitarristas, de acordo com a Antena 1" #9
Toque para aumentar

Veja também:

London Fashion Week: começa uma das maiores semanas da moda no mundo

Playlist Antena1: as 10 melhores músicas do The Doors

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o top 10 de melhores …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.