Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Conheça os álbuns que estão fazendo 50 anos em 2022

    De Elton John a David Bowie, álbuns icônicos da indústria musical completam cinco décadas neste ano

    Placeholder - loading - Elton John em fundo preto. - Photoshoot/Divulgação
    Elton John em fundo preto. - Photoshoot/Divulgação

    Publicada em  

    Este ano chegou prometendo trazer à tona momentos icônicos do mundo cultural; e a evidência está aqui: a Antena 1 já listou as 10 músicas que completam 20 anos em 2022 e os filmes que completam 20 anos em 2022, mas o ano marca mais um aniversário importante por aqui, os álbuns que estão comemorando 5 décadas de vida! Confira a lista:

    Honky Château - Elton John

    Capa de Honky Château

    Em 1972 Elton John estava lançando seu quinto álbum de estúdio, “Honky Châteu”. Pode ser que você não reconheça o nome da coletânea, mas com certeza já ouviu uma de suas músicas mais icônicas: .


    Mesmo que a faixa seja a mais conhecida com “Honkey Châteu”, Elton John entregou à história da música uma obra prima, classificado em 2003 pela Rolling Stone como o 357° maior álbum de todos os tempos.

    Além disso, a coletânea marca a transição estilística do cantor britânico para seu tão amado rock. Confira a mudança nas faixas do músico ao longo dos anos:

    Tiny Dancer - 1971


    Bennie and the Jets - 1973


    E então, perceberam?

    Ouça todas as faixas de “Honky Châteu”:


    Talking Book - Stevie Wonder

    Capa Talking Book

    Casa de "You Are the Sunshine of My Life", single que rendeu o primeiro Grammy Award da carreira de Stevie Wonder, o de Melhor Performance Pop Vocal Masculina, “Talking Book” simboliza o que os fãs do cantor chamam de “Período Clássico” de sua carreira.

    Confira a música:


    Explorando mais o aspecto artístico das músicas, Wonder abusa de instrumentos com teclas, como teclados, sintetizadores e clanivetes. Confira as canções que incluem os sons e fique atento ao estilo mais “Funk”:

    Maybe Your Baby


    Superstition


    Abaixo você aproveita a jornada completa de “Talking Book”:


    The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars - David Bowie

    Capa de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

    Bowie nunca decepcionou em inovar e surpreender! Em 1972, o personagem fictício Ziggy Stardust, um rockstar mensageiro dos extraterrestres criado pelo próprio cantor, inspirou a obra “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.

    O disco, que completa 50 anos em 2022, alcançou o 5° lugar nas paradas do Reino Unido e o 75° na, ranking estadunidense mais conceituado da área. Além disso, ele conquistou a 35ª posição na lista de maiores álbuns de todos os tempos, desenvolvida pela revista Rolling Stones.

    Uma das obras mais icônicas, famosas e polêmicas de Bowie, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” ficou marcada na história do artista, muito pela faixa “Starman”, que você ouve abaixo:


    Confira a tracklist completa do projeto de Bowie que completa 50 anos em 2022:


    Let's Stay Together - Al Green

    Capa de Let's Stay Together - Al Green

    Um dos grandes sucessos do cantor norte-americano é seu lançamento de 1972, que alcançou o 1° lugar nas paradas soul dos anos 70 e 8° nas de pop.

    Se você já ouviu falar de Al Green, já dançou ao som de “Let’s Stay Together”, música que dá nome à coletânea e marcou a carreira do artista, dominando o topo da Billboard Hot 100 e ficando com a 11ª posição na lista de melhores músicas de 1972.

    Ouça abaixo:


    Pode ser que você também conheça a faixa na voz de Tina Turner - a cantora homenageou o som de Green gravando sua própria versão de "Let's Stay Together”. Clique no play e confira:


    Ouça todas as músicas de “Let’s Stay Together”:


    Young, Gifted and Black - Aretha Franklin

    “Young, Gifted and Black” - Aretha Franklin

    Sendo uma das maiores cantoras estadunidenses de todos os tempos, Aretha Franklin também tem um LP que completa 5 décadas em 2022, “Young, Gifted and Black”.

    A obra chegou a ocupar o 2° lugar na parada R&B da Billboard e rendeu à musicista o Grammy de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, pela canção homônima. Ouça “Young, Gifted and Black”, uma obra prima de Franklin.


    No Secrets - Carly Simon

    Capa de No Secrets - Carly Simon

    Popularizando de uma vez por todas o nome de Simon na indústria da música, “No Secrets” permaneceu por cinco semanas no 1° lugar da . Seguindo os passos do álbum, sua música principal, “You’re So Vain”, também alcançou o topo da parada, ocupando a posição por três semanas.


    Em 1997, a coletânea foi certificada Platina pela RIAA (Recording Industry Association of America). Confira “No Secrets” abaixo:


    Harvest - Neil Young

    Harvest - Neil Young

    “Harvest”, álbum de country-rock do cantor canadense Neil Young, foi o mais vendido nos Estados Unidos em 1972, assim, não poderia ficar de fora da nossa lista. Além de ser um sucesso comercial, o lançamento chegou ao topo da Billboard 200 e, em 2015, entrou para o Grammy Hall of Fame.

    Da tracklist, dois singles se destacaram: “Old Man” - que alcançou a 31° posição na Billboard Hot 100 - e “Heart of Gold” - que ocupou o primeiro lugar do ranking. Ouça abaixo:

    Old Man


    Heart of Gold


    Relemebre o álbum completo:


    Veja também:

    Antena 1: conheça o novo aplicativo

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    DUA LIPA ANUNCIA APRESENTAÇÃO ÚNICA NO BRASIL

    Hoje, 16 de maio, a superestrela pop global Dua Lipa anunciou que fará uma apresentação única no Brasil. A Future Nostalgia Tour 2022, visitará São Paulo no dia 8 de setembro deste ano no Distrito Anhembi, como divulgação do álbum homônimo e vencedor do Grammy.

    A turnê pela América Latina também terá apresentações em Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Cidade do México e Monterrey, lista completa das datas da turnê abaixo.

    A pré-venda será entre os dias 17 e 18 de maio, a partir das 10h. Já para o público geral, a venda começa no dia 19 de maio, nos mesmos canais e horários. Os ingressos estarão disponíveis online e na bilheteria oficial física no Pacaembu.

    “Estou tão emocionada de fazer uma turnê novamente e ver meus anjos pessoalmente! Que incrível podermos todos dançar e comemorar juntos mais uma vez”, diz Dua. “Quando eu estava escrevendo ‘Future Nostalgia', imaginei as músicas sendo tocadas em clubes nas noites com seus amigos. Estou tão animada que esse sonho está finalmente se tornando realidade. Mal posso esperar para vivenciar essas músicas ao vivo com vocês!”, afirma a cantora.

    Essa será a primeira vez que Dua conecta sua visão ao vivo para este álbum, com a Billboard a chamando de “exatamente o tipo de show de retorno ao mundo real que os fãs de pop anseiam”. Anteriormente, a superestrela foi capaz de se apresentar para o público durante Studio 2051 - sua live que bateu recordes de transmissão ao vivo, com mais de 5 milhões de espectadores.

    Dua está atualmente fazendo turnê pela Europa, sendo esta sua primeira turnê mundial desde seu segundo álbum, intitulado "Future Nostalgia" ganhou disco de platina.



    Saiba mais sobre Future Nostalgia

    "Future Nostalgia" é o álbum mais antigo no top 10 de uma artista feminina na Billboard 200 deste ano e foi o álbum mais transmitido de 2020 nas plataformas online. O disco chegou nas listas de "Best Of" do final de 2021 da Rolling Stone, Billboard e Pitchfork. Além disso, a produção também gerou vários singles de sucesso, incluindo as faixas "Break My Heart" e "Levitating", que ainda estão no topo das paradas.

    Future Nostalgia agora tem mais de 7 bilhões de streams em todas as plataformas do mundo todo. Depois de receber 6 indicações ao Grammy 2021, incluindo Gravação, Canção e Álbum do Ano, ela agora é três vezes vencedora do Grammy, tendo recebido prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop este ano e de Melhor Artista Novo e Melhor Gravação de Dança em 2019.

    Além de quebrar recordes de rádio, Dua também é uma força dominante nas plataformas de streaming, liderando a parada de artistas como a artista feminina mais transmitida no aplicativo e atualmente é a quarta maior artista geral, com mais de 65 milhões de ouvintes mensais.

    Veja a lista completa de datas da turnê na América Latina:

    7 H
    1. Home
    2. noticias
    3. conheca os albuns que estao …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.