alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1

    Croácia preside a UE

    A Croácia assumiu a presidência rotativa da União Europeia no último dia 1º

    Placeholder - loading - news single img
    Pela primeira vez, a Croácia preside o bloco. Crédito da imagem: iStock

    Publicada em  

    Pela primeira vez na história, a Croácia assumiu a presidência rotativa da União Europeia. O mandato começou na última quarta-feira, 1º de janeiro de 2020.

    O país terá grandes impasses para solucionar, como o acordo do Brexit – a saída do Reino Unido do bloco. Além disso, a UE deve iniciar as negociações com a Albânia e a Macedônia para adesão ao bloco, ainda no primeiro semestre deste ano.

    A expectativa é que o Brexit se concretize no final deste mês. Para isso, deve acontecer um comum acordo, sendo que três propostas já foram rejeitadas pelo Parlamento do Reino Unido.

    A nova liderança, também, tem como dever mapear os avanços no Pacto Verde, que tem como objetivo fazer com que a Europa se torne o primeiro continente neutro em carbono até o ano de 2050.

    Outra função da presidência croata é a transformação do Banco Europeu de Investimentos em Banco Climático, com um orçamento de 1 bilhão de euros.

    O roteiro para colocar todos esses planos em prática deve ser apresentado pela Comissão Europeia, em março.

    A Croácia entrou na União Europeia, em 2013, quando ainda sofria uma crise econômica que começou em 2008.

    Além de lidar com a liderança do bloco, o país passa por algumas situações de resistência.

    As exportações croatas tiveram um aumento significativo, desde a entrada do país na UE. A adesão ao bloco fez com que a Croácia se beneficiasse de bilhões de euros em fundos de solidariedade europeus, diminuindo o desemprego.

    No entanto, grande parte da população continua deixando o país em busca de melhores oportunidades. O destino são países pertencentes ao bloco.

    No dia 5 de janeiro, há eleição na Croácia. Os cidadãos vão às urnas escolher, em segundo turno, o próximo presidente do país. A atual governante conservadora, Kolinda Grabar Kitarovic, disputa com o ex-premiê Zoran Milanovic.

    1. Home
    2. noticias
    3. croacia preside a ue

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.