Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cúpula dos Brics, arrecadação recorde e mais desta quinta

Veja o que foi notícia na manhã de hoje

Placeholder - loading - Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1
Antena 1 Notícias - Resumo das principais notícias da manhã | Crédito da imagem: Antena 1

Publicada em  

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro deve passar por uma audiência de custódia por videoconferência nesta quinta-feira. Ele permanece na carceragem da Polícia Federal em São Paulo desde a prisão sob acusação de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Ribeiro estaria envolvido em um esquema de favorecimento e liberação de verbas do MEC a dois pastores, que também foram presos.

O governo federal suspendeu por 120 dias o uso de fogo no território nacional. O decreto publicado na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União tem validade imediata. Há algumas exceções, como no caso de agricultura de subsistência das populações tradicionais e indígenas e queimas controladas imprescindíveis às práticas agrícolas, desde que fora da Amazônia e do Pantanal.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, cobrou a Procuradoria-Geral da República sobre a investigação do atraso no início da vacinação infantil contra Covid. Em fevereiro, a PGR abriu uma apuração preliminar e comunicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Desde então, a Procuradoria não se manifestou mais.

Economia

A arrecadação federal atingiu R$ 165 bilhões em maio, o maior valor para o mês desde 1995. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 4,1%. No acumulado do ano, a arrecadação somou R$ 908 bilhões e também bateu recorde.

O Banco Central aumentou para 1,7% a previsão de crescimento do PIB brasileiro para este ano. A estimativa anterior, divulgada em março, era de 1%. Segundo o BC, a incerteza continua elevada por conta da guerra na Ucrânia e do risco de desaceleração na atividade global com inflação pressionada.

O Brasil registrou a abertura de quase 200 mil empresas em 2020, de acordo com dados publicados nesta quinta-feira pelo IBGE. Esse foi o segundo ano seguido de aumento no número de novos negócios. A alta, no entanto, foi puxada por aqueles sem nenhum empregado assalariado, apenas com proprietários e sócios.

Internacional

Na cúpula virtual dos Brics, o presidente Jair Bolsonaro defendeu uma reforma das organizações internacionais, como o Banco Mundial, o FMI e o Conselho de Segurança da ONU. O presidente russo, Vladimir Putin, também discursou e pediu mais cooperação contra as sanções impostas pelo Ocidente após a invasão da Ucrânia. Além de Brasil e Rússia, os Brics reúnem Índia, China e África do Sul.

Os líderes dos 27 países da União Europeia se reúnem entre hoje e amanhã para discutir a candidatura ucraniana ao bloco. A Comissão Europeia já recomendou a concessão do status de candidata à Ucrânia, mas os estados-membros precisam aprovar de forma unânime. Moldávia e Geórgia também aguardam o aval para aderir ao grupo.

A Alemanha anunciou que enfrenta escassez de gás e pediu que a população economize. O país entrou no estágio de alarme do plano emergencial criado em resposta ao corte no fornecimento russo. Em um comunicado, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, acusou o governo de Vladimir Putin de um ataque econômico.

Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cupula dos brics arrecadacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.