Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kate Bush presta homenagem ao baixista do Simple Minds

John Giblin faleceu em meados de maio, aos 71 anos

Placeholder - loading - Kate Bush presta homenagem a John Giblin.Divulgação
Kate Bush presta homenagem a John Giblin.Divulgação

Publicada em  

Kate Bush postou uma comovente homenagem ao seu falecido amigo, John Giblin. O músico faleceu no domingo (14), em Cheltenham, Inglaterra, aos 71 anos. A notícia de que ele estava "lutando contra uma doença" foi compartilhada pela banda britânica de afro-rock Osibisa, com quem ele estava trabalhando. O obituário o descreveu como um "baixista, contrabaixista, arranjador e extraordinário músico versátil".

Vários colaboradores prestaram depoimentos em homenagem à carreira do escocês, que completava mais de 50 anos, incluindo a cantora. O músico já havia participado de diversos projetos com ela. Sua parceria começou com os sucessos "Babooshka" e "Breathing", e depois participou do terceiro álbum da cantora, "Never For Ever", lançado em 1980. Além disso, naquele mesmo ano, ambos contribuíram com a música "No Self Control" de Peter Gabriel.

Ele apareceu em diversos projetos de Bush, como "The Sensual World" (1989), "The Red Shoes" (1993), "Aerial" (2005), "Director's Cut" (2011) e "50 Words For Snow" (2011). Além dessa colaboração, ele tocou e gravou com nomes como Sir Paul McCartney, John Lennon, Eric Clapton, Annie Lennox e Phil Collins. Vale ressaltar a parceria especial com Collins, já que juntos eles criaram o famoso baixo de "In The Air Tonight".

Sua carreira conta com mais de 250 créditos em gravações, transitando entre os gêneros do Rock, Folk, Jazz e Clássico. Em sua homenagem, Kate, amiga do baixista por mais de 40 anos, escreveu:

“Todos amavam John. [...] Eu amava muito o John. [...]Ele adorava ser levado ao limite em um contexto musical. Era realmente emocionante senti-lo cruzar linhas e encontrar frases musicais incrivelmente lindas. Ele realmente se entregava. Foi uma alegria e uma inspiração ver até onde conseguia chegar. Todos nós perdemos um grande homem, um músico incomparável e eu perdi meu amigo muito especial. Meu mundo nunca mais será o mesmo sem ele”.

Giblin ganhou reconhecimento mundial como membro do Simple Minds. Ele entrou em 1985, substituindo Derek Forbes, e fez sua estreia no Live Aid, na Filadélfia. Tocou em três álbuns da banda: "Once Upon A Time" naquele ano, o álbum ao vivo "Live In The City Of Light" (1987) e "Street Fighting Years" (1989). Após isso, voltou para sua paixão: atuar como músico de estúdio.

Seu trabalho como músico é gigantesco, participando também de uma série de trilhas sonoras. Uma das mais importantes foi a de "007: O Amanhã Nunca Morre", de 1997. Ele permanecerá eternizado por meio de seus trabalhos, e como dito em seu obituário: “Companheiros músicos, familiares, amigos, fãs e o mundo dos estúdios em geral perderam um ser humano e um músico verdadeiramente incrível que certamente deixou um legado musical profundo e uma bela marca para todos com quem esteve envolvido”.

Veja também:

LAURA PAUSINI COMPLETA 49 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM DA ANTENA 1

“JADED”: MILEY CYRUS LANÇA NOVO VIDEOCLIPE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kate bush presta homenagem ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.