Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Led Zeppelin: conheça um pouco mais sobre a trajetória dos integrantes

    Da origem com The Yardbirds até a nascimento da banda liderada por Jimmy Page

    Placeholder - loading - Divulgação/WireImage
    Divulgação/WireImage

    Publicada em  

    Para uma boa história de rock, a banda Led Zeppelin não pode faltar. Pensando nisso, a Antena 1 preparou uma matéria rica em detalhes sobre a trajetória dos integrantes do grupo, até a formação da banda.

    Falar de Led Zeppelin é também falar sobre Jimmy Page, o guitarrista e líder da banda. Além de Jimmy, não podemos esquecer que a origem do grupo inglês veio através do desmanche de outro, o famoso na época grupo de Eric Claptone, o The Yardbirds.

    Jimmy Page

    Jimmy Page
    Toque para aumentar

    Considerado um dos maiores músicos da época, James Patrick Page começou ainda muito jovem como a maioria das histórias dos artistas espalhados pelo mundo. Ao contrário do que muita gente pensa, o começo do Jimmy veio com o gênero Pop e Folk.

    O guitarrista representa um talento tão atípico e peculiar, que ali nos anos 60, ele era extremamente requisitado por bandas já existentes. Foi assim que o músico começou a trilhar sua carreira, fazendo solos de guitarra para vários grupos da época. Participação como o filme 007 Goldfinger, de 1965. Jimmy Page estava presente na melodia junto com a cantora americana Shirley Bassey.

    007 Goldfinger
    Toque para aumentar

    Ouça a música tema de 007 Goldfinger:


    A lista de participações de Page está só começando. O giro do artista durou aproximadamente 2 anos, de 1962 até 1964. Muito requisitado em Londres, o guitarrista participou de 70% das gravações de músicas no estilo Pop. Não podemos esquecer, e aqui vale uma menção honrosa para atuação de Page com o icônico pianista Burt Bacharach, no disco “Hit Maker”.

    Isso o coloca em um alta patamar, ao ponto de quase tudo o que foi apresentada na música Pop britânica daquela aquela, tem o dedo de Jimmy Page.

    Capa Hit Maker
    Toque para aumentar

    Você sabia?

    Uma coisa que poucas pessoas sabem, mas o guitarrista Jimmy Page lançou em 1965, um compacto solo intitulado “She Just Satisfies”. Esse disco é muito raro no meio dos colecionadores, uma verdadeira relíquia. Nesse disco, o gênio da música canta, toca guitarra, baixo e gaita.

    she just satisfies
    Toque para aumentar

    Além do disco “She Just Satisfies”, um outro movimento feito nas andanças de Page vale um destaque. O famoso grupo dos anos 60 The Yardbirds alcança as principais casas de shows da época, e tinha ninguém mais, ninguém menos que Eric Claptone com um dos integrantes. A banda estava caminhando para uma pegada mais voltada para o gênero Pop, e foi aqui que Claptone decidiu deixar o grupo.

    Jimmy Page então recebeu o convite para substituir seu amigo Claptone, mas por motivos de saúde e até mesmo visando a parceria, ele indicou Jeff Beck para ser o novo Yardbird. Mais tarde o próprio Jimmy viria a ser baixista da banda, começando aí os primeiros passos para a criação do Led Zeppelin.

    John Paul Jones

    John Paul Jones
    Toque para aumentar

    O multi-instrumentalista John Paul Jones é o baixista com a cara do grupo do Led Zeppelin, mas a pergunta que fica no ar, como ele foi parar lá? No meio artista é muito comum o encontro e sumiço dos artistas. Os grandes nomes costumam se encontrar na história em algum momento, e não foi diferente com Paul Jones e Jimmy Page.

    Para conhecer Jones não foi difícil, até porque o baixista era muito requisitado assim o Page era no começo da carreira. O músico participou de uma banda chamada The Deltas quando tinha apenas 15 anos.

    Por fim, em um disco do guitarrista Jeff Beck, indicado para a vaga de Claptone, Jimmy Page conheceu o baixista John Paul Jones, e ali estreitou laços com o jovem talentoso, o chamando para participar da nova banda The New Yardbirds, que não duraria muito tempo com esse nome. Vale ressaltar que a ida de Jones para o grupo ainda em formação também passou pela esposa do baixista, que descobriu que Page estava à procura de músicos para integrar a nova banda.

    Noticia The New Yardbirds
    Toque para aumentar

    Nesse exato momento, o Led Zeppelin começava a ser formado, os integrantes oriundos do desmanchado The Yardbirds agora procuravam um baterista e um vocalista para completar o grupo.

    Robert Plant

    Robert Plant
    Toque para aumentar

    A escolha por um vocalista não foi simples, mas também não demorou. Page estava analisando os principais destaques da época e chegou em nomes como Steve Marriott, Chris Farlowe mas já estava em um novo contrato com a banda, e chegou até Terry Reid.

    Terry também não estava disponível no momento, mas para ajudar na formação do The New Yardbirds, o músico indicou um jovem de apenas 19 na época, o vocalista Robert Plant. Assim Page demostrou interesse em contar o Plant para o novo desafio.

    O começo do vocalista na música não foi fácil, Plant não teve apoio de seus familiares e sofreu uma pressão do pai para ser contador e largar a paixão que era cantar. Esse motivo para que ele fugisse de casa e criasse uma banda chamada “Band of Joy”.

    Band of Joy
    Toque para aumentar

    Com isso, Jimmy Page foi assistir um show onde Plant iria performar e o convidou para ser o “front men” do novo projeto. O vocalista passou alguns dias na casa do Page e ali tiveram a certeza de que estavam no caminho certo para final feliz e uma nova voz.

    John Bonham

    John Bonham
    Toque para aumentar

    Por fim, mas não menos importante, veio o baterista John Bonham. O percussionista casou cedo e logo teve um filho aos 17 anos. Ele já estava empregado e fazendo uma turnê com o cantor Tim Rose e tinha outras propostas para sair das viagens com Rose.

    John já havia trabalhado com Plant no grupo “Band of Joy”, e foi parar nas seleções de Page não por à caso. Logo ele aceitou o convite para fazer um ensaio, e juntos, Jimmy Page, Paul Jone, Robert Plant e John Bonham performaram a canção “Train Kept a Rollin'’.

    Relembre a canção Train Kept a Rollin


    Assim nascia o que viria ser, não muito tempo depois, a banda de sucesso e referência no mundo do Rock, Led Zeppelin. Uma curiosidade importante ficou para o final, a origem do nome da banda veio em um ensaio onde no estúdio estava o baterista da banda The Who, Keith Moon.

    Em uma serie de brincadeiras, o Moon sugeriu que a banda tivesse o nome de Led Zeppelin, pelas menções que os fãs faziam ao grupo, com músicas “voadas’ e um som inovador. Naquele dia houve o batismo da banda inglesa.

    Veja também

    #TBT: EM 1988, TINA TURNER FEZ SHOW SOLO NO MARACANÃ COM O MAIOR PÚBLICO DA HISTÓRIA

    ED SHEERAN COMPLETA 31 ANOS: RELEMBRE OS MAIORES SUCESSOS DO ARTISTA

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. led zeppelin conheca um pouco …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.