Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O formato “álbum” tem risco de acabar? Entenda

Britânicos abaixo de 25 anos, estão propensos a organizar suas músicas em uma playlist própria do que ouvir um álbum inteiro

Placeholder - loading - Homem escolhendo discos de vinil. - iStock
Homem escolhendo discos de vinil. - iStock

Publicada em  

Que estamos vivendo em uma era das plataformas digitais, isso é fato! Sem contar a extrema facilidade e praticidade que temos para escutar nossos hits favoritos apenas através de aplicativos de música. Entretanto, tem se tornado cada vez mais raro o costume do usuário de escutar um álbum de um artista, quando lançado, por inteiro.

violão
Toque para aumentar

De acordo com dados coletados em uma pesquisa realizada no Reino Unido, com cerca de 2 mil pessoas entrevistadas, apenas 42% delas afirmaram preferir colocar suas músicas favoritas em listas de reprodução. Ou seja, a maioria desse público, entre 25 anos ou menos, tem maiores chances de criar e organizar suas playlists pessoais, adicionando a gosto as músicas favoritas do álbum, ao invés escutar todo ele.

Imagem de conteúdo da notícia "O formato “álbum” tem risco de acabar? Entenda" #2
Toque para aumentar

Outro aspecto interessante e curioso desse projeto foi o fato de quando considerada essa mesma faixa etária, apenas 15% dos jovens contam que nunca chegaram a escutar um álbum na ordem proposta pelo artista em toda sua vida.

Quando questionados sobre qual o motivo desse costume de ouvir as músicas de tal forma, em uma entrevista realizada pela revista online norte-americana Digital Music News, a maioria respondeu que sua rotina é muito corrida e, dessa forma, pode-se dizer que não lhes restam muito tempo para consumir o álbum inteiro.

Saxofone
Toque para aumentar

Essa informação comprova outra questão da pesquisa realizada no Reino Unido, que constatou e calculou a média diária do público, sendo de apenas 17 minutos. O número foi considerado como baixo, já que a média mundial é de 26 minutos.

Mas sempre há uma esperança! O restante dessas 2 mil pessoas - um total de aproximadamente 82% - afirmaram ouvir o álbum desde o início até o final. Contudo, a grande maioria obteve situações convenientes e favoráveis que tornaram o fato possível:

  • Quando o usuário faz uma caminhada - 14%;
  • Durante uma longa viagem de carro - 32%;
  • Escutá-lo em casa - 53%.

Mais um ponto discutida ao pensar sobre álbuns disponíveis na internet é em relação a recomendação por parte dos artistas, de escutar as músicas nas "ordens certas".

Um acontecimento recente na indústria musical exemplifica essa situação, foi quando a artista britânica Adele, após o lançamento de seu álbum "30", demonstrou-se incomodada em suas redes sociais. O motivo foi referente a uma plataforma de streaming digital de música costumava a disponibilizar os discos dos artistas, porém com a possibilidade de escutar os singles de forma aleatória. Confira:

Imagem de conteúdo da notícia "O formato “álbum” tem risco de acabar? Entenda" #4
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: ADELE: “30” ATINGE NOVO MARCO EM VENDAS NOS ESTADOS UNIDOS

“Esse era o único pedido que eu tinha em uma indústria que sempre passa por mudanças. Nós não criamos álbuns com tanto carinho e pensamos com cuidado na lista de músicas aleatoriamente”, afirmou a cantora. “Nossa arte conta uma história e nossas histórias deveriam ser escutadas da maneira como nós a pensamos”.

Resumindo, por mais que não seja algo tão nítido, quando os músicos produzem seus álbuns, eles pensam minuciosamente em toda a cronologia de uma história a ser contada, muitas vezes por trás da ordem de seleção das canções disponíveis em seus projetos.

Definitivamente não é atoa que os singles são colocados um após o outro, eles têm uma razão para estar onde estão. E é justamente isso que tem de mais belo e valoriza o álbum por inteiro de um artista.

violão
Toque para aumentar

Confira, por exemplo, a ordem correta do disco "30" da cantora:

1. Strangers By Nature

2. Easy On Me

3. My Little Love

4. Cry Your Heart Out

5. Oh My God

6. Can I Get It

7. I Drink Wine

8. All Night Parking (com Erroll Garner) Interlude

9. Woman Like Me

10. Hold On

11. To Be Loved

12. Love Is A Game

LEIA TAMBÉM: “30”: ÁLBUM DE ADELE ENTRA PARA O GUINNESS BOOK

Relembre a obra de Adele:



Graças ao posicionamento da musicista, a plataforma desabilitou essa opção, permitindo que o usuário toque músicas na ordem adequada do álbum apenas apertando o "play". Confira a resposta da diretora de comunicação da empresa, Chris Macowski, feita também através das redes sociais:

"Como a Adele mencionou, estamos felizes em compartilhar sobre o lançamento do novo recurso Premium. Ele é requisitado há tempos tanto por usuários como por artistas, que é de fazer com que as músicas toquem em ordem em todos os álbuns. […] Para aqueles que desejam dar o play em modo aleatório em um álbum, é possível selecionar o botão de shuffle na aba da música que está tocando".

Veja também:

MÚSICAS INTERNACIONAIS DOS ANOS 80: 15 HITS QUE MARCARAM A DÉCADA

SAIBA AS DICAS MUSICAIS DESSA SEMANA NA ANTENA 1 (21/03 A 25/03)

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. o formato album tem risco de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.