Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia

Conheça mais sobre o símbolo que fez gerações acreditarem em um mundo melhor e mais pacífico

Placeholder - loading - Joe Cocker e banda (The Grease Band), Festival Woodstock, Bethel (NY), EUA, 1969. - Foto por: Elliott Landy
Joe Cocker e banda (The Grease Band), Festival Woodstock, Bethel (NY), EUA, 1969. - Foto por: Elliott Landy

Publicada em  

Principalmente em tempos, como esse que estamos vivendo agora, precisamos mais do que nunca prezar por um mundo em que haja “Paz e Amor”. Provavelmente você já deve ter escutado em algum momento de sua vida essa expressão de alguma pessoa no seu círculo de amizade ou familiar. Então, que tal saber mais um pouco mais sobre a origem e relembrar alguns dos maiores acontecimentos desse Movimento Hippie?

Em meados da década de 60, em São Francisco, grupos de jovens hippies se juntaram para lutar pelos seus ideais que tinham como base pregar pelo pacifismo, respeito à natureza, amor livre e vários outros costumes que prezasse pela empatia e negasse quaisquer razões pró guerras e violência. Assim, ao longo do tempo, esse processo foi impulsionado por uma variedade de artistas e músicos por vários países ao redor do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #1
Toque para aumentar

Cada vez mais esse movimento foi se propagando e ganhando mais simpatizantes fiéis, os chamados “hippies”, que compartilhavam dos mesmos pensamentos, o que acabou ocasionando em mudanças culturais e de comportamento. Entre as características principais que eles tinham em comum, as mais notáveis eram suas roupas coloridas, os homens com seus cabelos longos e as mulheres com flores no cabelo, e músicas tocadas com violão.

Há aqueles que digam que esse movimento se encaixa perfeitamente na vertente da contracultura, devido ao fato de discordar com a cultura dominante da época.

E como não falar do símbolo icônico desse movimento? Caracterizado internacionalmente, ele foi criado pelo artista britânico Gerald Herbert Holtom exclusivamente para a chamada “Campaign for Nuclear Disarmament – CND”, traduzido como “ Campanha do Desarmamento” no ano de 1958. Ele também simboliza a união das letras “n” e “d” que traz uma referência às palavras “desarmamento nuclear”, em inglês “nucler disarmament”.

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #2
Toque para aumentar

Festival Woodstock

Um dos grandes acontecimentos de destaque desse movimento foi o Festival Woodstock, considerado um dos principais da história da música, que aconteceu na região da cidade de Bethel (EUA) em agosto do ano de 1969. Em 3 dias de evento foi contabilizado um número aproximado de 400 mil pessoas que chegaram a superlotar a pequena cidade. Confira uma foto do panfleto na época:

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #3
Toque para aumentar

A grande ideia do festival era reunir grandes nomes da música que apoiavam a contracultura, como Janis Joplin, Joan Baez, Carlos Santana, The Who, Joe Cocker, Grateful Dead, e vários outros. Sem contar a performance lendária do guitarrista Jimi Hendrix que tocou o hino nacional norte-americano utilizando distorções com sua guitarra e sons de metralhadoras e bombas em forma de protesto.

E é claro que ao final do evento, Woodstock acabou satisfazendo e agradando a maioria daqueles que compareceram, não só pelo fato de ter contando com um repertório musical de extrema qualidade, mas como também o ambiente comportamental positivo demonstrado no local, com sua harmonia social e a atitude pacífica de seu público.

O próprio proprietário do local , Max Yasgur, também deixou claro sua satisfação com o evento, alegando que havia sido uma vitória da paz e do amor. Ele disse: "se nos juntarmos a eles, poderemos vencer adversidades que são um problema para o país atualmente, e ter a esperança de atingir um futuro mais pacífico e brilhante...".

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #4
Toque para aumentar

Flower Power

Um dos lemas mais utilizados pelos hippies, traduzido como “Força Das Flores”, como símbolo da não-violência e repúdio à Guerra do Vietnã, foi criado pelo poeta Allen Ginsberg, estadunidense no ano de 1965 para reivindicar liberdade e a igualdade de direitos.

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #5
Toque para aumentar

Não demorou muito para uma série de artistas internacionais aderirem à essa causa, como por exemplo o cantor e compositor estadunidense Scott Mckenzie, que fez muito sucesso com a canção “San Francisco” que dizia “Se você estiver indo a São Francisco, não se esqueça de colocar flores em seu cabelo”.



Desde então, o termo tem sido utilizado por muitos em filmes, séries e programas de TV para remeter às décadas de 60 e 70.

O movimento no Brasil

Nitidamente, com a expansão do movimento a nível mundial, o Brasil também não ficou de fora dessa! Houve uma adesão ao “Paz e Amor” gigantesca por parte dos estudantes jovens e artistas brasileiros. Como por exemplo, os próprios tropicalistas que misturavam uma diversidade de princípio dos hippies, mas de uma maneira reinterpretada diferente para sua realidade.

Nessa época, estava ocorrendo a Ditadura Militar no país, o que impulsionou ainda mais aos “hippies brasileiros” a notarem suas semelhanças com os “hippies norte-americanos”, já que também tinham como objetivo uma variedade de ideais, como a igualdade de direitos, liberdade e as atitudes dos governos militares.

Alguns dos artistas brasileiros principais que deixaram sua marca nesse movimento foram Gilberto Gil, Rita Lee, Caetano Veloso, Raul Seixas, que faziam da sua música um modo de protesto escrevendo letras repletas de simbologias.

Imagem de conteúdo da notícia "O que é o movimento Paz e Amor? Saiba tudo sobre essa ideologia" #6
Toque para aumentar

Veja também:

UM PEDIDO DE PAZ PELA UCRÂNIA
PLAYLIST ANTENA 1: MÚSICAS PELA PAZ

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. o que e o movimento paz e …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.