Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Os álbuns femininos mais vendidos da última década

Os dados foram coletados pela plataforma ChartMasters

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Adele para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Adele para photoshoot.

Publicada em  

Nos últimos anos dentro da indústria musical, é fato que diversas artistas femininas ao redor do mundo têm se destacado e vendido cada vez mais graças à diversidade e velocidade nas plataformas musicais - seja pelas divulgações nas rádios ou streamings. E é claro que na categoria de venda de álbuns não foi diferente.

A plataforma ChartMasters utiliza uma escala genérica chamada de conceito de vendas proporcionais à popularidade, abreviado como CSPC, para calcular e reunir dados das vendas de álbuns e singles de grandes artistas.

Assim, nessa matéria você confere o Top 5 dos álbuns de artistas femininas mais vendidos, e lançados, da última década, ou seja, entre os anos de 2010 e 2020, além de relembrar das obras em si e seus hits.


#1 ADELE - "21" (49,1M)

Não é novidade para ninguém que Adele possui uma voz extremamente profunda e absolutamente inigualável. Atualmente, a britânica é uma das maiores recordistas de vendas no mundo, com mais de 120 milhões de discos vendidos.

No topo do ranking temos a artista britânica extremamente respeitada e admirada na indústria fonográfica há mais de 15 anos. A cantora tem uma de suas obras de maior sucesso da carreira em 1º lugar: o álbum intitulado “21” (2011). Segundo dados, a obra possui o recorde dos recordes tanto em vendas físicas quanto em plataformas digitais. Atualmente, essas vendas do álbum somam mais de 49,1 milhões de cópias.

Muitos dizem que com o lançamento de “21” que ocasionou na decolagem e o auge de sua carreira e o foi período no qual a cantora superou diversos recordes e dominou paradas dos EUA e Reino Unido.

O single “Rolling in the Deep” foi um dos grandes responsáveis por tais conquistas. Com uma venda acima de 30 milhões de cópias ao redor do mundo, o hit rendeu a Adele mais de dez menções no Guinness Book.

Esse fenômeno se deu ao fato da compositora ser a primeira mulher a ter dois singles e dois álbuns simultaneamente no top 5 das paradas britânicas, fato esse que só a banda The Beatles tinha alcançado em 1964.

Além disso, Adele também foi a primeira artista a vender mais de 3 milhões de cópias de um álbum em um ano no Reino Unido ao se tornar a primeira artista da história a liderar a Billboard 200 três vezes consecutivas.

Relembre:



#2 ADELE - "25" (30,3M)

E como já esperado, Adele marca presença no ranking também se posicionando em 2º lugar. O terceiro álbum de estúdio da cantora, intitulado “25” (2015) acumula atualmente mais de 30,3 milhões de cópias vendidas digitalmente e fisicamente.

Tendo estes dois álbuns nas primeiras colocações demonstra que a artista definitivamente não caiu no esquecimento de ninguém, muito menos suas obras lendárias repletas de hits, reconhecimentos, prêmios, e é claro, milhares de reproduções. Literalmente…

Uma das faixas que lhe rendeu outro recorde foi “Hello”. O videoclipe da canção foi o mais assistido, na época, da plataforma VEVO em 24 horas, totalizando 23 milhões de visualizações, atualizado depois pela própria VEVO para 27,7 milhões visualizações.

QuandO chegou às lojas, em novembro de 2015, o material foi vendido apenas em formato físico ou em mídia digital. Mesmo assim, foi um sucesso absoluto de comercialização, batendo recordes nos Estados Unidos e no Reino Unido.

“25” estreou no topo do UK Albums Chart e se tornou o álbum mais vendido na história das paradas do Reino Unido em sua primeira semana, com mais de 800 mil cópias comercializadas. Além disso, o disco estreou em número um nos Estados Unidos, onde vendeu um recorde de 3,38 milhões de cópias em sua primeira semana, a maior semana de vendas de um álbum desde o início do monitoramento em 1991.

Relembre:



#3 TAYLOR SWIFT - "1989" (23,1M)

Em 3º e não menos icônica, a artista estadunidense Taylor Swift, tem o seu quinto álbum de estúdio, intitulado “1989” (2014), no ranking para fechar o pódio. Até o momento ele conta com mais de 23,1 milhões de vendas, tanto físicas quanto digitais.

Já nos primeiros dias disponíveis, o disco vendeu mais de um milhão de cópias – número difícil de ser conquistado tão rapidamente. Inacreditavelmente, o trabalho ainda segue como um dos mais comprados e executados a cada nova semana.

Em julho de 2015, a obra atingiu a marca de cinco milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos e, na última lista atualizada, aparece na quarta posição da parada americana. Com o álbum, Taylor ficou durante 24 semanas consecutivas no Top 5 do ranking da Billboard. O projeto da artista foi o nono da história a alcançar esta sequência.

O álbum ainda deu vida a três singles no topo da Hot 100. O clipe do hit “Bad Blood” tornou-se o mais visualizado no VEVO durante suas primeiras 24 horas. Já o vídeo de “Blank Space” bateu um recorde – sendo o primeiro a chegar em um bilhão de acessos em um curto período.

Relembre:



#4 KATY PERRY - TEENAGE DREAM (23M)

Outra grande artista que definitivamente não poderia ficar de fora desta lista é a norte-americana Katy Perry. O terceiro álbum de estúdio da cantora, intitulado “Teenage Dream" (2010) , se posiciona em 4° lugar no ranking, contendo até agora mais de 23 milhões de vendas físicas e digitais.

Katy registrou 11 das 10 melhores músicas da Billboard Hot 100 nos anos 2010, com oito delas atingindo o número um. Tudo isso por conta do álbum "Teenage Dream", que fez a cantora a primeira mulher a chegar com cinco faixas no Hot 100 top 1. No Billboard 200, três dos álbuns de Perry estrearam como primeiros nas paradas: "Teenage Dream", "PRISM" e "Witness".

O CD também promoveu seis hits "California Gurls", a faixa-título, "Firework", "E.T.", "Last Friday Night (T.G.I.F.)" e "The One That Got Away". As cinco primeiras alcançaram o topo da parada Hot 100 da Billboard, tornando o título de segundo álbum da história a conseguir tal feito, na época, e convertendo Perry na única mulher em 53 anos da parada musical a alcançar tal marca - e a segunda artista após Michael Jackson, o primeiro e até então único cantor a emplacar cinco canções de seu álbum Bad no primeiro lugar, em 1987.

Relembre:



#5 TAYLOR SWIFT - "RED" (19,3M)

Para fechar o ranking, é claro que Taylor Swift não perdeu a oportunidade de mais uma vez marcar presença. Seu quarto álbum de estúdio, intitulado “Red” (2012) conta até agora com mais de 19,3 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento.

O disco contém diversas canções de sucesso, e entre elas, as que mais inesquecíveis que tiveram grande destaque foram "We Are Never Ever Getting Back Together", "I Knew You Were Trouble" e a faixa-título. É claro que ao decorrer do tempo, com o grande sucesso que estava fazendo, a cantora recebeu diversas indicações por esse trabalho incrível, e rendeu três grandes prêmios: Billboard: Top Billboard 200 Álbum (2013); American Music Awards: Melhor Álbum Country (2013) e Billboard: Melhor Álbum Country (2013).

No final do ano passado a artista lançou uma nova versão do álbum, mas dessa vez intitulado “Red (Taylor’s Version)”. Não demorou muito para fazer um grande sucesso na indústria e nas principais plataformas já que no início do ano atingiu 1 bilhão de streams, fazendo com que a cantora e compositora acumulasse 9 álbuns com essa impressionante marca.

Relembre a versão original:



Veja também:

PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DE BEYONCÉ

CONHEÇA ALGUNS ATORES QUE CANTAM E VOCÊ NÃO SABIA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. os albuns femininos mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.