Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Em 1964, os Beach Boys chegavam ao topo da parada americana com o single "I Get Around"

Em 2017 a canção entrou no Grammy Hall of Fame

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Beach Boys em fundo azul para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Beach Boys em fundo azul para photoshoot.

Publicada em  

Há 58 anos atrás, a banda de rock americana, The Beach Boys, alcançou o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, além de chegar no top 10 do Reino Unido. A canção é a faixa que inaugura o álbum “All Summer Long” e foi escrita pelos integrantes Brian Wilson e Mike Love. De forma autobiográfica, a composição foi realizada descrevendo como o grupo reagiu à fama e sucesso recentes.

Single "I Get Around"
Toque para aumentar

Um pouco sobre o grupo

A banda foi formada em Hawthorne, Califórnia, no ano de 1961 e é considerada uma das mais importantes para a história do rock americano. A composição original do conjunto consistia nos irmãos Brian, Dennis e Carl Wilson, seu primo Mike Love e o amigo Al Jardine.

Diversas mudanças ocorreram até os Beach Boys chegarem a sua última formação, mas uma coisa nunca mudou: a batida inovadora e recheada de influências que a banda exalava.

LEIA MAIS: BILLBOARD: LISTA MOSTRA OS MAIORES ARTISTAS DO HOT 100

Foto Assinada pelos Beach Boys
Toque para aumentar

Os Beach Boys revolucionaram com suas canções nos estilos surf rock (na primeira metade dos anos 60), música erudita, folk, country, blues, soul, bossa nova, música havaiana e também hard rock. Esse apanhado de variedades musicais contribuiu para que o grupo evoluísse nos aspectos de experimentação do pop e rock, além de sofisticar cada vez mais seu som.

Como tudo começou

A banda teve início na garagem dos Wilson, em 1957, e era gerenciada pelo pai dos irmãos, Murry Wilson. Com Brian na posição de líder, compositor e arranjador, não demorou muito para o conjunto alcançar a primeira visibilidade.

No ano de 1963, os Beach Boys tiveram o primeiro sucesso nacional, com a canção “Surfing’ USA”. Essa notoriedade foi o ponta pé para que os amigos começassem a produzir uma série de singles, a maioria refletindo toda a estética e cultura praiana do sul da Califórnia.

Assim, as letras eram repletas de referências àquele cotidiano, como paixões de verão, carros e idas ao mar. Esse estilo foi apelidado de “California Sound”, e a partir de então só cresceu dentre as playlists dos norte-americanos.



A banda foi uma das poucas que sustentou um embate com os Beatles. Na época, os Estados Unidos estavam dominados pela “British Invasion”, um fenômeno cultural dos anos 60, desencadeado pelos Beatles, no qual o rock e pop do Reino Unido vinha com força para o país.

Devido ao grande sucesso que a banda americana vinha fazendo, eles foram capazes de se manter na mesma posição ao longo das paradas, ainda que a Beatlesmania estivesse em seu auge.

Beache Boys segurando prancha em fundo amarelo
Toque para aumentar

Porém era preciso fazer algumas mudanças de repertório, caso os amigos quisessem continuar sendo prioridade entre os fãs. Logo, passaram do estilo californiano para uma batida mais madura e ambiciosa. O lançamento do oitavo álbum de estúdio, “The Beach Boys Today!” tratou-se exatamente disso, foi um mergulho de cabeça no desconhecido e desafiador mundo da música.

No fim das contas, a manobra deu certo, e fez com que o conjunto continuasse os lançamentos mais ousados, como o renomado disco “Pet Sounds”. O projeto, que no início recebeu críticas duras, acabou se classificando na décima posição da Billboard, além de alcançar a segunda posição em paradas do Reino Unido.

Disco Pet Sounds
Toque para aumentar

A recepção também foi boa para o lançamento que viria pouco depois, o single “Good Vibrations”. A canção inovou no modo de ser gravada, foi a faixa mais cara a ser produzida até então e mais tarde seria amplamente aclamada como uma das melhores e mais importantes obras da era do rock.?

Lançada em outubro de 1966, “Good Vibrations” também recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Performance Vocal e foi introduzido no Grammy Hall of Fame em 1994.



Descubra quais músicas da banda fazem parte da nossa programação:

Veja também:

ANIVERSÁRIO DE RINGO STARR: RELEMBRE A HISTÓRIA DO ARTISTA

EXCLUSIVO: ANTENA 1 TEM ACESSO ANTECIPADO AO FILME DE ELVIS PRESLEY

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt em 1964 os beach boys …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.