Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bienal do Livro: Antena 1 te mostra os melhores livros musicais

De biografias à romances a música e a literatura se relacionam no evento

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Bienal do Livro 2022.
Imagem/Divulgação: Bienal do Livro 2022.

Publicada em  

A Bienal Internacional do Livro chega em São Paulo. Muita literatura e cultura se reúnem no evento, mas a música não fica de fora. De biografias de grandes músicos até obras escritas por eles e sobre eles.

Bob Dylan contesta análises de letras de grandes bandas e histórias que vão de Elvis ao BTS. A Antena 1 foi até a Bienal para conferir quais obras da música e lançamentos você vai encontrar por lá.

Tarantula

Bob Dylan livro

Tarântula é o único livro de ficção de Bob Dylan e lhe rendeu o Nobel de Literatura de 2016. Lançado em 1971 e funciona como o braço literário de sua criação musical. A obra não tem um formato específico. Poemas, prosas poéticas, textos. “Tudo aquilo que eu não posso cantar ou que é longo demais para ser um poema”, declarou Dylan, que já chamou a obra de romance.

Os textos do livro foram escritos em 1965, quando eram lançados “Bringing It All Back Home”, “Highway 61” e “Blonde on Blonde”.

As Letras dos Beatles

As Letras dos Beatles

Escrito por Hunter Davies, amigo da banda em seu ápice e autor da única biografia autorizada dos Beatles. O autor foi reunindo os manuscritos que se tornaram as marcantes canções do grupo. Letras que mudariam e que até foram totalmente descartadas.

A obra fornece uma visão do processo de criação dos Beatles. Quase todas as canções têm uma grande história por trás, de Yesterday a Eleanor Rigby há uma viagem a embarcar no submarino amarelo deste livro.

Bob Dylan: Letras (1961-1974) e Bob Dylan: Letras (1975-2020)

Bob Dylan: Letras

Bob Dylan é um dos mais marcantes cantores da música mundial. Chegou ao Brasil a coleção em dois volumes que reúne todas as letras do cantor. Dylan sempre foi conhecido por letras complexas, metafóricas e ao mesmo tempo sonoramente coerentes com o instrumental, um verdadeiro poeta.

A tradução ficou com Caetano W. Galindo que teve a difícil missão de traduzir as canções. O livro também conta com as letras dos discos, apresentações ao vivo, variações e material inédito dos arquivos do cantor.

John Lennon: A vida

Biografias de John Lennon existem várias, mas a de Philip Norman é a mais disruptiva. Novos fatos, buracos preenchidos e até ideias corridas fazem com que “John Lennon: A Vida” seja o mais confiável relato sobre a vida do beatle.

Acessos a documentos exclusivos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney geraram o retrato mais independente de John Lennon.

Nina: Uma história de Nina Simone

Nina: Uma história de Nina Simone

Nina Simone tem uma poderosa história de vida e agora ganhou sua versão infantil. Para leitores a partir de 9 anos a obra fala sobre as lutas sociais e sua trajetória.

Escrito por Traci N. Todd e ilustrado por Christian Robinson o livro tem a narrativa adaptada para os pequenos leitores.



A Travessia de Greta James

Por meio dessa literatura, Jennifer E. Smith conta a história da trajetória de uma cantora até o momento que alcança a fama. Por etapas na carreira que se assemelham a diversos artistas que encontram obstáculos ao iniciarem sua carreira, a escritora propõe um recorte emocionante sobre o que é ser artista.

Imagem de conteúdo da notícia "Bienal do Livro: Antena 1 te mostra os melhores livros musicais" #1
Toque para aumentar

Tudo começou com Greta James, em sua casa tocando violão e arriscando os primeiros acordes na garagem, naquele momento, sua primeira e única fã era sua mãe, que apoiou a pequena a seguir seus sonhos. Essa leitura certamente emocionará a todos os leitores e não poderia ficar de fora desse compilado Bienal 2022.



Os arquivos de Elvis

Nesta obra é retratado a vida e obra de Elvis Aaron Presley, conhecido como o "Rei do Rock and Roll" mundo afora. Por meio de diversas histórias e cerca de centenas de fotos exclusivas é proposto um novo olhar sobre todos seus feitos. Os responsáveis pela composição do livro foram: Todd Slaughter, presidente do fã-clube britânico, e Anne E. Nixon, expert internacional em Elvis, que juntos realizaram um belo trabalho em homenagem ao cantor.

O livro busca contar ao mundo outra face da vida de Elvis ao trazer os fatos mais verídicos de sua vida. Essa proposta surge para contestar muito do que já se produziu sobre o Rei que por diversas vezes esqueceram de momentos importantes e deram ênfase em períodos de muitas críticas.




Tay: A História de Taylor Swift

Este livro narra os primeiros momentos da carreira brilhante da americana Taylor Swift. Logo que começou, ela buscava começar de algum lugar e teve a corajosa ideia de entrar em um prédio famoso da cidade para conversar com a recepcionista. Chegando lá, ela contou o seu nome, como de onde vinha e por final entregou um de seus CDs ao propor que a gravadora lhe convidasse a assinar um contrato.

Imagem de conteúdo da notícia "Bienal do Livro: Antena 1 te mostra os melhores livros musicais" #2
Toque para aumentar

Podemos dizer que esse foi um dos marcos para que hoje possamos conhecer a Taylor Swift que existe no mundo. Com uma história inspiradora, a obra fez parte desse grande evento e é dedicada para todos os fãs da cantora que buscam seguir seus sonhos na indústria musical.



BTS: A Biografia Não Oficial dos Ídolos do K-pop

Esse livro bem colorido narra a história de um dos maiores artistas do momento, BTS. Com histórias incríveis de vida, aqui conhecemos um pouco mais sobre RM, Jin. J-Hope, Suga, Jimin, V e JungKook.

Imagem de conteúdo da notícia "Bienal do Livro: Antena 1 te mostra os melhores livros musicais" #3
Toque para aumentar

Atualmente, eles constroem a banda mais famosa do mundo, produzindo canções por meio do gênero K-pop. Antes mesmo de se tornarem grandes artistas mundo afora, eles passaram por um longo período de treinamento para aperfeiçoarem suas habilidades de canto e dança para que fosse possível montar o grupo. Um período doloroso de muito esforço para que encontrassem harmonia com os sete e assim os debutassem.




Estilo Madonna

Aqui, Carol Clerk mostra um pouco da vida de uma das maiores divas Pop. Madonna possui uma legião de fãs no Brasil e muitos deles são nossos ouvintes e adoram ver a cantora por aqui. Fora da rádio, o mundo respira Madonna e na Bienal desse ano não foi diferente ao encontrá-la nos estandes do evento.

Imagem de conteúdo da notícia "Bienal do Livro: Antena 1 te mostra os melhores livros musicais" #4
Toque para aumentar

Por meio dessa literatura, foi contado uma outra parte da vida da cantora voltada ao seu estilo que dura desde a infância em Michigan até a maternidade. Por meio dos anos, a autora busca mostrar cada aspecto visual da artista como até mesmo seus dotes naturais, planos, sonhos e vivências



Amy, Amy, Amy: A história de Amy Winehouse

Para os fãs da diva que marcou uma geração, a Bienal também abriga o exemplar que conta sua trajetória até o estrelato. A obra é um mergulho na vida e carreira de uma das cantoras mais emblemáticas dos últimos tempos, Amy Winehouse. No livro, o autor Nick Johnstone percorre de forma bastante detalhada o passado inconstante da artista.


Amy, Amy, Amy: A história de Amy Winehouse

Confira:

Partindo de sua infância, quando vivia em uma casa judaica em North London, até atingir o pico de sua fama, a leitura “...investiga a brilhante carreira e turbulenta vida pessoal de Amy, olhando além do penteado de colmeia e problemas de drogas para expor a verdadeira Amy...” (Heat Magazine).

Para se imergir ainda mais, confira o Letra e Tradução da canção “Love Is a Losing Game”:


<iframe width="902" height="507" src="https://www.youtube.com/embed/pjvwffXKjRk" title="Amy Winehouse - Love Is a Losing Game (Letra e Tradução)" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


O diário dos Beatles: O retrato completo do cotidiano da maior banda de todos os tempos - Barry Miles



Neste trabalho, o escritor britânico Barry Miles nos leva em uma jornada pelo cotidiano de uma das maiores bandas de todos os tempos, os Beatles. O autor, acompanhou de perto os shows, locais das apresentações, declarações dos membros da banda e datas memoráveis, justamente por ser um amigo íntimo dos artistas.

O diário dos Beatles: O retrato completo do cotidiano da maior banda de todos os tempos
Toque para aumentar

Barry tratou de reunir todos os imperdíveis momentos em uma obra que percorre a rotina do quarteto de forma aprofundada, despertando a nostalgia dos fãs. “O Diário dos Beatles” é muito mais do que uma simples cronologia, retrata a verdadeira história da maior banda pop do mundo - trazendo uma nova visão de sua realidade



Lady Gaga

O livro é do autor que divulgou a trajetória de diversas celebridades do mundo da música, Brandon Hurst, e conta precisamente sobre a ascensão e sucesso de Lady Gaga. A cantora, teve influências de grandes personalidades da música, como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, e na obra de Hurst, teve a vida relatada em uma biografia imperdível. Lady Gaga com prêmio

Da assinatura do acordo com a Streamline Records em 2007, à premiação dois Grammys, Lady Gaga abalou a cena do entretenimento mundial com seu estilo inimitável e capturou a imaginação de milhões de pessoas. Esta é uma biografia sem censuras, completa, com 30 das melhores e mais extravagantes fotos da estrela.



Estilo Bowie

O estilo de David Bowie era realmente um aspecto icônico e que ficou marcado na história para sempre. O livro de Mark Paytress retrata exatamente isso, um estilo que vai para além de suas roupas, cortes de cabelo ou maquiagem. A marca do cantor estava constantemente atrelada à arte, livros, filmes e tudo relacionado ao universo cult e intelectual. O livro, além de tudo, expõe textos e fotos coloridas destacando o estilo espetacular e repleto de referências do tão importante camaleão.

Estilo Bowie
Toque para aumentar

Born To Run: Bruce Springsteen Autobiografia

A obra escrita pelo próprio Springsteen é um auto retrato de um dos artistas mais conceituados e influentes da história do rock and roll mundial. O livro, que se tornou um best-seller imediatamente após seu lançamento, carrega o humor e honestidade característicos de Bruce.

Born To Run: Bruce Springsteen Autobiografia
Toque para aumentar

Por Giuliana Purchio, Vinícius Novais e Victor Trovão

Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas Do Tears For Fears

Kate Bush Quebra Três Recordes Do Guinness Com 'running Up That Hill'



Escrito por Vitor Trovão, Giuliana Purchio e Vinícius Novais

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bienal do livro antena 1 te …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.