Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: quase 50 anos de ABBA e o sucesso do longa “Mamma Mia!”

O último álbum da banda, ‘Voyage’, colocou suas faixas mais uma vez no topo das paradas, assim como fez o filme inspirado nas músicas do quarteto

Placeholder - loading - Getty Images
Getty Images

Publicada em  

Novembro foi um mês especial para todos os fãs do ABBA ao redor do mundo, pois a banda sueca lançou seu primeiro álbum após um longo hiato de 40 anos, “Voyage”, que conquistou e reconquistou o coração dos amantes do quarteto.

ABBA lança ‘Voyage’, último álbum da banda com músicas inéditas

ABBA
Toque para aumentar

Confira a coletânea completa:


Mesmo depois de quatro décadas, os hits do quarteto mantiveram-se vivos e uma nova leva de amantes chegou a partir do filme “Mamma Mia!”, de 2008, que contém a trilha sonora exclusivamente composta por músicas de Benny Andersson; Björn Ulvaeus; Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad.

Confira o trailer:


Em homenagem aos 50 anos de fama do grupo e ao grande sucesso de ‘Voyage’, a Antena 1 dedica o #TBT da semana para o ABBA e sua trilha sonora no longa estrelado por Meryl Streep ! Vamos relembrar a trajetória:

Waterloo: Eurovision de 1974

Foi com a faixa ‘Waterloo’ que a banda ABBA foi vista pelo mundo ao vencer o Eurovision de 1974, festival de competição musical europeu. A vitória foi a primeira da Suécia, com 24 pontos.

ABBA
Toque para aumentar

No mesmo ano, o grupo havia lançado seu segundo álbum de estúdio - batizado de “Waterloo'' - que, em pouco tempo, tornou-se conhecido nos Estados Unidos, e a canção vencedora do festival alcançou o Top 10 na parada americana.

Em 2005, “Waterloo” foi eleita a melhor canção dos 50 anos da história do festival. Confira o hit:


Mesmo com a carreira internacional deslanchando em 1974, o grupo conhecido por ritmos incomuns e letras despojadas foi criado dois anos antes pelos amigos Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad - as iniciais dos nomes formam o acrônimo ”ABBA”.

ABBA: curiosidades sobre a banda

Os integrantes do quarteto formavam, inclusive, casais. Agnetha e Björn casaram-se em 1971 e Frida e Benny em 1978.

ABBA
Toque para aumentar

Em 1972, os suecos lançaram o single 'People Need Love', cujas críticas positivas serviram de incentivo para que se inscrevessem no Eurovision de 1973 com a música 'Ring a Ring'. Mesmo conquistando apenas o 3° lugar, o single tornou-se hit em diversos países europeus, assim como outros do álbum homônimo, lançado no mesmo ano.

Ouça abaixo:


Confira a discografia do ABBA após sua coletânea de estreia, em 1973, e “Waterloo” (1974):

  • ABBA (1975)
  • Arrival (1976)
  • The Album (1977)
  • Voulez-Vous (1979)
  • Super Trouper (1980)
  • The Visitors (1981)
  • Voyage(2021)

Confira os maiores hits de cada álbum:

Mamma Mia! - ABBA


Dancing Queen - Arrival


Take A Chance On Me - The Album


Voulez-Vous - Voulez-Vous


Super Trouper - Super Trouper


The Visitors - Visitors


I Still Have Faith In You - Voyage


“Mamma Mia! O Filme”

Aposto que todos os fãs mais jovens do quarteto vieram a conhecer as músicas do ABBA depois de assistirem “Mamma Mia!”(2008).

Baseado no espetáculo de mesmo nome da Broadway, o longa conta a história de Sophie, uma menina de 20 anos que vive com sua mãe, Donna, na ilha de Calicos, Grécia. A personagem está prestes a se casar, mas enfrenta um problema: não conhece seu pai.

Músicas do ABBA integram trilha sonora de ‘Mamma Mia 2”

Mamma Mia!
Toque para aumentar

Ao encontrar o diário da mãe, a garota descobre que Donna se relacionou com três homens diferentes (Sam Carmichael, Bill Anderson e Harry Bright) na mesma época. Assim, Sophie pode ser filha de qualquer um deles e, para resolver a questão, convida todos para o casamento a fim de descobrir quem é o homem que ela tanto busca.

É ao redor desta trama que as músicas do ABBA são perfeitamente encaixadas. Em 1997 a produtora britânica Judy Craymer teve a ideia, a partir da canção The Winner Takes It All”, de usar as faixas do quarteto como base para uma narrativa. Confira a faixa:


Anos mais tarde, a equipe da Broadway iniciou a busca por um roteiro para o espetáculo, com a exigência de que ele girasse em torno dos singles.

O sucesso estrondoso da peça escrita por Catherine Johnson impulsionou sua adaptação para as telas do cinema, levando as músicas da banda aos ouvidos do público novamente.

O álbum “ABBA Gold: Greatest Hit'' (1992), voltou ao topo das paradas do Reino Unido no mesmo ano em que o filme foi lançado. Também em 2008, a trilha sonora do longa foi número 1 na Billboard.

No lançamento sueco de “Mamma Mia! O Filme”, os quatro membros ABBA se reuniram:

ABBA
Toque para aumentar

O musical inclui, na trilha sonora, sucessos como "Super Trouper", "Dancing Queen", "Knowing Me, Knowing You", "Thank You for the Music", "Money, Money, Money", "The Winner Takes It All", "Voulez-Vous", "I Have a Dream" , "SOS" e, obviamente, “Mamma Mia”.

Confira as versões dos hits do ABBA na voz dos atores do longa:

Mamma Mia


Dancing Queen


Super Trouper


SOS


A continuação do longa, “Mamma Mia! Here We Go Again”, foi lançada dez anos depois e conta com a participação especial de Cher. Confira o trailer:


Veja também:

Antena 1 chega na assistente virtual do Google

Owen Wilson completa 53 anos: confira homenagem especial da Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt quase 50 anos de abba e o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.