Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vinhos para o verão: saiba como harmonizar um bom rótulo com pratos da estação

Uma boa harmonização é saber equilibrar todas as sensações da sua boca

Placeholder - loading - Um par de taças de vinho na praia. - iStock
Um par de taças de vinho na praia. - iStock

Publicada em  

Você sabia que existem tipos de vinhos certos para cada estação do ano? Para os amantes de vinhos ou para aqueles que possuem interesse em começar a consumir essa bebida, trouxemos o enólogo, Déco Rossi, para nos ajudar a encontrar o rótulo perfeito para você degustar nesse calor!

Mas, espera um pouco: qual é o motivo de alguns vinhos serem mais adequados para certas estações do ano do que outros? De acordo com Déco, a resposta é mais simples do que você imagina. “Quando você fala de uma estação do ano, você automaticamente liga o verão com calor e o inverno com frio, e procuramos vinhos que sejam agradáveis para tomarmos em cada estação. Quando estamos no verão, você vai procurar um vinho que te refresque. E no inverno procuramos vinhos que nos esquentem”, afirma o especialista.

Outra questão muito comum no mundo dos enólogos é 'quais seriam os fatores para uma bebida te refrescar? Existe uma diferença no processo de produção dela?' Déco diz que existe, e são duas: a primeira é a temperatura gelada, uma vez que gera uma sensação de refresco. A outra sensação de que um bom vinho gelado pode te proporcionar, é a acidez. A alta acidez de um vinho cítrico, te faz salivar e causa também uma sensação refrescância.

Por isso, os vinhos que possuem uva branca são o pedido perfeito de acidez na medida certa, que irá te satisfazer nos dias de altas temperaturas. Além do vinho branco e rose, uma uva tinta leve também é uma boa opção, como a pinot noir.

“Esses vinhos com alta acidez são tomados normalmente em uma temperatura mais fresca, para exatamente exaltar essa acidez. Se você toma um vinho branco quente, ele irá tirar a harmonia completamente", completa o enólogo.

Dito isso, a dica para o verão é procurar por vinhos mais leves e serem consumidos em uma temperatura mais baixa e que não sejam muito encorpados, ou seja, vinhos com menos taninos e de sabores frutados ou cítricos são os mais indicados para manter uma refeição leve e agradável durante as altas temperaturas registradas na época mais quente do ano aqui no Brasil.

Agora, confira o top 5 vinhos preferidos do especialista para essa estação, com direito a seus comentários sobre as características de cada uma.

1 - Armador Sauvignon Blanc

“Vinho orgânico, leve, têm bastante fruta e muita acidez, a cara do verão!”

Composição uva: Sauvignon Blanc

Amadurecimento: Sem estágio em carvalho

Harmonize com: Saladas verdes, frutos do mar, queijos de cabra e comida japonesa

2- Balthasar Ress

“Uva branca alemã, é um vinho seco e não é doce, super gastronômico e vai muito bem com comidas do mar e queijos”, conta o profissional.

Imagem de conteúdo da notícia "Vinhos para o verão: saiba como harmonizar um bom rótulo com pratos da estação" #1
Toque para aumentar

Composição uva: Riesling

Amadurecimento: Sem estágio em barricas de carvalho

Harmonize com: Saladas, carnes brancas grelhadas e queijo de cabra ou ovelha

3-Vinho Garzon Rosé Uruguai

“É um rose que vem de uma grande vinícola do Uruguai, feito com a uva pinot noir, esse vinho tem uma complexidade muito bacana, bastante acidez e fruta”, ressalta Déco.

Imagem de conteúdo da notícia "Vinhos para o verão: saiba como harmonizar um bom rótulo com pratos da estação" #2
Toque para aumentar

Composição uva: Pinot Noir

Amadurecimento: Sem estágio em carvalho, o vinho estagia em tanques de aço inoxidável entre 3 e 6 meses, permanecendo em contato com as borras

Harmonize com: Aves e pescados acompanhados de molhos leves, frutos do mar e crustáceos

4- Altos Las Hormigas Tinto Blend

“Corte de 3 uvas, 2 uvas tintas e 1 branca, mesmo a uva branca sendo 7%, ela proporciona um frescor maior por causa da sua acidez”.

Composição uva: 48% Bonarda, 45% Malbec e 7% Sémillon

Amadurecimento: Sem estágio em carvalho, 9 meses em tanques de concreto

Harmonize com: Carnes vermelhas grelhadas e assadas ou massas com molho vermelho

5- Fishing Monkey

“Mesmo sendo um vinho feito com a uva pinot noir e sendo mais encorpado, é um vinho leve que combina com a estação do verão e com comidas também”.

Composição uva: Pinot Noir

Amadurecimento: 100% do vinho 12 meses em tonéis de carvalho francês de 2.500 litros e mais 12 meses em garrafa.

Harmonize com: Salmão ou atum, carnes brancas e queijos em geral

Agora que já temos cinco indicações variadas e de qualidade para nos refrescarmos no verão, que tal harmonizarmos com pratos de comida? Para isso, Déco também irá nos ajudar!

“Uma boa harmonização é quando você consegue equilibrar todas as sensações da sua boca, para o vinho e a comida. Eu adoro harmonizar comida japonesa com vinho branco ou espumante, porque ambos têm uma acidez mais pronunciada e que vão ajudar a cortar um pouco a questão da maresia do peixe”, indica o especialista em vinhos.

Um ceviche iria harmonizar perfeitamente com o vinho branco, pois como o prato é muito aromático e a bebida também, acaba resultando em uma combinação divina.

Se você busca uma combinação perfeita, é necessário ficar atento a tudo, principalmente ao sentir um gosto sobreposto ao outro, isso significa que o conjunto não está equilibrado, por isso é sempre importante dar atenção a comida e bebida.

“Agora vamos falar sobre o salmão defumado, é um prato mais denso, tem mais estrutura, diferente do ceviche, você pode escolher um vinho tinto feito com a uva pinot noir, um vinho mais encorpado que irá harmonizar melhor com o prato”, explica.

Imagem de conteúdo da notícia "Vinhos para o verão: saiba como harmonizar um bom rótulo com pratos da estação" #3
Toque para aumentar

Para um prato mais leve, o especialista também compartilha uma opção:

“É possível pegar uma salada com vinho branco leve que tenha bastante acidez porque normalmente no molho da salada tem alguma coisa cítrica, seja um balsâmico, um limão ou um vinagre”.

Déco revelou para nós a sua harmonização preferida no verão, vamos conferir:

“Para mim a melhor harmonização que existe no mundo é de queijo e vinho. Queijos normalmente vão muito melhor com vinho branco do que com vinho tinto. A gama de vinho branco para harmonizar com queijo é muito maior do que com o tinto, tendo mais opções para montar a harmonização”.

Déco compartilha que os melhores vinhos e preços são encontrados nas importadoras e alguns supermercados específicos. Mas, lembre-se: o especialista alerta que é necessário ter cuidado com as “listinhas de WhatsApp” que divulgam os rótulos, principalmente os vinhos argentinos, já que não é possível saber a procedência da bebida.

Veja também: Watercolor Eyes: primeiro lançamento de Lana Del Rey desde Blue Banisters

Artista da semana: DJ Claptone é destaque da programação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vinhos para o verao saiba …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.