Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Marilyn”: obra de Andy Warhol é vendida por R$ 1 bilhão

A peça é um ícone da pop arte que marcou o século XX

Placeholder - loading - 'Marilyn', de Andy Warhol. - Divulgação
'Marilyn', de Andy Warhol. - Divulgação

Publicada em  

Andy Warhol repensou toda a forma de fazer arte no final do século XX. Nas obras mais famosas do líder da pop arte, o artista trouxe novas visões para imagens já consagradas. “Marilyn” é uma dessas obras, a mais famosa delas.

Warhol brincou com as cores e deu uma nova roupagem, mais elétrica e animada, para o clássico retrato de Marilyn Monroe. Pele rosa, fundo azul e cabelos amarelos. Com a nova imagem a foto ganhou uma roupagem mais animada e movimentada que a original.

Mairlyn Monroe Andy Warol
Toque para aumentar

Na era da reprodução a imagem e suas variações estamparam diversas coisas: camisetas, cartazes, canecas. Tudo chegou a carregar a obra do artista, como sua mente moderna previu.

Marilyn Warhol
Toque para aumentar

Em 2022, 60 anos depois de sua criação, a obra original foi vendida e as cifras foram altas. Em Nova York a obra foi vendida por 195 milhões de dólares – mais de 1 bilhão de reais – se tornando a peça mais cara do século XX. Mesmo com um preço tão alto o leilão foi rapidamente disputado, não passaram quatro minutos antes que o lance final fosse dado.

O leilão bateu recordes, porém a expectativa inicial não foi atingida. A casa de leilões Christie's esperava arrecadar 200 milhões de dólares com a obra, 5 milhões a mais que o arrecadado.

Antes de “Marilyn”, a obra mais cara do século XX a ser vendida havia sido “Mulheres de Argel” de Pablo Picasso, vendida por 179,4 milhões de dólares em 2015.

Mulheres de Argel Picasso
Toque para aumentar

Não foi a primeira vez que “Marilyn” desbancou alguém de sua posição. A obra já venceu o artista Jean-Michel Basquiat que havia sido o artista estadunidense a vender uma obra por maior valor. Basquiat havia alcançado 110,5 milhões de dólares cinco anos atrás.

obra Basquiat
Toque para aumentar

O dinheiro arrecadado com a venda da obra foi enviado para a Fundação Thomas e Doris Ammann Zurich. A instituição luta e promove saúde e educação para crianças em todo o mundo. A casa de leilões fará mais leilões e pretende testar como anda o mercado de luxo na arte.


Christie's

A casa de leilões, Christie's, tem grande relação com a arte. Além de vender artigos como pedras preciosas e relógios de luxo, a casa tem um histórico de venda de grandes obras de nomes importantes da arte mundial.

Confira algumas obras que estão em leilão na casa.

Michelangelo Buonarroti

O jovem nu Michelangelo
Toque para aumentar

O desenho de um homem nu e outras duas figuras atrás dele foi feito pelo italiano Michelangelo. Nunca terminado, o desenho mostra o processo de criação do artista e sua forma de desenvolver cada quadro.


Claude Monet

'Soleil_couchant,_temp_brumeux,_Pourville'_by_Claude_Monet,_1882._Oil_on_canvas
Toque para aumentar

O pintor que mudou toda a forma de se pintar paisagem com seus traços rebuscados, Claude Monet, também tem obras na casa. Sua obra “Soleil couchant, temps brumeux, Pourville” de 1882 tem valor estimado entre 2,5 e 3,5 milhões de dólares.

Veja também

GUCCI IRÁ ACEITAR PAGAMENTO EM CRIPTOMOEDAS

“DIRTY DANCING”: JONATHAN LEVINE É ESCOLHIDO COMO DIRETOR DA SEQUÊNCIA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. marilyn obra de andy warhol …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.