Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dicas para aproveitar a tecnologia de forma sustentável em 2022

Confira a lista super interessante feita pelo gerente geral da Softline Colômbia, José Castro

Placeholder - loading - Placas de energia solar. - Divulgação
Placas de energia solar. - Divulgação

Publicada em  

Que a tecnologia passou a fazer parte de nossas vidas, isso é nítido! Mas não podemos deixar de lado o fato de que nos dias atuais temos que nos atentar ao máximo à questão das mudanças climáticas, aprendendo a renovar, reciclar e descartar os equipamentos de forma sustentável. O consumidor mais atento com o meio ambiente quando toma uma decisão na hora da compra, faz com que todas as empresas de tecnologia priorizem a fabricação de seus produtos dentro dos padrões exigidos e corretos.

O gerente geral da Softline Colômbia, José Castro, deu algumas dicas super interessantes e úteis para a Antena 1 para que seja possível consumir aparelhos tecnológicos sem descuidar do meio ambiente ao decorrer do ano de 2022. Confira agora:

José Castro, gerente geral da Softline Colômbia / Divulgação

Crie um plano de depreciação de tecnologia:

Mesmo que as campanhas de marketing dos grandes fabricantes bombardeiem anúncios, você não precisa trocar seu equipamento em período 12 em 12 meses. O melhor é gerar um plano de "depreciação", como uma pesquisa mais rebuscada, que permita saber se o celular adquirido em 2020 pode ser utilizado por mais 3 anos, sem se expor a não ter atualizações de software.

O mesmo acontece com o mercado de televisão, quando vemos pequenas mudanças na resolução de tela a cada 6 meses, assim o valor do produto aumenta em até 35%, gerando mais consumo de tecnologia e mais lixo eletrônico. E então, o aparelho que poderia ser utilizado em casa por até mais 5 anos acaba se tornando obsoleto.

Evite cair no consumismo:

Não caia na tentação pelo que você vê nas redes sociais, como o TikTok, Instagram, Facebook, Twitter ou outras plataformas, onde muitos jovens “influenciadores” costumam a incentivar o consumo de produtos de certas marcas. O melhor a se fazer é pensar no aumento de milhões de toneladas de lixo eletrônico que serão descartados e se perguntar se você realmente necessita do produto neste momento ou não.

Estabelecer um processo de descarte de tecnologia:

Se em casa adquirirmos o costume de aplicar um processo de descarte de tecnologia e ter a consciência de que o procedimento de reciclagem tecnológica contribui para a diminuição da produção de novos moldes, podemos gerar um impacto positivo no meio ambiente. Gere um plano de descarte para todos os materiais de uso tecnológico possíveis, como baterias, luzes, interruptores inteligentes, consoles, controles, consoles, videogames, entre outros, que possam ter uso potencial no futuro. Separe os resíduos orgânicos e não orgânicos, separando o maior número possível de peças.

Crie um plano de renovação de tecnologia:

Após passar por essas três primeiras etapas mencionadas anteriormente, pense com responsabilidade sobre a data em que você realmente precisará comprar um aparelho eletrônico. Isso não significa que você deva esperar 5 anos para fazer uma compra massiva de equipamentos para a casa ou escritório, porque, assim como você fez o plano de depreciação e descarte, você pode fazer o plano de aquisição. A recomendação é ter um estoque em casa com as datas de compra e fazer um plano de renovação e dependendo do ativo tecnológico (seja ele físico ou software), fazer o ciclo de vida do produto e indicar o momento de reposição. Isso também servirá como um exercício financeiro fundamental para otimizar seus recursos.

Meça seu consumo de carbono:

Se conseguir implementar com sucesso os 4 passos propostos, saberá o que o consumo implica em termos de impacto ambiental e social. Além disso, você verá o quanto gasta na aquisição de equipamentos eletrônicos e o quanto esse desperdício pode gerar. Como por exemplo, calcule a quantidade de CO2, que normalmente não é pouco, que você economizou graças às etapas anteriores e poderá dizer que contribuiu para a construção de um planeta melhor.

Você sabia que ações essenciais que fazemos ao longo do nosso cotidiano, como tomar banho, cozinhar e ir para o trabalho representam, ao final de um ano, 1,6 tonelada de CO2 liberados na atmosfera?

Isso mesmo! Os números são da calculadora de carbono da ONG Iniciativa Verde, organização do terceiro setor que tem como intenção contribuir para a melhoria de serviços ambientais como biodiversidade, água e qualidade do ar.

Sobre a Softline

A Softline é líder global de soluções e serviços em transformação digital e segurança cibernética, com sede em Londres. A empresa permite, facilita e acelera a transformação digital dos negócios de seus clientes, conectando mais de 150.000 organizações empresariais em uma ampla gama de setores com mais de 6.000 provedores de TI de classe mundial e fornecendo suas próprias soluções e serviços proprietários.

Com aproximadamente 6.000 funcionários em todo o mundo, a Softline opera em mais de 50 países com potencial de crescimento significativo em vários mercados na Ásia, América Latina, Europa Oriental e África. A empresa atende a todas as necessidades de TI de seus clientes e está posicionada no centro da megatendência da transformação digital.

Desde o seu início, a Softline alcançou um faturamento de 1,8 bilhões de dólares no ano fiscal de 2020, e atualmente é uma das empresas que mais crescem no setor. Em outubro de 2021, a empresa realizou uma oferta pública inicial bem-sucedida de seus recibos de depósito nas bolsas de valores de Londres e Moscou.

Para saber mais acesse aqui.

Veja também:

CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS ARTISTAS DA CENA MUSICAL ITALIANA

DUA LIPA ESTREIA A “FUTURE NOSTALGIA TOUR” NOS ESTADOS UNIDOS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dicas para aproveitar a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.