Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

DNA: healtech inova com testes para conhecer sua história pela genética

Os resultados trazem informações sobre ancestralidade, como está e como pode ficar nossa saúde

Placeholder - loading - Representação de 3 gerações. - iStock
Representação de 3 gerações. - iStock

Publicada em  

Provavelmente, você já ouviu que um dos caminhos para a felicidade é o autoconhecimento. Saber quem você é te ajuda a ser mais feliz. Talvez você não tenha pensado em fazer um teste genético quando ouviu essa frase, mas a Meu DNA, uma healtech que desenvolve produtos de mapeamento genético, te oferece exatamente isso.

teste de DNA
Toque para aumentar

Nas aulas de biologia da escola, aprendemos que o DNA contém a receita que acabou criando nosso corpo e mente e que nele existem traços dos nossos antepassados. Aí que os geneticistas vão buscar as respostas.

Quais testes existem

Basicamente existem 2 tipos de teste: um mostra de onde viemos e quais são nossas raízes (Meu DNA Origens), o outro procura no código genético indícios de doenças (Meu DNA Saúde e Meu DNA Bochechinha) – ajudando assim na prevenção e tratamento.

ilustração de cientistas fazendo exames
Toque para aumentar

Ancestralidade

Vamos entender como funciona cada tipo de teste. No teste de ancestralidade a ciência é capaz de te mostrar quais povos, e em que porcentagem, estão no seu código genético. “Através da técnica SNP-Array, são analisados mais de 600 mil pontos espalhados por todo o DNA. Em seguida, utilizando algoritmos e inteligência artificial, esses marcadores genéticos são comparados aos marcadores característicos de 88 populações”, explicam os especialistas do Meu DNA.

teste de ancestralidade feito através da genética
Toque para aumentar

Junto com os seus resultados você também recebe várias informações sobre cultura, culinária e história dos povos dos quais seus ancestrais fizeram parte para você se conectar ainda mais com suas raízes. E para descobrir tudo isso nem se precisa ir tão longe no passado. “Esses marcadores do seu DNA vieram de 5 a 8 gerações atrás, o que corresponde aos tataravôs dos seus bisavôs. Assim, através da análise de quais marcadores estão presentes no seu DNA, nossos programas de computador são capazes de estimar quais populações do mundo fazem parte da sua composição genética”, afirma a empresa.

Saúde

Os testes que trazem informações sobre a saúde são dois. O Meu DNA Bochecinha é para o começo da vida. O teste é capaz de identificar mais de 340 doenças raras, silenciosas e tratáveis, que se desenvolvem na primeira infância. Trazendo mais segurança do que o, também indispensável, Teste do Pezinho, que aponta apenas 6 doenças.

Todas as condições que o teste aponta são graves, mas quando diagnosticadas precocemente podem ser tratadas e possibilitam uma vida saudável. Algumas das enfermidades que o Meu DNA Bochecinha pode mostrar são: anemia falciforme, talassemia, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, Galactosemia, doença do xarope de bordo, homocistinúria e deficiência de acil-coa desidrogenase de cadeia média.

kit teste de DNA do Meu DNA
Toque para aumentar

O segundo teste é o Meu DNA Saúde, que procura alterações específicas no código genético que podem aumentar a pré-disposição para algumas doenças. “O teste funciona através do Exoma, que é a leitura completa dos genes de uma pessoa através do sequenciamento de DNA, por meio de uma simples amostra. Com essa tecnologia nenhum ponto dos genes analisados é deixado de fora, o que permite mapear se existem mutações associadas a doenças com muito mais precisão e possibilita o planejamento de uma vida com mais saúde. A abrangência do Exoma também é essencial para o povo brasileiro, pois testes menos avançados desconsideram a miscigenação da nossa população”, explicam os especialistas do Meu DNA.

O mais importante é não se desesperar quando receber os resultados. Ao saber que existe alguma pré-disposição para alguma condição deve-se procurar um médico. O teste traz informações sobre doenças como o câncer de mama, ovário, próstata, colorretal e pele; além de condições como colesterol e triglicerídeos altos, por exemplo. Com essa informação é possível começar um acompanhamento e ter um diagnóstico precoce, possibilitando um sucesso do tratamento e um aumento da qualidade de vida. “Com a informação genética em mãos, você e seu médico podem tomar importantes decisões, como mudanças de hábitos de vida, a escolha de exames de rastreamento e tratamentos a fim de prevenir essas doenças”.

O teste na sua casa

Uma das maiores inovações da Healtech é o fato de mandar o teste para sua casa, onde você mesmo pode fazer a coleta com um cotonete especial, que deve ser raspado na parte interna das bochechas. O teste é aprovado pela Anvisa e não invasivo, diferente dos clássicos que precisam de sangue. “Hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a testes de mapeamento genético, sem necessidade de um pedido médico. Eles se tornaram mais precisos com avanços científicos e tecnológicos em genômica, e agora mais baratos e com venda direta ao consumidor”, contam os geneticistas.

processo de realização do teste de DNA em casa
Toque para aumentar

O primeiro genoma humano demorou 10 anos para ser decodificado e custou 3 bilhões de dólares, já em 2008 o Sequenciamento de Nova Geração o preço caiu para 300 mil e atualmente é possível fazer a análise completa de um genoma por menos de mil dólares e leva poucas semanas. Com essa democratização dos testes os bancos de dados têm aumentado e a precisão fica cada vez maior e melhor.

Para quem é um teste de DNA?

O teste da Bochechinha é para bebês e o Meu DNA Saúde pode ser feito por maiores de 18 anos, mas não precisa de um pedido médico. Já o de Ancestralidade pode ser feito por qualquer pessoa com CPF, afinal para conhecer as origens não tem idade.

Processo de realização do teste de DNA infantil em casa
Toque para aumentar

Veja também:

#TBT: HÁ 37 ANOS, QUEEN SE APRESENTAVA NO BRASIL PELA SEGUNDA VEZ

"IT WILL BE OKAY": EM LIVE, SHAWN MENDES LANÇA CLIPE DA MÚSICA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dna healtech inova com testes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.