Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas

Descubra histórias especiais dos costumes natalinos que não imaginamos a origem

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação

Publicada em  

Quando chega dezembro, montamos a árvore de natal e decoramos a casa toda esperando que os dias 24, 25 e 31 cheguem logo. Mas, você já parou para pensar sobre a origem das tradições dessa época do ano?

Se a sua resposta é não, então você está no lugar certo, porque a Antena 1 selecionou uma lista com 10 curiosidades natalinas que você não sabia. Confira:

ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Não é novidade que a árvore de natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e consequentemente muitas especulações foram criadas sobre sua origem, pois existiam, e ainda existem, formas diferentes de celebrar o natal, criando várias teorias.

Mas, está documentado o primeiro uso de uma árvore nas celebrações de fim de ano, e foi registrado na praça da cidade de Riga, capital da Letônia, em 1510.

Nessa praça, existe uma placa informando que no local foi montada a primeira árvore usada para celebrações no final do ano, essa mesma frase é traduzida em mais oito idiomas. Confira:

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #1
Toque para aumentar

“FELIZ NATAL” EM LÍNGUAS DIFERENTES

Se você vai viajar para celebrar o Natal ou apenas tem curiosidade em descobrir como dizem “Feliz Natal” pelo mundo, veja a seguir:

-Merry Christmas

Usado em vários países pelo mundo como: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

-Nollaig Shona Dhuit!

Exclusivo cumprimento de natal da Irlanda!

-Feliz Navidad!

Essa expressão é usada na maior parte dos países de língua espanhola.

-Buon Natale!

É a versão italiana do Feliz Natal, mas também pode ser usado na Líbia!

-Frohliche Weihnachten!

Usada entre os alemães, e se por acaso você estiver em Liechtenstein será bem recebido também.

-Joyeux Noël

Expressão usada pelos franceses como cumprimento da estação, mas você também pode ouvir em vários outros países.

BOLAS DE NATAL

Atualmente, os enfeites para as árvores de natal são um luxo a parte, por conta da grande variedade de decorações, como pisca-pisca, estrela e bolas coloridas, tudo para deixar a árvore ainda mais bonita, uma das atrações principais do dia.

Porém, você já se perguntou como era os enfeites antigamente?

Antes das bolas, eram usadas maçãs e pedras que eram amarradas nos pinheiros ou em um carvalho com raízes como decoração nas arvores de Natal. O formato das maças inspirou para a criação das bolas de Natal.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #2
Toque para aumentar

COCA-COLA E NATAL

Até 1931, o Papai Noel era descrito como um homem alto e magro, e com uma aparência um pouco assustadora, comparado aos duendes, e não como o bom e carismático velhinho que conhecemos hoje em dia.

A Coca-Cola começou seus anúncios natalinos somente na década de 1920, com publicidade em grandes revistas. Com a popularização da imagem do Papai Noel, o executivo da agência de publicidade queria que o Papai Noel da Coca-Cola tivesse um ar mais alegre, mas que ao mesmo tempo fosse realista e simbólico.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #3
Toque para aumentar

Para isso, o ilustrador Haddon Sundblom foi encarregado de cria-lo. Apesar de muitos dizerem que a empresa que iniciou a cor vermelha da roupa do bom velinho, ele já era representado dessa maneira antes. Porém, foi a Coca-Cola que popularizou a sua “nova” figura.

A partir disso, o Papai Noel foi se tornando conhecido como o bom velhinho que entregava brinquedo para as crianças, recebia cartas e visitava as crianças, tomando uma Coca-Cola bem gelada!

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #4
Toque para aumentar

MAIOR ÁRVORE DE NATAL DO MUNDO

A maior árvore de Natal do mundo fica na cidade de Gubbio, aos pés dp Monte Ingino, no centro da Itália. Esse espetáculo poussi 750 metros de altura, 350 metros de largura e a estrela cadente, localizada no topo, tem cerca de mil metros e é desenhada por 200 pontos de luz.

Para você ter uma noção, essa enorme instalação cobre uma área equivalente a mais de 15 campos de futebol! A árvore é montada há 41 anos e desde 1991 é reconhecida pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #5
Toque para aumentar

O PAPAI NOEL DARIA CONTA DE ENTREGAR PRESENTES PARA TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO?

Existem mais de 2 bilhões de crianças no mundo e em média 2,5 filhos por família. Mas será que o Papai Noel daria conta de entregar todos os presentes para, literalmente, todas as crianças do mundo?

Após alguns cálculos matemáticos, o Papai Noel teria que viajar por 353.000 quilômetros e acelerar o trenó em 20,5 bilhões por segundo em cada parada. Seria uma intensa viagem e incrivelmente rápida para dar conta de todas as crianças do mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #6
Toque para aumentar

BALLET QUEBRA NOZES

O famoso ballet “O Quebra-Nozes” apresenta um ambiente aconchegante, um jogo de luzes que forma o cenário perfeito para os sons elegantes de Tchaikovsky, Strauss e entre outros românticos.

LEIA MAIS: “O Quebra-Nozes”: conheça o ballet natalino

A performance de ballet fascinante constrói todo um espírito natalino que conquista o público. Uma apresentação que vale a pena assistir!

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #7
Toque para aumentar

PRIMEIRO FILME NATALINO

Dezembro é marcado pelos grandes filmes natalinos, existem vários filmes que acompanharam todas as épocas e suas celebrações de fim de ano. Com tantas opções de filmes, você já se perguntou qual foi a primeira aparição do Papai Noel nas telinhas?

O primeiro filme com a temática de natal que se tem notícia surgiu muito antes das televisões se tornarem populares. Em 1898, George Albert dirigiu um filme britânico. Chamado Santa Claus, a trama conta uma história de duas crianças que vão dormir e recebem presentes do bom e velho Papai Noel. Confira:



HISTÓRIA DO PANETONE

Com o final de ano chegando, dependendo do lugar até alguns meses antes, já é notável o inicio da venda dos panetones, um dos verdadeiros símbolos que o Natal está chegando.

Vamos conhecer a história do Panetone!

A palavra “panetone” significa “Pani di Toni”, pois a receita foi criada por um padeiro italiano, chamado Toni, na cidade de Milão. Mas Toni não planejou criar essa receita e acabou dando desastrosamente certo!

Após trabalhar exaustivamente na véspera de Natal, Toni fazia, ao mesmo tempo, uma fornada de pães e uma massa de torta. Por estar tão cansado, acabou colocando as frutas da torta na massa de pães e tentou consertar acrescentando frutas cristalizadas, manteiga e ovos.

Ao levar o incidente para seu chefe, que acabou se tornando uma “torta de pão”, ele foi surpreendido com uma criação inovadora que acabou se tornando um sucesso em toda a cidade, e depois pelo mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #8
Toque para aumentar

TEIAS DE ARANHA NATALINAS

Ao contrário do que pensamos no Brasil sobre teias de aranha, as quais costumamos assimilar a sujeira ou medo de aranhas, na Ucrânia possui um significado simbólico e enfeitam suas árvores de Natal com teias de aranha de plástico.

Essa tradição é referente à lenda de uma família que não tinha condições financeiras para fazer uma decoração natalina em sua casa, inclusive a sua árvore. Na mesma noite, as aranhas ouviram os lamentos da família e teceram uma teia em volta da árvore.

Com a casa sem enfeites, acordaram no dia 25 de dezembro e se depararam com a árvore cheia de teias de aranha e ficaram surpresos. Com isso abriram as janelas da casa, como era pela manhã, os raios de sol invadiram o cômodo onde a árvore estava, e as teias de aranha se transformaram em fios de ouro e prata.

Ressignificando a ideia que temos de teias de aranha, passou a simbolizar prosperidade e um costume entre os ucranianos.

Imagem de conteúdo da notícia "Especial de fim de ano: confira 10 curiosidades natalinas" #9
Toque para aumentar

Veja também: Artista da semana: Taylor Swift é o destaque da semana na Antena 1

Especial fim de ano: confira os musicais clássicos natalinos

Playlist Antena 1: as melhores músicas natalinas

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especial de fim de ano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.