Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Música para animais: veterinário e youtuber Rodrigo Rabello desmistifica o assunto

    Confira os trechos da entrevista exclusiva do profissional para a Antena 1

    Placeholder - loading - iStock
    iStock

    Publicada em  

    Que todos nós amamos música não há dúvida, e partindo deste ponto, muitas pessoas acreditam que os queridos pets também apreciam, mas nem sempre!

    Nessa matéria imperdível da Antena 1, levamos até vocês, antenados, tudo sobre a influência dos sons nos animais. E, para falar sobre o assunto, nossa equipe trouxe um convidado referência no assunto, o veterinário Rodrigo Rabello.

    Mas, antes de entrarmos efetivamente no tema, vamos conhecer um pouco do extenso currículo do médico veterinário. Confira:

    QUEM É RODRIGO RABELLO?

    Veterinário Rodrigo Rabello
    Toque para aumentar

    Rabello é veterinário formado com mais de 20 anos de carreira, e desde sempre teve sua vida voltada aos animais. O desejo de trabalhar com animais selvagens sempre foi a vontade do profissional, portanto desde o início do curso, ele direcionou todos os estudos e cursos para trabalhar nessa área.

    Além do bacharelado em medicina veterinária, Rabello fez também pós-graduação, mestrado além de aperfeiçoamento com cursos ligados a medicina de selvagens, que constantemente sofre atualizações para o bem dos animas.

    BRASILEIRO NOMEADO PARA O GUINESS WOLRD 2022

    No ano de 2015, uma equipe composta pelos veterinários Rodrigo Rabello, Matheus Rabello e Roberto Fecchio, e também o designer gráfico Cícero Moraes, fizeram uma prótese para um jabuti utilizando impressora 3D.

    A ação foi para ajudar a tartaruga que sofreu, assim como outros animais, com um incêndio que ocorreu em Brasília, e foi então considerada a primeira prótese mundial de tartaruga. “A gente desenvolveu uma técnica a partir de um caso que recebi em Brasília de um jabuti que foi queimado em um incêndio, que é comum naquela região. Nós precisávamos fazer alguma coisa para salvar aquele animal, e então desenvolvemos uma técnica de reconstrução utilizando tecnologia 3D. Foi uma técnica inovadora que acabou revolucionando o meio da veterinária”, conta Rabello.

    Até então um procedimento parcial foi realizado nos Estados Unidos, que era uma prótese de 5 por 8 cm, com 80g de peso e um custo final de 80 mil dólares. E a nossa primeira prótese foi de 33cm e com um peso de 2,226 Kg. Um projeto de prótese completo, com um custo final de R$ 136,00, trazendo então essa possibilidade para todos casos na medicina veterinária”, afirma o influencer.

    Guiness World 2022
    Toque para aumentar

    A INFLUÊNCIA DOS SONS NOS ANIMAIS

    Os costumes e necessidades dos seres humanos já são bem conhecidos, como nadar, comer fora de hora, ir em eventos e apresentações, e ouvir uma bela música também entra na lista do que rodeia a vida de uma pessoa. As vezes os donos dos pets têm o hábito de adaptar um cachorro, gato e até mesmo pássaros com o dia a dia humanizado.

    A música entra nas ações, que os donos de animais de estimação fazem, esperando que uma canção clássica ou até mesmo um rock possa influenciar no comportamento do animal, e a resposta é sim! Existe ações dos animais que são estimuladas através das canções, mas não pelo fato de ser algo bom ou calmo, por exemplo.

    A influência é total! A nossa audição chega a ser medíocre perto da audição dos animais, tanto a audição quanto a olfação são realmente rudimentares quando comparados aos animais. E justamente por ter uma audição muito apurada, os animais conseguem identificar e ouvir frequência que nós não conseguimos, e isso importantíssimo para a manutenção de um animal saudável”, ressaltou Rodrigo.

    Cachorro uivando
    Toque para aumentar

    O mais legal é que o profissional garantiu que todos os animais, sejam eles pets ou até mesmo os selvagens conseguem apenas captar a frequência que uma melodia emite. Com isso, podemos tirar o mito que um cachorro ou gato gosta de música clássica, isso pode sim acontecer, mas depende de cada indivíduo e até mesmo de raças, em relação a reposta que terão diante de uma música.

    Confira a reação deste cachorro com uma música


    Quando a gente fala sobre stress, além das pessoas, com os animais isso é ainda muito maior. O stress é uma resposta uma resposta fisiológica, é uma resposta neuroendócrina. Nós usamos a música como exemplo, mas qualquer outra coisa que provoca isso, que causam o desconforto faz o animal a liberar o que a gente chama de catecolaminas, que são totais 11 hormônios. Desses 11 os dois principais são adrenalina e cortisol, sendo que o cortisol deprime o indivíduo”.

    Com isso, um animal que sofre com sons que não o agradam, podem resultar em repostas imunológicas baixas, podendo deixar que um cachorro ou gato, por exemplo, fiquem mais suscetíveis a doenças. A liberação desses hormônios pode facilmente envelhecer mais rápido o indivíduo e também pode absorver toxinas, deixando a saúde do pet frágil.

    LEIA MAIS: Música clássica: benefícios para o cérebro

    QUAL MÚSICA COMBINA MAIS COM O MEU PET?

    Gato e piano
    Toque para aumentar

    A verdade é que ninguém sabe qual faixa musical é ideal para os animais, generalizando entre os pets e selvagens. A resposta de um gato com a melodia pode variar de raça para raça e além de individuo por indivíduo. A verdade é que sons que são agressivos não costumam ser bem aceitos pelos bichos, e provavelmente um hard rock pode ser que crie um desconforto e até gerando medo.

    Os animais podem morrer do coração, morrem de stress por conta do estímulo altamente estressante e isso remete a medo, e o medo mata!”, lembrou o médico veterinário.

    De acordo com Rodrigo, determinar um gênero musical ideal para um canino ou felino é um erro, uma vez que esses animais trabalham, apenas e somente, com frequências e não analisam em si a melodia como os humanos fazem.

    Os cachorros de orelhas caídas, por exemplo, possuem uma leitura sonora menos aguçada do que os cães que possuem orelhas levantadas. O fator anatômico de uma orelha caída faz com que a própria orelha crie uma espécie de barreira do som, assim diminuindo a informação que chegara para o animal.

    Por isso, cabe ao dono introduzir as músicas de forma gradativa, e começar com canções mais calmas e tranquilas, para não gerar nenhum tipo de dano ao animal.

    Dica Antena 1

    Para finalizar com um osso de ouro para o cachorro ou um novelo de lã para o querido gato, a Antena 1 preparou uma lista de músicas calmas que podem ser um começo para o “gosto musical” do seu pet.

    Veja a seleção na íntegra:

    A Matter of Feeling- Duran Duran

    E pensar que uma canção teve a maior parte da popularidade em solo brasileiro, sim essa é a realidade da faixa ‘A Matter of Feeling’. A canção atingiu a todos nos anos 80 e embalou todos os casais nas baladas no melhor estilo ‘New Romantic’ do grupo britânico -Duran Duran.

    LEIA MAIS: Relembre os 10 maiores sucessos do Duran Duran


    Além de ser uma das bandas mais pedidas aqui na nossa programação, a Antena 1 preparou um vídeo sobre a biografia do grupo. Dê play no conteúdo abaixo e divirta-se:

    I Have Nothing -Whitney Houston

    A canção foi grava pela cantora americana Whitney Houston no ano de 1993, e a faixa faz parte do álbum “The Bodyguard: Original Soundtrack Album”. A canção alcançou o quarto lugar na Billboard Hot 100 e sendo certificada com Platina pela Recording Industry Association of America.

    LEIA MAIS: Playlist Antena 1: As 10 melhores músicas da Whitney Houston

    Impossible - Christina Aguilera ft. Alicia Keys

    “Impossible” entrou para o quarto disco de estúdio de Christina, e conta com uma participação pra lá de especial, nada mais, nada menos que Alicia Keys. O lançamento da canção ocorreu no ano de 2002 e possui elementos de R&B e pop, alinhando com outros gêneros como soul.

    LEIA MAIS: Playlist Antena 1: As 10 melhores músicas da Christina Aguilera

    Veja também:

    PLAYLIST ANTENA 1: AS 10

    Vencedores musicais People’s Choice Awards 2021

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. musica para animais …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.