Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes

Relembre Taylor Swift, Ed Sheeran, Katy Perry e outros

Placeholder - loading - Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes / Foto: Reprodução
Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes / Foto: Reprodução

Publicada em  

O segundo álbum de estúdio é sempre um território complicado para artistas, principalmente para aqueles cujos discos de estreia foram sucessos de crítica e comerciais. A linha é muito tênue entre honrar seu antecessor e alavancar ainda mais a carreira e não conseguir superar a genialidade do disco primogênito

Quem passa por esse momento decisivo na carreira agora é Olivia Rodrigo, que aos 20 anos, divulga “Guts”. A coletânea sucede o estrondoso “Sour”, que dominou o topo da Billboard 200, conquistou bilhões de streams em plataformas digitais e elevou a novata a título de estrela internacional.

Com os olhos da indústria voltados para Olivia Rodrigo, a Antena 1 relembra artistas que, ao longo dos anos, também passaram por isso. Confira uma lista com álbuns que revolucionaram a carreira de estreantes.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #1
Toque para aumentar

Fearless - Taylor Swift

Não há maneira melhor de começar essa lista do que citando Taylor Swift. A trajetória profissional da loira é muito semelhante à de Olivia Rodrigo - não por acaso a intérprete de “Drivers License” é fã declarada. Com apenas 19 anos, em 2008, e usando de seus causos amorosos, Swift lançou seu segundo álbum de estúdio: “Fearless”.

“Fearless” estreou no topo da Billboard 200 com mais de 500 mil cópias vendidas na primeira semana. O álbum passou 11 semanas não consecutivas no primeiro lugar - mais do que qualquer outro álbum na década de 2000 - e lançou faixas para o ranking do Hot 100, como "Love Story" e “You Belong With Me”.

Superando, e muito, seu antecessor “Taylor Swift”, Fearless” catapultou a artista a nível internacional e a garantiu o certificado mais cobiçado no mundo da música: o Grammy Awards de Álbum do Ano.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #2
Toque para aumentar

21 - Adele

Adele emergiu no cenário da música já fazendo sucesso. Com uma identidade muito bem representada logo em sua estreia, a artista revolucionou a indústria quando, em 2008, surgiu com seu álbum “19”. O timbre maduro para uma menina tão jovem fez o chão tremer.

Mas, o sucesso chegou para ficar somente em 2011, com o lançamento de “21”. O disco é, hoje, classificado como o álbum de melhor desempenho da Billboard 200 de todos os tempos, o que já dimensiona sua grandiosidade.

Ganhando sete estatuetas do Grammy Awards, cinco Guinness World Records e as principais honras no BRIT Awards e no Billboard Music Awards, “21” impulsionou Adele.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #3
Toque para aumentar

Unorthodox Jukebox - Bruno Mars

Muito antes de dominar o mundo da música com seu talento e carisma, Bruno Mars era um estreante com apenas um álbum de estúdio em seu currículo. O disco em questão é “Doo-Wops e Hooligans”, de 2010, que logo de cara, trouxe hits icônicos da carreira do artista, como “Just The Way You Are" e “The Lazy Song”.

Depois de colocar o mundo para dançar, as expectativas em cima de Bruno Mars não podiam ser mais altas. Então em 2012, o havaiano mostrou ao que veio e pôs um ponto final nas dúvidas sobre o seu segundo trabalho ser genial como o primeiro, “Unorthodox Jukebox” mostrou que sim.

O disco estreou em segundo lugar na Billboard 200 com quase 200 mil cópias vendidas. Doze semanas depois, graças ao sucesso contínuo dos singles, “Unorthodox Jukebox” se tornou o primeiro título de Mars a chegar ao topo da parada. Atualmente, o álbum está classificado como o 55º título de melhor desempenho na história da Billboard 200.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #4
Toque para aumentar

X - Ed Sheeran

Quando Ed Sheeran iniciou a sua série de álbuns matemáticos em 2011, o primeiro álbum de estúdio, rendeu uma série de sucessos memoráveis. O disco estreou em 5º lugar na Billboard 200 com 42.000 cópias vendidas na primeira semana.

Depois, com “X”, em 2014, Sheeran se mostrou uma verdadeira fábrica de hits. Superando, e muito, o antecessor, seu segundo álbum de estúdio trouxe canções que viraram marca registrada, como “Thinking Out Loud” e “Photograph”.

O projeto também foi aclamado no Grammy Awards. Ed Sheeran saiu da 58º edição da premiação com duas estatuetas: Melhor Performance Solo Pop e Canção do Ano.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #5
Toque para aumentar

Teenage Dream - Katy Perry

Katy Perry surgiu no cenário musical com uma proposta diferente do que a indústria estava acostumada. “One of the Boys” foi um sucesso em todas as métricas possíveis, então a expectativa pelo próximo álbum de Perry era alta.

Em 2010, a cantora coloriu a indústria com “Teenage Dream”. O disco alcançou o topo da Billboard 200 com 192.000 cópias vendidas, lançou cinco singles consecutivos no primeiro lugar da Hot 100 e rendeu a artista a primeira e única indicação ao Grammy Awards de Álbum do Ano.

O disco virou referência e Katy Perry criou uma marca e identidade visual que perduram por anos a fio. O que a artista fez com “Teenage Dream” é uma aula para as próximas gerações.

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #6
Toque para aumentar


Veja também: TRIBUTO DE ELTON JOHN A GEORGE MICHAEL EM TURNÊ DE DESPEDIDA

BARRY GIBB E DIONNE WARWICK SÃO NOMEADOS PARA O KENNEDY CENTER HONORS 2023

Imagem de conteúdo da notícia "Nova era: álbuns que revolucionaram a carreira de artistas estreantes" #7
Toque para aumentar






Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. nova era albuns que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.