Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Roteiro de viagem por Berlim

Explore o melhor da cidade com base nas dicas Antena 1

Placeholder - loading - Horizonte de Berlim com Rio Spree, ao pôr-do-sol, Alemanha. - iStock
Horizonte de Berlim com Rio Spree, ao pôr-do-sol, Alemanha. - iStock

Publicada em  

Berlim foi a grande protagonista dos acontecimentos mais dramáticos do século XX, no entanto ao longo dos anos a cidade se transformou inteiramente ao viver o processo de mutação. Um dos locais mais culturais e energéticos da Europa como do mundo, turistas de todas as partes do globo são convidados a conhecerem o melhor da capital alemã.

Pensando nisso, a Antena 1 preparou um roteiro de viagem com dicas e principais pontos turísticos a serem conhecidos a todos aqueles que em breve conhecerão a cidade ou até mesmo gostariam de saber mais sobre o local. Então vamos lá!

Como chegar?

Para chegar à Alemanha, no Brasil temos algumas companhias aéreas que nos levam ao destino. Porém, quase todos os voos para a cidade não são diretos e se tornam condicionados a fazer conexões em outros lugares pela Europa. Costumam ser Frankfurt, Amsterdã, Paris entre outros, que dependerão da sua escolha.

Ao planejar uma viagem, um dos primeiros passos é a escolha da companhia aérea, o custo-benefício acompanhado pelo conforto e um bom serviço. Ainda, devemos levar em consideração a reputação e reconhecimento no ramo aéreo. Nesses quesitos, e entre diversos outros, a Air Europa é destaque não só no continente europeu, mas como também pelo mundo inteiro. Conversamos com a companhia, confira a nossa matéria clicando aqui.

Pensando nisso, planejamos uma ida para Berlim saindo de São Paulo, com a Air Europa. A partida será dia 6 de junho e a chegada no dia seguinte. Com duas escalas, em Madrid e Amsterdã, essa se torna uma das melhores opções para começar sua viagem e explorar o que a Alemanha tem a oferecer de melhor.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #1
Toque para aumentar

A partir do momento que você pousar em Berlim, existirão duas possibilidades de chegadas pela cidade possuir dois aeroportos, sendo: Tegel (TXL) ou Schönefeld (SXF). O primeiro é o principal e costuma receber voos brasileiros, já o segundo fica responsável pelo pouso de outras partes do mundo. Em ambos será possível entrar nas linhas de metrô da cidade, Kurt-Schumacher-Platz e Jakob-Kaiser-Play, que ficam bem próximas para chegar ao seu hotel ou seu primeiro destino logo de início.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #2
Toque para aumentar

Onde ficar?

A cidade que recebe os mais diversos tipos de pessoas, conta com versáteis opções de estadia. Airbnb, hotéis, pensões ou hostels, essas são algumas das opções que você poderá escolher de acordo com suas necessidades e estilo de viagem, pois cada uma delas fornecerá uma experiência singular.

Leia mais: Billie Eilish e outros artistas se juntam à Music Declares Emergency US

Depois de decidir em qual tipo de acomodação que ficará é a hora de determinar qual bairro você se hospedará. Os próprios moradores da cidade indicam ficar dentro do “círculo” delimitado pela linha do trem S-Bahn, que é conhecida como zona A, por conta da facilidade ao acesso dos principais lugares. O centro, Mitte, é uma ótima oportunidade de conhecer a essência da cidade e com certeza deve ser considerada como a primeira opção.

O que fazer?

  • Palácio do Reichstag

Um dos primeiros passeios que pode ser feito é conhecer o Parlamento Alemão. A estrutura foi construída em um período (1884-1894) que foi bem influenciada pelo neoclassicismo e lá foi o palco de momentos importantes para a história do país.

Para realizar a visita é preciso reservar uma data com alguns dias de antecedência. A atração é gratuita e a estação mais perto para chegar ao local é a central, conhecida como Hauptbahnhof.



  • Portão de Brandenburgo

Para aproveitar o tempo e a proximidade entre ambos, depois de conhecer o Parlamento, é legal dar uma passadinha no Brandenburger Tor, em português significa Portão de Brandenburgo. Ele simboliza a reunificação da Alemanha quando o muro de Berlim caiu.

O espaço conta história por si só e é um dos símbolos mais importantes para a cidade como a população.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #3
Toque para aumentar

Leia mais: Roteiro de viagem por Milão



  • Memorial aos judeus mortos na Europa

O próximo local fica nas proximidades dos anteriores e mais do que contar a história, relembra todas pessoas que se foram devido ao holocausto. O memorial foi inaugurado em 2005, possui cerca de 3.000 blocos de concreto de diferentes medidas e um espaço com mais informações como os nomes de todos os judeus que se foram no período do nazismo.

Diferentes de outros espaços em Berlim, aqui é esperado que as pessoas não enxerguem o local como uma oportunidade para selfies em demasia e barulhos. Trata-se de um memorial no qual as pessoas ficam em silêncio para refletir com grave aquela situação foi, quantas vidas foram perdidas e o impacto disso no mundo como na comunidade judia.

  • Catedral de Berlim

Outro passeio imperdível a ser feito é a Catedral da cidade, que de longe chama a atenção dos visitantes e moradores pelas suas pontas azuis ao lado do rio Spree. Ela é um dos pontos mais fotografados pela sua arquitetura imponente.

A Berliner Dom, foi a igreja protestante de maior importância para a população alemã, ela demorou cerca de 11 anos para sua construção ser finalizada, assistiu os maiores momentos enfrentados pela nação, e hoje, é um dos grandes símbolos da cidade.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #4
Toque para aumentar
  • Potsdamer Platz

Sabe aquela praça que toda cidade possui em torno dos grandes centros comerciais? Berlim não fica de fora e para isso tem a Praça de Potsdam. Antes de se tornar um lugar que recebe milhares de turistas por anos, a praça foi quase que inteiramente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. A mudança aconteceu recentemente e diversas reformas foram feitas para sua recomposição.

Curiosamente, bem ao meio da praça há um relógio. Ele simboliza o primeiro semáforo que o país já possuiu, seu uso se deu a partir de 1924 pelo aumento do número de carros. A relíquia ocupa um lugar notório na praça e é sai e costuma estar presente em muitas fotos dos visitantes.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #5
Toque para aumentar

Leia mais: Letra e Tradução: Timbaland feat. One Republic – Apologize



  • Museu de Arte Contemporânea

Querendo ou não, é muito interessante que todas as pessoas que visitam novos lugares possam entender um pouco mais das cidades ao conhecer como a cultura local existe. Para os interessados em arte, podem ficar ansiosos porque o próximo passeio é o Museu de Arte Contemporânea de Berlim.

O Museu faz parte do compilado de lugares dedicados a expressões de arte contemporânea de Berlim, que juntos mostram quão energética e constante é a esfera artística do local. De peças a exposições, a estação que hoje é um espaço cultural convida a todos a incluí-lo no seu roteiro e apreciar o que é exposto.

  • Ilha dos Museus

Patrimônio Mundial da UNESCO, esse compilado de espaços culturais é composto pelos: Museu Velho, Neues Museum, Museu Pérgamo, Museu Egípcio, Museu Bode e a Antiga Galeria Nacional. Com uma agenda peculiar a cada espaço, é importante pesquisar como estão funcionando porque eles passam por diversas transformações a cada ano.

Para esse passeio, recomendamos que separe no mínimo um dia para aproveitar bem a experiência. A ilha possui estruturas incríveis, conheça cada cantinho dali e termine o dia escolhendo seu museu favorito, ou talvez não, porque são tantas opções que essa tarefa realmente pode se tornar difícil.

  • East Side Gallery

Para finalizar esse roteiro, trouxemos um passeio cultural que traz muita história em sua própria estrutura. Estamos falando do East Side Gallery, dois quilômetros do que um dia foi o muro de Berlim, que depois de anos foi conservado e dedicado a se tornar um mural enorme com grafites, pinturas, colagens e diversas artes plásticas nas paredes.

Dedique um tempo a caminhar lentamente pelo lugar e entender por quem ele foi feito e quais as narrativas. Berlim é uma cidade que recebe pessoas de todas as partes do mundo, como imigrantes e refugiados, as quais expõem seus trabalhos por ali, e possuem a oportunidade de contar suas histórias e verdades ao mundo.

Imagem de conteúdo da notícia "Roteiro de viagem por Berlim" #6
Toque para aumentar

Mapa dos pontos turísticos Antena 1

Depois de todas essas dicas e lugares a conhecerem, pensamos em uma forma um pouco mais dinâmica das pessoas conhecerem a cidade e se localizarem bem para chegar aos passeios e ter a melhor experiência de Berlim. Confira e explore:



Quando é a melhor época para visitar Berlim?

Se você é amigo do frio, não deixe de conhecer o inverno de Berlim entre novembro e fevereiro, e assista como a cidade muda de cor. Além disso, você poderá encontrar temperaturas negativas com sensações térmicas ainda menores.

Aos fãs do nosso bom e velho calor, é indicado visitar a cidade no verão, de junho a agosto.

Outro fator importante, é que caso queira ir no verão, a cidade está em alta temporada e lotada de pessoas, o que obviamente deixam as coisas mais caras. Fica a critério, gosto e tipo de viagem de cada pessoa.

O que podemos afirmar é que independente do período do ano, Berlim sempre será uma das maiores cidades da Europa e do mundo, e com certeza pode ser colocada no seu próximo roteiro.



Veja também:

Aniversário de Channing Tatum: relembre seus personagens principais

Al Pacino completa 82 anos: confira a homenagem da Antena 1

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. roteiro de viagem por berlim

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.