Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Solta o som! As principais etapas de produção musical

Saiba mais sobre tudo que envolve os grandes hits da atualidade

Placeholder - loading - Estúdio de Produção Musical. - iStock
Estúdio de Produção Musical. - iStock

Publicada em  

“Isso é música para os meus ouvidos.” Quem nunca ouviu ou proclamou essa frase? No cinema, nas animações, nas propagandas, as trilhas sonoras são sempre um ponto de destaque. Elas são capazes de trilhar o sentimento que a imagem desperta no espectador.

E como nasce uma canção? Segundo Marcos Luporini, músico, compositor e criador da Galinha Pintadinha, ela é composta por elementos como letra e melodia, que, quando orquestrados, soam perfeitamente. Mas não existe uma fórmula mágica ou matemática para isso acontecer, sendo cada uma única. Seu processo criativo pode, por exemplo, começar com uma frase, ou uma sonoridade divertida, encaixada com alguns "lalalalaiá" no meio. Em outros casos, pode iniciar com uma ideia de melodia e ritmo.

estúdio de gravação
Toque para aumentar

Ao pensar e criar do zero, o repertório é um item-chave no processo criativo. Quanto mais referências de músicas, filmes, comerciais, livros e outros, você, mais inspiração -- e, claro, não podemos subestimar o chuveiro como ‘muso’ de várias ideias.

Como por exemplo, as canções infantis são compostas de rimas, melodias calmas, letras de fácil memorização e com palavras repetidas, itens que ajudam a cativar os pequenos, além de humildade para focar no simples -- e esses são alguns dos componentes do sucesso. É preciso também encontrar um equilíbrio entre as músicas que já são conhecidas e aclamadas, com os lançamentos, criando uma identidade musical daquele personagem, desenho ou animação.

É importante saber que uma vez que a obra é finalizada, ela ganha vida própria e surpreende nos caminhos e formatos que adquire. Nem sempre uma canção seguirá os passos que seu criador planejou quando a compôs. Como exemplo disto, o projeto Galinha Pintadinha inicialmente criado com o objetivo de resgatar o cancioneiro popular brasileiro, ganhou notoriedade comercial, o que ofuscou o objetivo inicial. É fundamental estar preparado para lidar com essas mudanças.

Pra lá de um produto de sucesso, a música também é um formato de terapia e ajuda também no desenvolvimento cognitivo infantil, relaxa os adultos, é um elemento presente em todas as fases da vida, trazendo brilho e alegria. Afinal, o que seria um casamento sem a marcha nupcial?

LEITA TAMBÉM: MUSICOTERAPIA: DESCUBRA OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA

Confira agora uma lista das principais etapas necessárias para um processo de produção musica:

Etapas

  • Composição
Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #2
Toque para aumentar

Literalmente é onde nasce a música. O processo que leva a finalização da composição de uma canção não é nada simples, já que uma série de fatores influenciam o artista a realizá-la, como por exemplo uma inspiração, sendo ela externa ou interna. Sem contar os inúmeros rascunhos e papéis que são necessários até o compositor alcançar o que for adequado para seu gosto ou pensado inicialmente para a música. Ou seja, como já de se esperar, o tempo levado pode variar muito.

Mas antes mesmo de compor algo, é preciso conhecer as partes de um single. É claro que todos não são obrigatórios, mas são essenciais para estruturar o projeto. Eles são: o verso, onde é centralizada a ideia ou a história da canção; o refrão, sendo a parte em que se repete essa ideia, e que é aconselhável a ser cativante; e por último, o termo menos conhecido, a ponte, que é a parte que faz o papel de contrastar com todo o restante da composição.

  • Pré-produção

estúdio musical

Essa etapa, que funciona com um planejamento, é considera uma das mais "burocráticas", pois é nela que é definido uma séries de aspectos que serão inseridos na gravação, como os arranjos, instrumentos, o orçamento financeiro da produção, os tons e vocais ideiais para o cantor, análise da necessidade de outros cantores participantes (backing vocals), o ritmo das batidas, a velocidade das meodias, etc.

Justamente por essa série de fatores que ela também é uma das etapas mais importantes, garantindo com que o restantes das outras ocorram conforme o estipulado de uma maneira organizada e estruturada.

  • Gravação

Com a maioria das questões "burocráticas" definidas da pré-produção, se inicia o processo de gravação do single. Nela, é colocado em prática todo o planejamento,e a partir daí são gravados todos os aspectos necessários, como os instrumentos, vocais, elementos sonoros, etc.

Essa produção musical não se limita apenas no estúdio com uma banda tocando junto, mas como também uma performance ao vivo, também acompanhada por uma banda, ou até mesmo o chamado "overdubbing", onde cada um dos instrumentos são gravados de maneira separada.

  • Mixagem
Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #3
Toque para aumentar

Uma etapa um tanto quanto meticulosa e bem detalhista de ponta a ponta para então poder juntar tudo o que foi gravado até o momento. Nela, todos os instrumentos e são postos devidamente em seus lugares, além da inserção de outros processos, como compressão e equalização.

Basicamente, é nessa parte do processo que o equilíbrio é mais valorizado, e é claro que envolve um nível muito alto de conhecimento técnico, além do domínio dos equipamentos, precessadores, efeitos, treinamento auditivo, etc.

Outras funções que são realizadas nessa etapa são: correção de erros da gravação, como ruídos, afinaçãom instrumentos foram do ritmo/tempo; ajuste dos volumes; verificação da dinamica de cada ums dos instrumentos para alcançar um bom voulme geral; adição de efeitos para dar ambiência na canção.

  • Masterização

Para finalizar o processo, a masterização funciona como um polimento da música, focando na parte da qualidade do som, e se necessário modifica os volumes das vozes e dos arranjos. O especialista que cuida disso é o engenheiro de masterização.

Os detalhes em destaque que devem ser analisados são: correção de equalização, aberura stereo para a canção, ajuste da pressão sonora segundo o tipo de mídia que será lançado, renderização das faixas nos formatos que serão utilizados de acordo com a escolha do artista.

Com isso, percebe-se que o processo da produção musical leva muitos cuidados e tempo para ser finalizado.

Comos nossos fiéis ouvintes sabem, aqui na Antena 1 trazemos diversas das entrevistas mais exclusivas dos seus artistas favoritos. Pensando nisso que tal relembrar alguns depoimentos de músicos que nos contaram sobre como se deu o processo de seus singles e álbuns? Confira:

Jamie Cullum

"Quando eu apresentei a ideia para a minha gavadora, eles disseram 'Ah, super legal! Mas, além das músicas originais, você poderia fazer uns cover também?'. E eu prometi a eles que entregaria um álbum que lembrasse um encontro após o evento principal, no caso o 'The Painoman at Christmas' parte 1, e a parte 2 seria o show de jazz, mais calmo e íntimo", contou o cantor se referindo ao seu último lançamento, 'The Pianoman At Christmas – The Complete Edition’.

Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #4
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: JAMIE CULLUM LANÇA ÁLBUM, 'THE PIANOMAN AT CHRISTMAS - THE COMPLETE EDITION’

Gavin James

"O processo de gravação foi feito em Londres. Quando tudo estava finalizado, eu pensei que como seria a última canção que seria feita para esse trabalho, depois eu ia trocar rápido gravar no outro dia. É muito incrível utilizar o piano balanceado (*melodia*).", disse o artista se referindo ao seu último lançamento, o single "Greatest Hits".

"Eu pensei, quando você tem um relacionamento com uma pessoa, você costuma a se lembrar das coisas boas e você nunca se prende nas coisas ruins então eu pensei muito sobre esse conceito ao escrever a música “Greatest Hits”. Ao invés de lembrar de uma música triste ou uma melodia triste, na verdade é sobre memórias e lembranças boas. Então pensei que seria uma boa ideia para a canção.", ele completou.

Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #5
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: ARTISTA DA SEMANA: GAVIN JAMES É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

[music-item artistSlug=gavin-james musicSlug=greatest-hits]

The Lumineers

“Era um som diferente do que já tínhamos feito. É importante reconhecer que isso que definiu o tom do resto do disco”, afirmou um dos integrantes. “Big Shot é uma música lenta, mas quando começamos a gravá-la era rápida, bem mais rápida. Eu lembro de pensar ‘tem muitas músicas que eu gosto que são lentas e isso dá um sentimento épico a elas, então essa deveria ser uma música épica’ a questão é que você tem que ter arrepios ao ouvir, tínhamos que passar por esse teste”, completa Wesley.

LEIA TAMBÉM: THE LUMINEERS: WESLEY SCHULTZ FALOU À ANTENA 1 SOBRE O LANÇAMENTO DE BRIGHTSIDE

Essas e diversas outras entrevistas exclusivas você confere acessando aqui.

Veja também:

SHAWN MENDES ANUNCIA NOVAS DATAS PARA TURNÊ NA AMÉRICA DO NORTE

PHARRELL WILLIAMS COMPLETA 49 ANOS: RELEMBRE OS MAIORES HITS DO ARTISTA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. solta o som as principais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.