Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Solta o som! As principais etapas de produção musical

Saiba mais sobre tudo que envolve os grandes hits da atualidade

Placeholder - loading - Estúdio de Produção Musical. - iStock
Estúdio de Produção Musical. - iStock

Publicada em  

“Isso é música para os meus ouvidos.” Quem nunca ouviu ou proclamou essa frase? No cinema, nas animações, nas propagandas, as trilhas sonoras são sempre um ponto de destaque. Elas são capazes de trilhar o sentimento que a imagem desperta no espectador.

E como nasce uma canção? Segundo Marcos Luporini, músico, compositor e criador da Galinha Pintadinha, ela é composta por elementos como letra e melodia, que, quando orquestrados, soam perfeitamente. Mas não existe uma fórmula mágica ou matemática para isso acontecer, sendo cada uma única. Seu processo criativo pode, por exemplo, começar com uma frase, ou uma sonoridade divertida, encaixada com alguns "lalalalaiá" no meio. Em outros casos, pode iniciar com uma ideia de melodia e ritmo.

estúdio de gravação
Toque para aumentar

Ao pensar e criar do zero, o repertório é um item-chave no processo criativo. Quanto mais referências de músicas, filmes, comerciais, livros e outros, você, mais inspiração -- e, claro, não podemos subestimar o chuveiro como ‘muso’ de várias ideias.

Como por exemplo, as canções infantis são compostas de rimas, melodias calmas, letras de fácil memorização e com palavras repetidas, itens que ajudam a cativar os pequenos, além de humildade para focar no simples -- e esses são alguns dos componentes do sucesso. É preciso também encontrar um equilíbrio entre as músicas que já são conhecidas e aclamadas, com os lançamentos, criando uma identidade musical daquele personagem, desenho ou animação.

É importante saber que uma vez que a obra é finalizada, ela ganha vida própria e surpreende nos caminhos e formatos que adquire. Nem sempre uma canção seguirá os passos que seu criador planejou quando a compôs. Como exemplo disto, o projeto Galinha Pintadinha inicialmente criado com o objetivo de resgatar o cancioneiro popular brasileiro, ganhou notoriedade comercial, o que ofuscou o objetivo inicial. É fundamental estar preparado para lidar com essas mudanças.

Pra lá de um produto de sucesso, a música também é um formato de terapia e ajuda também no desenvolvimento cognitivo infantil, relaxa os adultos, é um elemento presente em todas as fases da vida, trazendo brilho e alegria. Afinal, o que seria um casamento sem a marcha nupcial?

LEITA TAMBÉM: MUSICOTERAPIA: DESCUBRA OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DA MÚSICA

Confira agora uma lista das principais etapas necessárias para um processo de produção musica:

Etapas

  • Composição
Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #2
Toque para aumentar

Literalmente é onde nasce a música. O processo que leva a finalização da composição de uma canção não é nada simples, já que uma série de fatores influenciam o artista a realizá-la, como por exemplo uma inspiração, sendo ela externa ou interna. Sem contar os inúmeros rascunhos e papéis que são necessários até o compositor alcançar o que for adequado para seu gosto ou pensado inicialmente para a música. Ou seja, como já de se esperar, o tempo levado pode variar muito.

Mas antes mesmo de compor algo, é preciso conhecer as partes de um single. É claro que todos não são obrigatórios, mas são essenciais para estruturar o projeto. Eles são: o verso, onde é centralizada a ideia ou a história da canção; o refrão, sendo a parte em que se repete essa ideia, e que é aconselhável a ser cativante; e por último, o termo menos conhecido, a ponte, que é a parte que faz o papel de contrastar com todo o restante da composição.

  • Pré-produção

estúdio musical

Essa etapa, que funciona com um planejamento, é considera uma das mais "burocráticas", pois é nela que é definido uma séries de aspectos que serão inseridos na gravação, como os arranjos, instrumentos, o orçamento financeiro da produção, os tons e vocais ideiais para o cantor, análise da necessidade de outros cantores participantes (backing vocals), o ritmo das batidas, a velocidade das meodias, etc.

Justamente por essa série de fatores que ela também é uma das etapas mais importantes, garantindo com que o restantes das outras ocorram conforme o estipulado de uma maneira organizada e estruturada.

  • Gravação

Com a maioria das questões "burocráticas" definidas da pré-produção, se inicia o processo de gravação do single. Nela, é colocado em prática todo o planejamento,e a partir daí são gravados todos os aspectos necessários, como os instrumentos, vocais, elementos sonoros, etc.

Essa produção musical não se limita apenas no estúdio com uma banda tocando junto, mas como também uma performance ao vivo, também acompanhada por uma banda, ou até mesmo o chamado "overdubbing", onde cada um dos instrumentos são gravados de maneira separada.

  • Mixagem
Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #3
Toque para aumentar

Uma etapa um tanto quanto meticulosa e bem detalhista de ponta a ponta para então poder juntar tudo o que foi gravado até o momento. Nela, todos os instrumentos e são postos devidamente em seus lugares, além da inserção de outros processos, como compressão e equalização.

Basicamente, é nessa parte do processo que o equilíbrio é mais valorizado, e é claro que envolve um nível muito alto de conhecimento técnico, além do domínio dos equipamentos, precessadores, efeitos, treinamento auditivo, etc.

Outras funções que são realizadas nessa etapa são: correção de erros da gravação, como ruídos, afinaçãom instrumentos foram do ritmo/tempo; ajuste dos volumes; verificação da dinamica de cada ums dos instrumentos para alcançar um bom voulme geral; adição de efeitos para dar ambiência na canção.

  • Masterização

Para finalizar o processo, a masterização funciona como um polimento da música, focando na parte da qualidade do som, e se necessário modifica os volumes das vozes e dos arranjos. O especialista que cuida disso é o engenheiro de masterização.

Os detalhes em destaque que devem ser analisados são: correção de equalização, aberura stereo para a canção, ajuste da pressão sonora segundo o tipo de mídia que será lançado, renderização das faixas nos formatos que serão utilizados de acordo com a escolha do artista.

Com isso, percebe-se que o processo da produção musical leva muitos cuidados e tempo para ser finalizado.

Comos nossos fiéis ouvintes sabem, aqui na Antena 1 trazemos diversas das entrevistas mais exclusivas dos seus artistas favoritos. Pensando nisso que tal relembrar alguns depoimentos de músicos que nos contaram sobre como se deu o processo de seus singles e álbuns? Confira:

Jamie Cullum

"Quando eu apresentei a ideia para a minha gavadora, eles disseram 'Ah, super legal! Mas, além das músicas originais, você poderia fazer uns cover também?'. E eu prometi a eles que entregaria um álbum que lembrasse um encontro após o evento principal, no caso o 'The Painoman at Christmas' parte 1, e a parte 2 seria o show de jazz, mais calmo e íntimo", contou o cantor se referindo ao seu último lançamento, 'The Pianoman At Christmas – The Complete Edition’.

Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #4
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: JAMIE CULLUM LANÇA ÁLBUM, 'THE PIANOMAN AT CHRISTMAS - THE COMPLETE EDITION’

Gavin James

"O processo de gravação foi feito em Londres. Quando tudo estava finalizado, eu pensei que como seria a última canção que seria feita para esse trabalho, depois eu ia trocar rápido gravar no outro dia. É muito incrível utilizar o piano balanceado (*melodia*).", disse o artista se referindo ao seu último lançamento, o single "Greatest Hits".

"Eu pensei, quando você tem um relacionamento com uma pessoa, você costuma a se lembrar das coisas boas e você nunca se prende nas coisas ruins então eu pensei muito sobre esse conceito ao escrever a música “Greatest Hits”. Ao invés de lembrar de uma música triste ou uma melodia triste, na verdade é sobre memórias e lembranças boas. Então pensei que seria uma boa ideia para a canção.", ele completou.

Imagem de conteúdo da notícia "Solta o som! As principais etapas de produção musical" #5
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: ARTISTA DA SEMANA: GAVIN JAMES É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

[music-item artistSlug=gavin-james musicSlug=greatest-hits]

The Lumineers

“Era um som diferente do que já tínhamos feito. É importante reconhecer que isso que definiu o tom do resto do disco”, afirmou um dos integrantes. “Big Shot é uma música lenta, mas quando começamos a gravá-la era rápida, bem mais rápida. Eu lembro de pensar ‘tem muitas músicas que eu gosto que são lentas e isso dá um sentimento épico a elas, então essa deveria ser uma música épica’ a questão é que você tem que ter arrepios ao ouvir, tínhamos que passar por esse teste”, completa Wesley.

LEIA TAMBÉM: THE LUMINEERS: WESLEY SCHULTZ FALOU À ANTENA 1 SOBRE O LANÇAMENTO DE BRIGHTSIDE

Essas e diversas outras entrevistas exclusivas você confere acessando aqui.

Veja também:

SHAWN MENDES ANUNCIA NOVAS DATAS PARA TURNÊ NA AMÉRICA DO NORTE

PHARRELL WILLIAMS COMPLETA 49 ANOS: RELEMBRE OS MAIORES HITS DO ARTISTA

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Casa frequentada por Shakespeare é cotada por R$ 9,2 milhões no Reino Unido

Casa frequentada por Shakespeare é cotada por R$ 9,2 milhões no Reino Unido

Localizada a duas horas de Londres, a Shakespeare House foi avaliada por £ 1,5 milhão na última quarta-feira (10). A residência, conhecida como “The Ship Inn”, era uma pequena pousada que atendia viajantes que precisavam de uma cama e um celeiro para seus cavalos. O dramaturgo inglês, William Shakespeare, era um grande frequentador do espaço em meio as suas viagens entre Stratford Upon Avon - onde nasceu - e Londres.

A casa histórica de 4.642 pés quadrados é uma antiga “estalagem de treinadores” e foi construída entre o final do século XVI e início do século XVII. O espaço comporta sete quartos, cinco banheiros e quatro salas. Hoje o edifício foi completamente restaurado por seus proprietários, porém mantém uma série de detalhes completamente originais, como: janelas de chumbo, vigas expostas, piso de carvalho, portas de madeira e lareiras abertas.

Shakespeare House é uma propriedade tão mágica, tem muito caráter e ainda assim é uma maravilhosa casa de família”, disse o agente Huw Warren, da Savills Summertown, em um comunicado. “Mas além da casa ser arquitetonicamente importante e maravilhosamente renovada está a extraordinária conexão com Shakespeare, tornando esta casa uma oportunidade única. Poucos podem reivindicar possuir um pedaço real da história literária que foi onde o Bardo ficou em várias ocasiões”.

Dizem que foi neste local que o poeta se inspirou em hóspedes para criar os personagens das obras "Muito Barulho por Nada" e "Sonho de uma Noite de Verão"- e pode até ter escrito algumas peças lá.

A última venda da casa foi em 2013, pelo valor de £ 700.000. O edifício tem uma lista histórica de Grau II*, o que significa que o grupo de preservação Historic England o designou como um local de importância histórica no país.

“Acredita-se geralmente que Grendon Underwood, que jazia nas trilhas da floresta usadas por ciganos e jogadores ambulantes, foi visitado mais de uma vez por Shakespeare, que morava na casa acima, antigamente uma pousada., agora conhecido como Shakespeare Farm”, de acordo com o site “A History of the County of Buckingham: Volume 4”, no British History Online.

Shakespeare’s Birthplace

A casa onde nasceu o um dos maiores escritores da língua inglesa também é um local extremamente importante para a história, sendo atualmente um pequeno museu aberto ao público. A residência é bastante popular entre os visitantes, e fica localizada Henley Street, Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra.

Foi lá que em 1564 o poeta nasceu e passou sua infância, hoje o edifício é administrado pelo Shakespeare Birthplace Trust. Apesar de parecer simples, para o século XVI a residência era bem considerável. Como o pai do escritor, John Shakespeare, era fabricante de luvas e comerciante de lã, a casa foi dividida em duas partes para permitir que ele realizasse seus negócios nas mesmas instalações.

John Shakespeare morreu em 1601 e sendo o filho mais velho sobrevivente, William herdou a casa. Ele alugou a pequena casa de dois cômodos ao lado da casa principal para sua irmã, Joan Hart. O restante do lar da família também foi alugado e se tornou uma pousada, nomeada Maidenhead.

Mais tarde, foi renomeada para Swan and Maidenhead Inn, que permanece em operação até 1847. Quando Shakespeare morreu em 1616, ele deixou a propriedade para sua filha mais velha, Susanna, e quando ela morreu deixou para sua única filha, Elizabeth.

É possível visitar o espaço com um pré-agendamento que pode ser feito clicando aqui.

Confira o valor dos tickets:

Adulto (16+, incluindo idosos) – Com doação £20,00 e sem doação £18,00

44 min
Placeholder - loading - Imagem da notícia Remédios contra monkeypox, novo Conselho da Petrobras e mais desta sexta

Remédios contra monkeypox, novo Conselho da Petrobras e mais desta sexta

Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!

Nacional

A Petrobras realiza nesta sexta-feira a Assembleia Geral de Acionistas para eleger um novo Conselho de Administração. O governo ficará com 6 das 11 cadeiras do colegiado. 2 dos indicados foram reprovados pelo Comitê de Elegibilidade por conflito de interesses.

Termina hoje o prazo para os candidatos selecionados no Fies do segundo semestre complementarem as informações da inscrição. O processo deve ser realizado no portal Acesso Único, do Ministério da Educação. As convocações da lista de espera devem começar na próxima segunda-feira.

A Anvisa liberou nesta sexta-feira a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola dos macacos ainda sem registro no Brasil. A medida tem caráter excepcional e temporário. A autorização é válida para fórmulas aprovadas por determinadas autoridades internacionais e com boas práticas de fabricação.

Uma pesquisa da Fiocruz Minas mostrou que a vitamina B12 pode atenuar a infecção causada pela Covid. O estudo avaliou a capacidade da substância de regular o processo inflamatório desencadeado pelo vírus no organismo. Os pesquisadores compararam amostras de sangue de pessoas saudáveis e de pacientes hospitalizados com quadros graves e moderados da doença.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria pela aplicação da nova Lei de Improbidade Administrada nos processos em que ainda cabe recurso. Com as mudanças feitas no ano passado, passou a ser exigida a comprovação de dolo, ou seja, a intenção do agente público de cometer a irregularidade. Pela decisão, a nova lei não pode ser aplicada em casos já encerrados.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. solta o som as principais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.