Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Há 43 anos, o Blondie lançava o single “Call Me”

Originalmente a faixa seria cantada por Stevie Nicks, do Fleetwood Mac

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação

Publicada em  

No #TBT de hoje vamos recordar uma das canções mais emblemáticas da banda norte-americana Blondie, “Call me”. Além de ser sucesso nas paradas musicais, o single foi música tema do longa-metragem “American Gigolo”.

Capa do single "Call Me"
Toque para aumentar

Lançada no início dos anos 80, a canção emplacou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, estabelecendo-se como número 1 por seis semanas consecutivas. A faixa é conhecida por ser a mais renomada da banda de new wave, e tem uma história interessante por trás de sua produção.

Produzida pelo “Pai da Discoteca”, Giorgio Moroder, “Call Me” foi feita exclusivamente para ser parte da trilha sonora do filme de drama policial. No início, a ideia era trazer Stevie Nicks, do Fleetwood Mac, para interpretar a canção. Porém, devido a impasses com seu contrato, a cantora recusou a oferta.

A segunda opção de Moroder foi Debbie Harry, do Blondie. O produtor italiano acertou em cheio na escolha. Debbie escreveu a letra em poucas horas, inspirada nas primeiras impressões que teve ao assistir ao filme. A cantora conta: “quando eu estava escrevendo, imaginei a cena de abertura, dirigindo na costa da Califórnia”.



Lançamento e recepção do público

A música foi disponibilizada por três gravadoras diferentes nos EUA, entre elas: uma versão longa de 8 minutos pela Polydor, outra de 7" e 12" com o selo Chrysalis , e uma versão de 12 minutos em espanhol, pela Salsoul Records.

Em 2014 a banda regravou a faixa para entrar em seu álbum compilado, “Greatest Hits Deluxe Redux”. O disco fazia parte do álbum duplo de Blodie, “Blondie 4 (0) Ever”, e comemorava o 40º aniversário de formação do grupo.

Imagem de conteúdo da notícia "#TBT: Há 43 anos, o Blondie lançava o single “Call Me”" #2
Toque para aumentar

O single fez um sucesso enorme entre os fãs quando saiu em 1980, e acabou recebendo a certificação de ouro por um milhão de cópias vendidas. A música também está na posição 57 do Top 100 da Billboard e continua recebendo títulos até os dias de hoje. Depois de 25 anos de lançamento, “Call Me” foi incluída na lista das 500 Maiores Canções de Todos os Tempos da Rolling Stone.

Não é à toa que em 1981 a canção recebeu várias indicações a prêmios renomados, como: o Grammy de Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocal, e ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original.

Saiba mais sobre Blondie

Formada na década de 70, a banda de rock norte-americana foi fundada pela vocalista Debbie Harry ao lado do guitarrista Chris Stein. Os dois primeiros álbuns do grupo foram o suficiente para consolidar seu nome mundialmente, remetendo a fortes elementos do punk e new wave.

Blondie ficou conhecida por seus hits de sucesso, como: "Heart of Glass", "Call Me", "Atomic", "The Tide Is High" e "Rapture". As faixas foram um salto na carreira da banda, permitindo que explorassem outros estilos musicais como o disco, pop, reggae e rap.



A banda se separou em 1982, porém voltou a todo vapor em 1997 com uma nova formação e um novo single. Assim, Blondie continuou se apresentando ao redor de todo o mundo, sempre recebendo suporte carinho dos fãs e apreço da crítica especializada.

Em 2006 entraram para o Rock and Roll Hall of Fame e ao longo de toda sua carreira venderam por volta de 40 milhões de discos em todo o mundo.

Veja também:

ANDREA BOCELLI ANUNCIA SHOW NO BRASIL EM 2024

JUNO AWARDS 2023: CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS INDICADOS

Logo Rocha Branca
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt ha 43 anos o blondie …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.