Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

As 5 capas de álbum mais icônicas da história

De Beatles a Pink Floyd, separamos algumas das capas mais emblemáticas da música

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Contracapa de Breakfast In America.
Imagem/Divulgação: Contracapa de Breakfast In America.

Publicada em  

Uma boa identidade visual tem a função de atribuir significado e sentido para aquilo que nossos ídolos querem transmitir através de suas canções. Como música é uma arte de muitas camadas e facetas, o que está estampado nas capas de álbuns é essencial para nos aprofundarmos ainda mais nas composições alheias. Por isso, a Antena 1 decidiu explorar algumas das capas que mais se destacaram na indústria da música.

Confira:

Breakfast in America – Supertramp

supertramp
Toque para aumentar

O sexto álbum de estúdio da banda de rock inglesa, Supertramp, foi lançado em 1979. A arte da capa foi desenvolvida pelos artistas Mike Doud e Mick Haggerty, e desenvolvida pelo próprio grupo. A ideia era representar todas as mudanças e dificuldades pelas quais os membros estavam passando por se mudar da Inglaterra para os Estados Unidos.

O design representa diversos monumentos de Manhattan como se fossem parte de uma mesa de café da manhã. Um exemplo disso é a própria garçonete que veste um uniforme amarelo mostarda, a mulher representa a Estátua da Liberdade.

Com um ar cômico e muito criativo, a capa ficou extremamente reconhecida. Logo, no 22º Grammy Awards em 1980, “Breakfast in America” ganhou dois prêmios de Melhor Pacote de Álbum e Melhor Gravação Não Clássica

Alladin Sane – David Bowie

David bowie
Toque para aumentar

O sexto álbum de estúdio do músico inglês, David Bowie foi divulgado em 1973, e até hoje é um grande marco na história da música. A arte é um dos grandes símbolos que marcaram a carreira do camaleão, e foi desenvolvida por Brian Duffy.

Com grande influência dos Rolling Stones em suas músicas, o álbum apresenta um novo personagem do artista, Alladin Sane. O nome é um trocadilho com "A Lad Insane" (um rapaz insano, em tradução livre), que Bowie descreveu como "Ziggy Stardust vai para a América". O britânico já tinha um grande e conhecidíssimo personagem que virou o pseudônimo do artista, Ziggy Stardust – ele foi a persona de palco de Bowie durante 1972 e 1973.

A arte da capa, fotografada por Brian Duffy, foi a capa mais cara já feita na época. Mostra um raio no rosto de Bowie e representa a dupla personalidade do personagem Aladdin Sane, além os sentimentos mistos que Bowie tinha sobre suas turnês e o estrelato. É considerada uma de suas imagens mais icônicas da indústria.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles

Beatles
Toque para aumentar

Os Beatles possuem diversas capas revolucionárias, porém a do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é icônica demais e tem muitos significados escondidos. O disco foi divulgado em 1967 e a arte desenvolvida por Paul McCartney, Peter Blake, Jann Haworth e Robert Fraser.

A capa é uma das preciosidades do design, e nasceu de um esboço do próprio Paul McCartney. De tão marcante e inovadora, a obra recebeu o Grammy de 1968, na categoria Melhor Capa de Álbum. O oitavo disco do grupo mostra os Beatles posando em frente a um quadro de celebridades e figuras históricas, como Marilyn Monroe, Bob Dylan, Marlon Brando e Sonny Liston. A arte do álbum, fora as músicas emblemáticas, claro, foi um dos fatores chave para o sucesso estrondoso do álbum, que atingiu um marco de 32 milhões de vendas ao redor do mundo inteiro,

Dangerous – Michael Jackson

Michael jackson
Toque para aumentar

O oitavo álbum de estúdio do Rei do Pop foi divulgado em 26 de novembro de 1991 e é visualmente uma obra-prima. A arte da capa foi pintada pelo artista pop surrealista, Mark Ryden. Com diversas representações de diversos momentos da carreira de Michael, o artista foi aconselhado a se concentrar nos olhos de Jackson, incluir animais e crianças e "mostrar a terra em perigo".

Ryden teve cinco dias para apresentar ideias e "trabalhou febrilmente naquela semana" para produzir um design por dia. O trabalho experimental do cantor é considerado uma grande mudança artística no estilo de Jackson, por isso, a arte de seu disco deveria estar à altura.

The Dark Side of the Moon – Pink Floyd

Pink floyd
Toque para aumentar

Para encerrar com chave de ouro, escolhemos o “The Dark Side of the Moon”, que teve sua arte desenvolvida pelo grupo britânico de design gráfico artístico, Hipgnosis. O oitavo álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em 1 de março de 1973, é definitivamente um dos mais importantes da história do design de capas.

Esta lendária capa foi inspirada em uma fotografia em preto-e-branco de um prisma, a ilustração clássica da dispersão da luz branca na Física. Segundo um dos principais designers da obra, Storm Thorgerson, o conceito representa a própria complexidade das músicas do álbum, além de um desafio da própria banda para que ele criasse uma capa baseada em artes gráficas, e não em fotografias.

Veja também:

LETRA E TRADUÇÃO: HOZIER - TAKE ME TO CHURCH

CASACOR: DESCUBRA AS TENDÊNCIAS DAS EDIÇÕES DE 2022

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. as 5 capas de album mais …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.